Só no FI! Inhumas conquista antecipadamente acesso em Goiás após 27 anos

O acesso veio na tarde deste domingo ao vencer o Itumbiara por 3 a 1, chegando aos 26 pontos ganhos e ainda conquistando o título da competição

O PORTAL FUTEBOL INTERIOR, valorizando o futebol brasileiro, acompanha essa competição goiana com detalhes exclusivos a cada rodada

fRNpiMkm image 5
Gilberto Pereira é o treinador campeão pelo Inhumas

Goiânia, GO, 23 (AFI) – O Inhumas está de volta à primeira divisão de Goiás depois de 27 anos. O acesso veio na tarde deste domingo ao vencer o Itumbiara por 3 a 1, chegando aos 26 pontos ganhos e ainda conquistando o título da competição.

Faltando ainda uma rodada para o final do Campeonato Goiano da Divisão de Acesso (equivalente a A2 em São Paulo) a disputa fica aberta para a segunda vaga no acesso entre Anapolina e Goiânia e para o outro time que será rebaixado junto com o Cerrado, que caiu neste final de semana. Evangélica, Itumbiara e Jaraguá lutam contra este rebaixamento. 

O PORTAL FUTEBOL INTERIOR, valorizando o futebol brasileiro, acompanha essa competição goiana com detalhes exclusivos a cada rodada.

JOGOS DE SÁBADO

CERRADO 1 X 2 APARECIDA

No sábado, na cidade de Aparecida de Goiânia, o Cerrado acabou sendo rebaixado para a terceira divisão ao perder para o Aparecida por 2 a 1, após sair vencendo por 1 a 0. Com o resultado, o Cerrado estaciona nos dez pontos ganhos, na lanterna da competição e mais sem chances matemáticas de fugir do rebaixamento, sendo que em 2023 terá mesmo que disputar a terceira divisão. 

Já o Aparecida, com a vitória, chega aos 19 pontos ganhos e não corre mais chances de rebaixamento, e também sem possibilidades de acesso, sendo seu último jogo será contra o Evangélica, que precisa vencer para não ser rebaixado.

JARAGUÁ 0 X 1 ANAPOLINA

Ainda no sábado, na cidade de Jaraguá, a Anapolina deu um passo decisivo para o acesso ao vencer o Jaraguá por 1 a 0, gol de Marllon na etapa complementar.

Com a vitória, a Anapolina chega aos 23 pontos ganhos e, no último jogo contra o Inhumas, em Anápolis, se vencer, conquistará o acesso, terminando como vice-campeã. 

O empate, ou até mesmo a derrota, poderá deixar a “Xata” com o acesso, desde que o Goiânia perca ou empate com o Cerrado, em Goiânia, tudo no próximo sábado.

Já o Jaraguá fica com 15 pontos ganhos e corre risco de cair de divisão, tendo que vencer seu último jogo contra o Itumbiara, no campo do adversário e em confronto direto contra esse rebaixamento.

O Jaraguá começou a Divisão de Acesso com uma campanha intermediária, mas após a chegada do treinador Ariel Mamede o time passou a jogar mal a ponto de correr risco de rebaixamento, sendo muito criticado pela imprensa local. 

JOGOS DE DOMINGO

INHUMAS 3 X 1 ITUMBIARA

No domingo, em Inhumas, o Inhumas conquistou o acesso ao vencer – de virada – o Itumbiara, por 3 a 1, chegando aos 26 pontos ganhos e conquistando, ainda, o título de campeão goiano da divisão de acesso de 2022.

No primeiro tempo, o Itumbiara abriu o marcador com Valdeir (pênalti), com Alan Ferreira empatando para o Inhumas. Na etapa complementar, com uma melhor postura em campo, o Inhumas fez dois gols: Yan Maranhão (pênalti) e Lucas Gabriel.

O Inhumas montou uma equipe competitiva sob o comando do treinador Gilberto Pereira, de 57 anos, fazendo o time conquistar a vitória e o acesso de forma antecipada. Fazia 27 anos que o Inhumas estava fora da primeira divisão do futebol de Goiás.

O Itumbiara chega na última rodada ainda ameaçado de cair para a terceira divisão. Com 15 pontos ganhos e no sábado terá que vencer o Jaraguá, com seu mando de campo, para não ser rebaixado. 

EVANGELICA 0 X 1 GOIÂNIA

Fechando a rodada, em Guapó, em uma partida muito disputada, o Goiânia venceu por 1 a 0, gol de Ícaro aos 36 minutos do segundo tempo, fazendo com que o time tradicional do Estado, continue lutando pelo acesso.

Com a vitória, o Goiânia chega aos 22 pontos ganhos e chega na última rodada tendo que vencer o rebaixado Cerrado, em Goiânia, e torcendo para o Anapolina não ganhar do Inhumas, em Anápolis.

EVANGÉLICA (14), GOIÂNIA (15) E JARAGUÁ (15) LUTAM CONTRA O REBAIXAMENTO

Já a ASEEV (Evangélica) termina a rodada na vice-lanterna com 14 pontos ganhos e na última rodada terá que vencer o Aparecida, em Aparecida de Goiânia para não cair para a terceira divisão.

Também correm risco de rebaixamento, Jaraguá e Itumbiara, que estão com 15 pontos ganhos, mas tem confronto direto, o que deixa o Evangélica livre da queda se vencer na última rodada.

SAIBA COMO É DISPUTADO O CAMPEONATO GOIANO DA DIVISÃO DE ACESSO

Com equipes tradicionais e conhecidas do cenário nacional, o Campeonato Goiano da Divisão de Acesso está sendo disputado por oito equipes, em fase única, com jogos em turno e returno, no sistema de pontos corridos.

Os dois primeiros colocados conquistarão o acesso para a elite do futebol goiano de 2023, com os dois piores sendo rebaixados para a Série C de Goiás.

Caso a competição terminasse nesta rodada, Inhumas já está com o acesso garantido, com Anapolina e Goiânia brigando pela segunda vaga.

Em termos de rebaixamento, o Cerrado está rebaixado e a última vaga disputada entre Evangélica (ASEEV), Itumbiara e Jaraguá.

Campeonato Goiano – Divisão de Acesso

Próximas Rodadas – – 2 º Turno

6ª Rodada

22/10/2022 – Sábado

Cerrado 1 x 2 Aparecida

Jaraguá 0 x 1 Anapolina

23/10/2022 – Domingo

Inhumas 3 x 1 Itumbiara

Evangélica 0 x 1 Goiânia

Próxima Rodada

7ª Rodada – (Última Rodada) – 2 º Turno

29/10/2022 – Sábado

15:30 hs – Aparecida x Evangélica

15:30 hs – Goiânia x Cerrado

15:30 hs – Itumbiara x Jaraguá

15:30 hs – Anapolina x Inhumas 

Confira também: