Série D: Mineiros desistem de participação e abrem vagas; entenda
Dos quatro classificados, apenas o Ipatinga confirmou a participação
Acompanhe o Campeonato Mineiro de 2024 online e em tempo real através do aplicativo Placar FI, disponível para Android e IOS
Belo Horizonte, MG, 08 (AFI) – Na reta final do período de inscrições para o Campeonato Brasileiro Série D de 2024, três desistências foram confirmadas no estado de Minas Gerais. Os clubes que “abriram mão” da vaga foram: Democrata-GV, Villa Nova e Pouso Alegre. Dos quatro mineiros classificados, apenas o Ipatinga confirmou a participação, de acordo com a Itatiaia.
Conforme o regulamento da competição, a vaga deve ser distribuída pela mesma federação do clube desistente, isto é, três novos mineiros serão convidados pela Federação Mineira de Futebol (FMF).
NOVOS CONVIDADOS
Os convites devem seguir a sequência de classificação do último estadual. Assim, os novos participantes seriam: Patrocinense, Caldense e Democrata (Sete Lagoas). Curiosamente, estes foram os três últimos colocados na primeira divisão. Tirando os desistentes, todos os outros vão disputar, pelo menos, a Série C em 2024 – caso de Athletic e Tombense. América disputa a Série B, enquanto Atlético e Cruzeiro a Série A.
Caso a fila “ande um pouco mais”, e algum desses novos convidados também não tenha condições de jogar, a vez seria do atual campeão do Módulo II, Itabirito, e depois do vice, Uberlândia.
POR QUE DESISTIU?
O motivo das desistências é o mesmo: problemas financeiros. O Villa Nova, especificamente, teve R$ 1,4 milhões bloqueados na Justiça em razão de dívidas trabalhistas. Já o Pousão, que foi rebaixado na última Série C, também não terá condições de buscar um novo acesso, conquistado em 2022.