Série D: Veja o Raio-X dos 32 times classificados para a 2ª fase!

Dos 64 times que iniciaram a competição apenas 32 seguem em busca das quatro vagas à Série C de 2024

Ferroviária e Inter entram com desvantagem

32 times seguem em vivos na Série D
32 times seguem em vivos na Série D (Foto: Lucas Figueiredo/CBF)

Campinas, SP, 28 (AFI) – O Campeonato Brasileiro da Série D vai entrar na segunda fase, e dos 64 times que iniciaram a competição apenas 32 seguem, agora em jogos de mata-mata, duas partidas, uma em casa e outra fora de seus domínios. Confira as campanhas de cada um dos 32 times que estão na briga para chegar na próxima etapa da competição, que dá quatro vagas para a Série C do ano que vem.

Apenas dois dos quatro paulistas se classificaram para essa etapa, Ferroviária e Inter de Limeira, que entram em desvantagem e decidem vaga fora de casa.Confira um resumo dos 16 duelos:

Hercílio Luz x Ferroviária

O futebol paulista terá duas equipes nesta fase do Brasileiro da Série D. Uma delas é a Ferroviária que vai encarar o Hercílio Luz,de Santa Catarina. A Locomotiva Grená de Araraquara foi a quarta colocada do grupo 7 com 20 pontos e 47% de aproveitamento, somou cinco vitórias, cinco em partidas e quatro derrotas, com 16 gols marcados e 11 gols sofridos. Seu adversário, o time de da cidade de Hercilio Luz-SC fez uma grande campanha na primeira fase e foi a primeira colocada do grupo 8. Foram 29 pontos e 69% de aproveitamento, com oito vitórias,cinco empates e uma derrota, marcou 21 gols e sofreu 10. Por conta disso, os catarinenses têm a vantagem de decidir a vaga em casa no estádio Aníbal da Costa, enquanto que a Ferroviária faz o primeiro jogo  em Araraquara na Arena da Fonte.

Caxias x Inter de Limeira

A Inter de Limeira também representa o São Paulo na segunda fase do Brasileiro da Série D, e vai enfrentar a equipe do Caxias-RS. O Leão de Limeira foi o terceiro colocado do grupo 7, com 22 pontos em 14 jogos com 52% de aproveitamento, e ainda seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas, 15 gols marcados e 15 sofridos. Seu adversário, o Caxias a equipe ganha serra gaúcha foi a segunda colocada do grupo 8 com 23 pontos e 54% de aproveitamento, com sete vitórias, dois empates e cinco derrotas, 19 gols marcados e 16 sofridos.Com isso o primeiro jogo será no Limeirão e o segundo em Caxias do Sul.

Nacional x Parnahyba

O Nacional de Manaus enfrenta o Parnahyba. O primeiro jogo será em Manaus e o segundo jogo no Piauí. O time amazonense terminou em primeiro lugar o grupo 1 com 30 pontos ganhos e 71% de aproveitamento, com nove vitórias, três empates e duas derrotas, 22 gols marcados e 7 gols sofridos. Enquanto isso, a equipe piauiense foi a quarta colocada na chave 2 somando 17 pontos e 40% de aproveitamento dos pontos,com quatro vitórias, cinco empates e 5 derrotas, 14 gols marcados em 23 gols sofridos.

Tuna Luso x Maranhão

Neste duelo entre paraenses e maranhenses, Tuna Luso leva vantagem contra o Maranhão e fará o segundo jogo em casa. A campanha da Tuna, segunda no grupo 1 com 28 pontos e 66% de aproveitamento, somou oito vitórias, quatro empates e duas derrotas, 21 gols marcados e 10 gols sofridos. Enquanto isso, o Maranhão, terceiro colocado no grupo 2, somou 21 pontos com cinco vitórias, seis empates e três derrotas, marcando 18 e sofrendo 11 gols e com 50% de aproveitamento dos pontos.

Ferroviário x Princesa de Solimões

Outro bom duelo reunirá  cearenses e amazonenses: o Ferroviário melhor time da competição até o momento, foi primeiro colocado no grupo 2 com 36 pontos e notáveis 85% de aproveitamento e ainda 11 vitórias, três empates e nenhuma derrota, marcando 30 gols, melhor ataque do campeonato e sofrendo apenas seis, uma das melhores defesas do torneio. Enquanto isso a equipe do Princesa Solimões, de Manacapuru-AM, foi quarta colocada na chave 1 com 19 pontos e 45% de aproveitamento, quatro vitórias, 7 empates e 3 derrotas, marcando 21 e sofrendo três gols.Por causa da dessa grande campanha o Ferroviário joga a primeira partida fora e decide em Fortaleza.

Atlético Cearense x Águia de Marabá

Estarão frente a frente o futebol do Ceará e do Pará. O Atlético-CE encara o Águia de Marabá-PA. O time do time atleticano foi o segundo colocado no grupo 2 com 23 pontos e 54% de aproveitamento com seis vitórias, 5 empates e três derrotas, 22 gols marcados e 15 sofridos. A equipe de Marabá foi a terceira colocada do grupo 1 somando 24 pontos e 40% de aproveitamento. Por conta disso, a águia cearense decide a vaga em casa e faz o primeiro jogo em Marabá.

Sousa x Falcon

Esse encontro vai reunir as equipes da Paraíba e de Sergipe. O time de Sousa fez a melhor campanha do grupo 3 na primeira fase: foram 26 pontos e 61% de aproveitamento com oito vitórias, dois empates e quatro derrotas, 24 gols marcados e 15 gols sofridos. Por outro lado a equipe do Falcon, da cidade de Barra dos Coqueiros em Sergipe, terminou na quarta colocação do grupo 4 somando 19 pontos e 41% de aproveitamento, com cinco vitórias, quatro empates e cinco derrotas, 16 gols marcados e 15 gols sofridos. Devido a esses números, a equipe do Sousa decide a vaga em casa e faz o primeiro jogo em Sergipe.

Nacional x Asa de Arapiraca

Outro importante duelo nessa série reunirá nesta segunda fase, as equipes Nacional de Pato, Paraíba e o ASA de Arapiraca. Nos números a equipe paraibana da cidade de Patos, foi a segunda colocada no grupo 3 com 24 pontos e 57% de aproveitamento, com sete vitórias, três empates e quatro derrotas, 17 gols marcados e 11 sofridos. Enquanto isso, a equipe alagoana terminou na terceira colocação do grupo 4 e somou 19 pontos com 44% de aproveitamento e seis vitórias, um empate e sete derrotas, marcou 14 e tomou 16 gols, portanto saldo negativo. O Nacional, por esses números, decide em Patos e o primeiro jogo será em Arapiraca.

Retrô x Pacajus

Um outro duelo entre equipes da região Nordeste terá o Retrô de Pernambuco, que  encara o surpreendente Pacajus do Ceará. A equipe pernambucana foi a primeira colocada do grupo 4 com 26 pontos e 61% de aproveitamento, com cinco vitórias, dois empates e duas derrotas, 19 gols marcados de 13 gols sofridos. Enquanto isso, o Cacique do Vale do Caju acabou terminando na quarta colocação no grupo 3, com 22 pontos e 52% de aproveitamento, e ainda, seis vitórias, quatro empates e quatro derrotas, anotando 21 gols e sofrendo 16 gols. Por conta da sua campanha, o Retrô decide  em Pernambuco e o primeiro jogo será em Pacajus.

Bahia de Feira x Potiguar

Potiguares e baianos se encontram em outro bom jogo da segunda fase da série D. O duelo reunirá as equipes do Bahia de Feira de Santana e do Potiguar de Mossoró-RN. O Tremendão de Feira de Santana foi o segundo colocado do grupo 4 com 21 pontos e 50% de aproveitamento, com cinco vitórias, seis empates e três derrotas, 15 gols pró e seis contra. A  equipe de Mossoró foi a segunda colocada do grupo 3 com 23 pontos, e 54% de aproveitamento, seis vitórias, cinco empates e três derrotas, 16 gols anotados e 11 gols sofridos. Com esses números, a equipe baiana inicia jogando fora de casa no Rio Grande do Norte e decide em Feira de Santana.

Ceilândia x Vitória

Capixabas e brasilienses jogam valendo vaga para terceira fase da Série D no duelo entre as equipes do Ceilândia  e Vitória. O Ceilândia foi o primeiro colocado do grupo 5 com 28 pontos e 66% de aproveitamento, com sete vitórias, sete empates e nenhuma derrota, marcando 28 gols e sofrendo cinco. Enquanto isso, o Vitória Futebol Clube, da capital capixaba, foi o quarto colocado do grupo seis com 20 pontos e 40% de aproveitamento, com seis vitórias e dois empates em seis derrotas, marcando 23 gols e sofrendo 20 gols. Com isso a equipe do  Ceilândia decide a vaga no distrito federal e o primeiro jogo será em Vitória.

Anápolis x Democrata-GV

Mais um jogo importante reunirá goianos e mineiros. O Anápolis foi o segundo colocado do grupo 5, com 25 pontos e 59% de aproveitamento, somando seis vitórias, sete empates e uma derrota, marcando 26 gols e sofrendo apenas seis. Por outro lado a equipe do Democrata de Governador Valadares foi a terceira colocada do grupo seis somando 25 pontos e 59% de aproveitamento; e ainda sete vitórias, quatro empates e três derrotas, além de 18 gols marcados e 15 gols sofridos. Com isso o Anápolis decide em casa e o primeiro jogo será em Governador Valadares.

Athletic x Brasiliense

Mineiros e candangos definem outro classificado em uma partida que promete, entre as equipes do Athletic-MG e do Brasiliense-DF. O time mineiro de São João Del-Rei, foi o primeiro colocado do grupo 6 com 29 pontos e 69% de aproveitamento, e ainda nove vitórias, dois empates e apenas três derrotas, 19 gols marcados e nove sofridos. Enquanto isso, o time do Brasiliense foi o quarto colocado no grupo 5 com 24 pontos e 57% de aproveitamento, com seis vitórias, seis empates e duas derrotas, marcando 31 e sofrendo 11 gols. Devido a esses números, os mineiros fazem a decisão em casa e o primeiro jogo será no Distrito Federal

Portuguesa x Operário

Outro jogo que chama atenção nesta segunda fase é o duelo que reuniu as equipes do Rio de Janeiro e do Mato Grosso, ou seja, a Portuguesa e o Operário de Várzea Grande. Deste duelo, a luz a carioca, foi a segunda colocada do grupo seis com 29 pontos e 69% de aproveitamento com oito vitórias, cinco empates e uma derrota, 25 gols marcados e 12 gols sofridos. A equipe de Várzea Grande MT, terminou na terceira colocação no grupo 5, com 24 pontos e 57% de aproveitamento, com sete vitórias, três empates e quatro derrotas e ainda 29 gols marcados, um dos melhores gols de ataque do campeonato e 16 gols sofridos. Com isso, a equipe carioca decido o segundo jogo em casa e faz o primeiro em várzea Grande

Patrocinense x Brasil de Pelotas

Os mineiros e gaúchos se enfrentam nesta segunda fase do Campeonato Brasileiro. No jogo que teremos Patrocinense e Brasil de Pelotas. Time grená de patrocínio foi o primeiro colocado do grupo 7 com 24 pontos e 57% dos pontos disputados, com seis vitórias, seis empates e apenas duas derrotas,16 gols marcados e oito gols enquanto isso, o índio Xavante gaúcho foi o quarto colocado no grupo 8 com 20 pontos em e 47% dos pontos disputados e ainda cinco vitórias, cinco empates e quatro derrotas marcando 15 sofrendo teias de gols. Com isso, os mineiros têm a vantagem de decidir o segundo jogo em casa e realiza o primeiro jogo em Pelotas RS

Maringá x Camboriú

E fechando a série de jogos da segunda fase do Brasileiro da Série D, o destaque é o duelo entre Maringá e Camboriú, equipes do Paraná e Santa Catarina que brigam por uma vaga. O Maringá Futebol Clube foi o segundo colocado no grupo 7 com 24 pontos e 57% dos pontos disputados, com seis vitórias, seis empates e duas derrotas, 13 gols marcados e oito sofridos. No seu aniversário, o Camboriú Futebol Clube foi o terceiro colocado do grupo 8 com 22 pontos e 52% de aproveitamento, com seis vitórias,4 em parte de 4 derrotas, 19 gols marcados e 14 sofridos.

Confira também: