SÉRIE D: Portuguesa e Santo André fazem duelos paulistas para se aproximarem de vaga
Há nove jogos sem perder e também sem sofrer gols, a Ferroviária também entra em campo
Campinas, SP, 13 (AFI) – A fase de grupos do Campeonato Brasileiro Série D está na reta final e a 11ª rodada terá sequência neste final de semana, com 22 jogos no sábado, incluindo os cinco times paulistas, e nove no domingo. Já classificada, a Ferroviária agora busca confirmar a liderança. Além disso, há dois confrontos paulistas entre Portuguesa e Inter de Limeira e entre São Bento e Santo André.
FERROVIÁRIA DEFENDE PRIMEIRO LUGAR
Há nove jogos sem perder e também sem sofrer gols, a Ferroviária recebe o Rio Branco-ES, às 17h, na Arena Fonte Luminosa, em Araraquara (SP). Com a excelente campanha, o time paulista lidera o Grupo A6 com 25 pontos. Já os capixabas estão em sexto lugar com nove pontos e ainda sonham com o G4.
CONFRONTOS PAULISTAS
Os outros quatro paulistas entram em campo no Grupo A7. Líder com 19 pontos, a Portuguesa recebe a Inter de Limeira, às 15h, no Canindé, em São Paulo. Os visitantes estão em sexto lugar com dez pontos e querem se manter com chances de classificação.
Com 17 pontos, o Santo André aparece na vice-liderança e visita o São Bento, também às 15h, no Estádio Walter Ribeiro, em Sorocaba (SP). Os donos da casa estão na lanterna (8º) com oito pontos e precisam muito de um resultado positivo para seguirem sonhando com a vaga no mata-mata.
OUTROS DESTAQUES
Entre outros destaques estão cinco times que dependem apenas de si para confirmar a classificação nesta rodada. No Grupo A1, que já conta com o Castanhal-PA classificado, o São Raimundo-RR pode conquistar o objetivo.
Assim como Juazeirense-BA (Grupo A4) e FC Cascavel-PR e Joinville-SC (Grupo A8). O ABC-RN (Grupo A3) completa a lista, mas atua apenas no domingo.
PANORAMA E REGULAMENTO
Criada em 2009, a Série D tem 12 campeões, mas nenhum clube conquistou a taça duas vezes. Nesta edição, o único que pode alcançar o feito é o Guarany-CE, campeão em 2010. Com os títulos do Botafogo-SP, em 2015, e do Mirassol, em 2020, o estado de São Paulo possui dois títulos e lidera o ranking ao lado de Ceará e Minas Gerais.
Assim como na temporada passada, os 64 times foram divididos em oito grupos com oito integrantes cada, que jogam em turno e returno dentro de suas chaves, totalizando 14 rodadas. Os quatro primeiros de cada grupo avançam à segunda fase ou 16 avos de final.
Em todo o mata-mata, os confrontos serão em sistema de ida e volta, com o time de melhor campanha decidindo em casa. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis. Os quatro times que chegarem às semifinais garantem acesso à Série C de 2022.