SÉRIE D: Ferroviária quer aumentar sequência invicta; Santo André também joga
Após 19 jogos movimentarem o sábado, outras 13 partidas finalizam a nona rodada
Campinas, SP, 30 (AFI) – Após 19 jogos movimentarem o sábado, outras 13 partidas finalizam a nona rodada do Campeonato Brasileiro Série D neste domingo. Há sete jogos sem perder, a Ferroviária quer continuar com uma das melhores campanhas gerais. Outro paulista a entrar em campo é o Santo André, que briga pelas primeiras posições no seu grupo.
LOCOMOTIVA VEM COM TUDO
Após vencer o Boa Esporte-MG por 2 a 0, a Ferroviária alcançou 19 pontos e o primeiro lugar do Grupo A6 está garantido por mais uma rodada, pois o Uberlândia-MG só pode chegar a 18.
Às 16h, o time paulista visita outro rival mineiro, o Patrocinense, lanterna (8º) com três pontos e que ainda não venceu.
No primeiro turno, a Ferroviária venceu por 1 a 0, em Araraquara (SP). A partida será no Estádio Pedro Nascimento, em Patrocínio (MG).
SANTO ANDRÉ TAMBÉM QUER O TOPO
Já no Grupo A7, o Santo André visita o Cianorte-PR, às 16h, no Estádio Albino Turbay, em Cianorte (PR). Vindo de vitória por 2 a 0 diante do Madureira-RJ, os paulistas chegaram a 13 pontos e iniciaram a rodada na vice-liderança.
Já os paranaenses estão com 11 pontos e brigam por vaga no G4. No primeiro encontro entre os times, o Santo André levou a melhor e venceu por 1 a 0, em Diadema (SP).
OUTROS DESTAQUES
Poucos clubes seguem invictos até agora e três deles jogam neste domingo. No Grupo A1, o Castanhal-PA, líder com 20 pontos, briga rodada a rodada pela melhor campanha geral e visita o lanterna Atlético-AC.
Já o Goianésia-GO, com 16 pontos, visita o Nova Mutum-MT, também brigando pelo posto mais alto do Grupo A5. Já no Grupo A8, o Joinville, vice-líder com 16 pontos, visita o terceiro colocado Caxias-RS para aumentar a vantagem na posição.
PANORAMA E REGULAMENTO
Criada em 2009, a Série D tem 12 campeões, mas nenhum clube conquistou a taça duas vezes. Nesta edição, o único que pode alcançar o feito é o Guarany-CE, campeão em 2010. Com os títulos do Botafogo-SP, em 2015, e do Mirassol, em 2020, o estado de São Paulo possui dois títulos e lidera o ranking ao lado de Ceará e Minas Gerais.
Assim como na temporada passada, os 64 times foram divididos em oito grupos com oito integrantes cada, que jogam em turno e returno dentro de suas chaves, totalizando 14 rodadas. Os quatro primeiros de cada grupo avançam à segunda fase ou 16 avos de final.
Em todo o mata-mata, os confrontos serão em sistema de ida e volta, com o time de melhor campanha decidindo em casa. Em caso de empate no placar agregado, a decisão será nos pênaltis. Os quatro times que chegarem às semifinais garantem acesso à Série C de 2022.