Série D: Conheça os nove gringos que disputaram edição de 2023
Sete sul-americanos e dois africanos completam a lista de estrangeiros que atuaram na competição
O Portal Futebol Interior listou todos os gringos que entraram em campo ao menos uma vez na Série D do Campeonato Brasileiro de 2023
Campinas, SP, 08 (AFI) – Com a competição se encaminhando para o fim, já na fase de semifinal, o Portal Futebol Interior pesquisou e listou todos os jogadores estrangeiros que entraram em campo na Série D de 2023. Neste domingo (10), Caxias-RS, Ferroviário-CE, Athletic-MG e Ferroviária decidem quem avança à grande final, e o PLACAR AO VIVO do Portal Futebol Interior acompanha os jogos da semifinal online e em tempo real.
Ao todo, a lista de estrangeiros tem nove atletas, sendo sete sul-americanos e dois africanos. São três paraguaios, dois colombianos, um venezuelano, um boliviano, um camaronês e um beninense.
1. HÉCTOR BUSTAMANTE – PARAGUAI
Abrindo a lista, aparece o paraguaio Héctor Bustamante, que fez três jogos pelo Novo Hamburgo-RS nesta Série D. O atacante de 28 anos joga no futebol brasileiro desde 2019, quando foi contratado pelo próprio Anilado.
Naquele ano, disputou o Gauchão, Série B do Brasileiro pelo Atlético-GO, e até a Série A pelo CSA-AL. Ainda, nos anos seguintes, passou por Operário-PR, Pelotas-RS, Santa Cruz-PE e Caxias-RS.
Em razão de uma doença de um familiar, que se encontra em situação delicada no Paraguai, Bustamante rescindiu o contrato com o Novo Hamburgo em maio deste ano e retornou ao seu país.
2. PEDRO PERALTA – PARAGUAI
Em seguida, vem o meio-campista Pedro Peralta, também paraguaio, que defendeu o Aimoré-RS. Pedro fez apenas duas partidas pelo Índio Capilé na Série D, contra Camboriú-SC e Hercílio Luz. Nas duas derrotas, entrou no 2º tempo. Ainda, no Gauchão, entrou na derrota por 3 a 0 contra o Grêmio de Luis Suárez. Luisito marcou dois no jogo.
3. ESDRAS MENDOZA – BOLÍVIA
Ainda no Aimoré, o terceiro nome da lista é Esdras Mendoza. O jovem atacante boliviano, de 19 anos, disputou quatro partidas da competição pelo clube gaúcho. Em todas, entrou no segundo tempo. Esdras é revelado no Oriente Petrolero, clube pelo qual fez três partidas no Campeonato Boliviano em 2022.
4. ARIEL GONZÁLEZ – PARAGUAI
O último paraguaio da lista é o meia Ariel González, de 19 anos, que defendeu o FC Cascavel-PR em dois jogos da Série D. Revelado na base do clube, após a eliminação precoce no campeonato, transferiu-se para o Paragominas, onde disputa a 2ª Divisão do Campeonato Paraense.
5. AARON IBILOLA – BENIM
O primeiro africano é o atacante Aaron Ibilola, natural de Benim. Autor de dois gols em nove jogos na Série D, Ibilola defendeu o Real Noroeste-ES. O jogador de 25 anos está no Brasil desde 2017, quando chegou para reforçar as categorias de base da Ponte Preta. Beninense defendeu também Brasilis, Francana, Icasa-CE e Caruaru City-PE.
6. ALMER SALAS – COLÔMBIA
O sexto nome da lista é o colombiano Almer Salas, de 21 anos, que defendeu o Democrata-MG em oito partidas no Brasileiro. Jogador chegou ao Brasil em 2021, para reforçar as categorias de base do Concórdia-SC.
Após passagem no Academia-MT, onde disputou o Mato-Grossense nas temporadas 2022 e 2023, foi contratado pelo clube mineiro para a disputa da Série D. Em quase todas as suas participações, Salas entrou no segundo tempo dos jogos. Após a eliminação, transferiu-se para o Paracatu-MG, onde disputa a 2ª divisão do Mineiro.
7. JONATHAN PEREA – COLÔMBIA
O também colombiano Jonathan Perea, centroavante alto de 21 anos, defendeu o Falcon-SE em três jogos da Série D. Sempre entrando no final das partidas, pouco foi utilizado pelo time sergipano.
Ele foi emprestado ao Coruripe-AL no começo da temporada, onde marcou dois gols em 14 jogos. Inclusive, no Coruripe, foi campeão da 2ª divisão do Alagoano no ano passado, o que contribuiu para um novo empréstimo em 2023.
Sem espaço, foi novamente emprestado pelo Falcon, desta vez ao Flamengo-SP, em que disputou a 2ª divisão do Paulista. Perea fez três jogos pelo Corvo de Guarulhos, mas não marcou gols.
8. NELSON REINA – VENEZUELA
O oitavo nome da lista é o venezuelano Nelson Reina, de 28 anos, que disputou seis jogos da Série D pelo São Raimundo-RR. O atacante chegou a marcar um gol pelo clube no Roraimense, onde foi titular em parte dos jogos. No Brasileiro, não titular nenhuma vez, entrando sempre no 2º tempo.
Sua primeira experiência no Brasil foi na temporada passada, quando defendeu o Real-RR, de São Luiz do Anauá, no estadual. Em 2022, marcou um gol em cinco jogos pelo clube. Anteriormente, estava no Fundación AIFI, clube da segunda divisão venezuelana.
9. PROSPER KOFFI – CAMARÕES
Fechando a lista, o nono estrangeiro é o volante camaronês Prosper Koffi, que defendeu o Princesa-AM em quase todos os jogos da Série D. O africano de 31 anos esteve presente em 15 das 16 partidas do clube no campeonato. Ainda chegou a marcar um gol, na goleada contra o Humaitá-AC pela 6ª rodada da 1ª fase. Sem dúvidas foi o gringo mais participativo da lista.
Koffi fez praticamente toda a sua carreira no futebol brasileiro, passando por Central-PE, Londrina-PR, Globo-RN, Itabaiana-SE, entre outros. Nesta Série D, passou de 50 jogos com a camisa do Princesa, clube que defende desde 2022.
Confira também:
- Roraimense: Náutico anuncia meia ex-Barcelona e Fluminense
- Com vários títulos na carreira, executivo é anunciado em clube sergipano
- Série D: Santa Cruz terá parceiro para pagar atrasados
- Falcon intensifica treinos para a disputa da Copa Carpina Sub-17
- Ferroviário-CE 1 x 0 Caxias-RS - Ciel decide e Ferrão avança invicto
Noticias Relacionadas
-
Juventude x Cuiabá - Ju em reação e Dourado pode cair
22/11/2024 -
Atlético-GO faz conta para evitar rebaixamento na 35ª rodada
22/11/2024 -
Athletico-PR encontra base titular e evolui com Lucho
22/11/2024 -
Botafogo x Vitória - Fogão pressionado pelo Palmeiras
22/11/2024