SÉRIE D: Trio paulista estreia em sábado com 16 partidas
A edição de 2023 terá quatro representantes paulistas: XV de Piracicaba, Ferroviária, Inter de Limeira e Santo André
Campinas, SP, 05 (AFI) – A Série D do Campeonato Brasileiro, quarta divisão nacional, será iniciada neste fim de semana com 64 times buscando o tão sonhado acesso para garantir calendário cheio na próxima temporada. Serão 16 partidas no sábado, 14 no domingo e outras duas na segunda-feira, quando se encerra a primeira rodada.
A edição de 2023 terá quatro representantes paulistas: XV de Piracicaba, Ferroviária e Inter de Limeira, que jogam no sábado, e o Santo André, que fecha a rodada na segunda-feira.
Entre os 64 times, estão os quatro que amargaram rebaixamento na temporada passada: Atlético-CE, Ferroviário-CE, Brasil-RS e Campinense-PB.O time que há mais tempo não disputa a divisão é o Concórdia-SC, que jogou em 2012, ou seja, há 11 anos.
PELA PRIMEIRA VEZ…
Outro destaque são nove times que disputarão a Série D pela primeira vez em suas histórias. Casos de São Francisco-AC, Cruzeiro-AL, Iguatu-CE, Athletic-MG, Democrata GV-MG, Nacional-PB, São Joseense-PR, Camboriú-SC e Falcon-SE. Nacional e Democrata GV já disputaram divisões superiores, Séries B e C, mas antes de 2009, quando a Série D foi iniciada.
COMO FOI EM 2022
Na última temporada, o acesso foi conquistado por São Bernardo-SP, Pouso Alegre-MG, Amazonas-AM e América-RN. O América coroou a campanha com título diante do Pouso Alegre. Portuguesa-RJ, Caxias-RS, Tocantinópolis-TO e ASA-AL bateram na trave ao serem eliminados nas quartas de final e estão na disputa novamente.
PAULISTAS EM CAMPO
O trio paulista que estreia neste sábado está no Grupo A7. Às 17h, o XV de Piracicaba faz seu primeiro jogo em casa, no Barão de Serra Negra, em Piracicaba (SP), diante do Maringá-PR. Campeão da Copa Paulista 2022, o time paulista, que já disputou a elite nacional, retorna à Série D após seis anos, já que sua primeira e única participação até então foi em 2017.
No mesmo horário, a Ferroviária também atua em casa, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP), contra o Operário-MS. A Ferroviária estava na Série D em 2022, mas foi eliminada ainda na primeira fase.
Mais tarde, às 18h, é a vez da Inter de Limeira visitar o Patrocinense, no estádio Pedro Nascimento, em Patrocínio (MG). O time paulista, assim como a Ferroviária, não conseguiu avançar ao mata-mata na temporada passada.
FORMATO
Assim como em anos anteriores, a primeira fase contará com 64 times divididos regionalmente em oito grupos com oito integrantes, que jogam em turno e returno. Ao fim de 14 rodadas, os quatro melhores de cada chave avançam à segunda fase, em que se inicia o mata-mata até a final, sempre em dois jogos. Apenas os quatro semifinalistas garantem o acesso.