Só no FI: Divisão de Acesso de Goiás afunila e time tradicional pode voltar à elite
A competição caminha para o acesso do líder Inhumas, que tem 22 pontos ganhos
A briga pela segunda vaga está entre Abecat e Anapolina.
Goiânia, GO, 07 (AFI) – O Campeonato Goiano da Divisão de Acesso, equivalente a A2 em São Paulo, teve sua décima primeira rodada disputada neste final com surpresas e mais surpresas. A competição caminha para o acesso do líder Inhumas, que tem 22 pontos ganhos. A briga pela segunda vaga está entre Abecat e Anapolina.
Dos três jogos de sábado, o único resultado normal foi a vitória do Inhumas em cima do Grêmio Anápolis por 1 a 0, resultado que deixou a equipe inhumense na liderança do torneio de acesso com 22 pontos ganhos, três a mais que Anapolina e Abecat, que terminam a rodada com 19 pontos ganhos.
ABECAT DEIXOU ESCAPAR UM ACESSO FÁCIL
Das surpresas, a principal delas aconteceu no jogo do então líder Abecat, contra a Anapolina, em Ouvidor. O Abecat acabou sendo goleado em confronto direto pelo acesso. A derrota poderá significar o fim do sonho do Abecat, que terminará a rodada em terceiro lugar com 19 pontos ganhos, mesmo número da Anapolina, mas que tem melhor saldo de gols e melhorando de rendimento nos últimos jogos.
Caso tivesse vencido, o Abecat teria aberto seis pontos de diferença do tradicional time de Anápolis, praticamente se garantindo na elite do futebol de Goiás em 2025.
Faltando três rodadas para o final do campeonato, o Abecat enfrentará Santa Helena (fora), Grêmio Anápolis (casa) e Centro Oeste (fora)
Enquanto que a Anapolina pega Trindade (casa), Inhumas (casa) e Evangélica (fora).
CENTRO OESTE, OUTRO PAPELÃO
Outra surpresa foi a derrota do Centro Oeste, em seu campo, para o então lanterna Evangelica. Com 16 pontos ganhos, o Centro Oeste brigava diretamente pelo acesso, mas essa imprevisível derrota praticamente tira o time da disputa pelo acesso.
Com boa estrutura e um dos favoritos ao acesso, o Centro Oeste caiu de produção nas últimas rodadas, tal qual havia acontecido na temporada passada.
O Evangelica, que era o lanterna, com a zebra que conquistou, chega aos doze pontos ganhos e ainda respira na luta para não ser rebaixado.
TRINDADE X SANTA HELENA NESTA SEGUNDA FEIRA
A rodada será finalizada na tarde desta segunda-feira com o Trindade enfrentando o Santa Helena, partida que tem mais ligação com a briga contra o rebaixamento, que com as disputas pelo acesso.
Com este jogo a menos, o Santa Helena é o lanterna da Divisão de Acesso de Goiás com apenas dez pontos ganhos, atrás de Grêmio Anápolis e Evangélica, que estão com 12 pontos.
O Trindade tem 14 pontos ganhos e, teoricamente, ainda corre risco de rebaixamento, e até poderá brigar matematicamente pelo acesso caso vença. Nesta partida a equipe será comandada por Leonardo Diniz, que entra no lugar do treinador Gilberto Pereira, dispensado após duas derrotas consecutivas. Diniz atua nas categorias de base do Trindade.
REGULAMENTO – DOIS SOBEM, DOIS DESCEM
O Campeonato Goiano da Divisão de Acesso repete o regulamento do ano anterior e vem sendo disputado por apenas oito equipes que se enfrentam em turno e returno em sistema de pontos corridos.
Ao final da competição, os dois primeiros colocados conquistarão o acesso para a elite do futebol goiano, e as duas últimas equipes sendo rebaixadas para a Série C estadual de 2025.
Campeonato Goiano – Divisão de Acesso
11ª Rodada
Sábado – 06/07/2024
Abecat 0 x 3 Anapolina
Centro Oeste 0 x 1 Evangélica
Inhumas 1 x 0 Grêmio Anápolis
Segunda Feira – 08/07/2024
15:30 hs – Trindade x Santa Helena
Próxima Rodada – 12ª Rodada
Quarta Feira – 10/07/2024
Grêmio Anápolis x Centro Oeste
Quinta Feira – 11/07/2024
Anapolina x Trindade
Domingo – 14/07/2024
Evangélica x Inhumas
Santa Helena x Abecat