Série D: E se acabasse agora? Veja os quatro times que conquistariam o acesso!
Primeiro turno chegou ao fim no fim de semana, após a sétima rodada
Campinas, SP, 12 (AFI) – Com os 32 jogos da sétima rodada, o primeiro turno da Série D do Campeonato Brasileiro chegou ao fim no domingo. Agora é hora de analisar alguns aspectos interessantes do torneio.
O Portal Futebol Interior separou quais seriam os quatro times com melhores desempenho e, portanto, com acesso garantido à Série C.
4º LUGAR – ANÁPOLIS-GO
Na última posição que garante o acesso, aparecia o Anápolis-GO, que terminou o primeiro turno em primeiro lugar do Grupo A5, com 15 pontos. O time garantiu o posto de quarta melhor campanha por pouco, já que desbancou o Retrô-PE, líder do Grupo A4 apenas no saldo de gols (10 a 5).
O time goiano é um dos apenas cinco invictos até agora. Fundado em 1946, participou da elite nacional em 1966, mas sua última aparição na Série C foi em 2008.
3º LUGAR – NACIONAL-AM
O Nacional-AM vem se destacando no Grupo A1 e lidera com 16 pontos. Fundado em 1913, seu auge foi a Série B, em que teve seis participações, sendo a última em 2001. Em 2007, fez sua última participação na Série C e não conseguiu retornar mais.
O time voltou à Série D após dois anos ausente. Em 2020, foi eliminado ainda na fase preliminar para o Ji-Paraná-RO.
2º LUGAR – PORTUGUESA-RJ
Também com 16 pontos e com oito gols de saldo, a Portuguesa-RJ aparece na segunda colocação por conta de seu ataque, que marcou 17 gols contra 12 do Nacional-AM. O time carioca terminou na liderança do Grupo A6, que também conta com o paulista Santo André.
Fundada em 1924, o auge da Portuguesa foram as duas participações na Série C, em 2003 e 2004. O time estreou na Copa do Brasil na temporada passada e chegou às quartas de final na Série D. Ou seja, ficou apenas a uma fase do acesso. Foi eliminado pelo o Amazonas-AM após empate por 1 a 1 e derrota por 3 a 2.
1º LUGAR – FERROVIÁRIO-CE
O time com melhor campanha no primeiro turno foi o Ferroviário-CE com 19 pontos, líder do Grupo A2. O time estava 100% até a última rodada, mas empatou com o Maranhão-MA.
Fundado em 1933, o Ferroviário tem experiência na Série D, já que foi campeão em 2018. O time já teve seis participações na elite nacional, mas a última foi em 1984. Rebaixado na Série C de 2022, naturalmente chegou como um dos favoritos ao acesso.
Confira também:
- SÉRIE D: Quarteto paulista inicia returno na 'Super Quarta'
- Figueirense-SC 1 x 2 Pouso Alegre-MG - Pousão vence de virada com golaço de Ingro
- Copa Paulista: São José anuncia atacante ex-Marília e Botafogo-SP
- Catalá elogia entrega dos jogadores do Remo: "Demonstração de compromisso"
- Série C: Paysandu acerta saída do zagueiro Genílson