Shakhtar notifica Internacional e Cruzeiro e pede retorno imediato de jogadores

O Shakhtar Donetsk pede a volta do zagueiro Vitão, emprestado ao Internacional alegando irregularidades na renovação do defensor

Já o atacante Marquinhos Cipriano, do Cruzeiro, o clube ucraniano alega que irá utilizar o jogador na temporada

Shakhtar pede retorno de Vitão, emprestado ao Internacional
Shakhtar pede retorno de Vitão, emprestado ao Internacional (Foto: Ricardo Duarte/Internacional)

Campinas, SP, 28 (AFI) – O clube ucraniano Shakhtar Donetsk, notificou nesta quinta-feira (28), tanto Internacional quanto Cruzeiro, solicitando a volta imediata do zagueiro Vitão e do atacante Marquinhos Cipriano. A FIFA também foi notificada.

Emprestados através da “lei de guerra” criada pela FIFA, que possibilita que jogadores que atuam na Ucrânia, país em conflito com a Rússia, a terem seus contratos suspensos, “livres” para atuar por empréstimo por outros clubes.

Emprestado pelo Shakhtar desde abril ao Internacional. O zagueiro Vitão renovou recentemente seu vinculo com o clube brasileiro, que iria até 30 de julho, até junho de 2023.

Porém o clube ucraniano entende que a suspensão do contrato foi ilegal e unilateral, pois o clube não foi procurado, o que seria um pré requisito para suspender o vinculo.

Shakhtar ainda disse que estava negociando uma futura venda em definitivo com o Internacional. E agora, caso Vitão não retorne, irá acionar o clube e o defensor na justiça.

O Internacional não se manifestou sobre o caso e entende ter cumprido todas as regras da FIFA ao renovar o contrato.

Marquinhos Cipriano já avisou que não irá retornar para a Ucrânia
Marquinhos Cipriano já avisou que não irá retornar para a Ucrânia (Foto: Gustavo Aleixo/Cruzeiro)

Já Marquinhos Cipriano, a situação é diferente, o clube tenta o retorno do atleta alegando que tem uma negociação com Sion, da Suíça, clube onde o atacante estava emprestado na temporada anterior.

Porém o Shakhtar negou a primeira proposta do clube suíço, que perdeu a prioridade compra. E agora o clube ucraniano alega que irá utilizar o jogador na temporada.

O atacante Maquinhos Cipriano já informou que não irá retornar à Ucrânia. Já o Cruzeiro alega estar respaldado juridicamente sobre o assunto.

Confira também: