SÉRIE D: Ferroviária defende lugar no G-4 em duelo paulista com o XV de Piracicaba
No primeiro turno, em Piracicaba (SP), os times empataram por 1 a 1
Campinas, SP, 30 (AFI) – Restam apenas quatro rodadas para o fim da fase de grupos da Série D do Campeonato Brasileiro e a briga pela classificação se intensifica. Neste sábado, 19 jogos abrem a 11ª rodada, que terá sequência no domingo, com 11 partidas e só será finalizada na segunda-feira, com outras duas.
PAULISTAS EM CAMPO
Os quatro paulistas atuam no primeiro dia, incluindo um duelo entre eles. No Grupo A7, a Ferroviária, que fecha o G-4 com 14 pontos, recebe o XV de Piracicaba, sexto colocado com dez. No primeiro turno, em Piracicaba (SP), os times empataram por 1 a 1.
No mesmo grupo, Inter de Limeira e Crac-GO, ambos com 15 pontos, fazem duelo direto pela vice-liderança, no mínimo. Quem vencer, assume o topo provisoriamente, pois o líder Patrocinense-MG, com 17 pontos, joga apenas no domingo. No primeiro turno, paulistas e goianos empataram por 2 a 2.
Já o Santo André está no Grupo A6 e defende seu posto no G-4. Com 15 pontos, o time paulista visita o Resende-RJ, sexto colocado com dez pontos. No primeiro jogo, empataram por 1 a 1.
DOIS TIMES PODEM AVANÇAR
Outro destaque do Grupo A6 é a Portuguesa-RJ, que lidera com 23 pontos. Como o quarto colocado Vitória-ES só pode chegar a 23, o time fluminense precisa de apenas um empate diante do Nova Iguaçu-RJ para confirmar a classificação nesta rodada sem depender de resultados.
Quem também pode se classificar sem depender de resultados é o Hercílio Luz-SC no Grupo A8. Líder com 21 pontos, o time encara o quarto colocado Camboriú-SC, que tem 14, e garante vaga no mata-mata em caso de vitória.
Isso porque, na pior situação, o quinto colocado seria o próprio Camboriú, que só teria mais três partidas e chegaria, no máximo, a 23 pontos, enquanto o Hercílio Luz já teria 24 em caso de vitória.
RETRÔ INVICTO
Outro destaque é o Retrô-PE, que ainda está invicto no Grupo A4, liderando com 20 pontos, oito a mais do que o quinto colocado ASA-AL. Neste sábado, enfrenta o Atlético-BA e tem chance de classificação, mas depende de combinação de resultados.
FORMATO DA SÉRIE D
A primeira fase da Série D conta com 64 times divididos regionalmente em oito grupos com oito integrantes, que jogam em turno e returno.
Ao fim de 14 rodadas, os quatro melhores de cada chave avançam à segunda fase, em que se inicia o mata-mata até a final, sempre em dois jogos. Apenas os quatro semifinalistas garantem o acesso.