Série D: Comparado com 2020, São Bento precisa melhorar desempenho para brigar por vaga

Desempenho de times em 2020 mostra que vaga é garantida com 21 a 24 pontos

sao bebto x cianorte capa
Foto: Neto Bonvino

Sorocaba, SP, 16 (AFI) – Há oito rodadas para o fim da primeira fase, e 24 pontos ainda em disputa, o São Bento precisa começar a ganhar jogos no Campeonato Brasileiro da Série D de 2021, se quiser pensar em se classificar entre os quatro primeiros colocados do grupo sete. A campanha do Azulão mostra seis jogos, nenhuma vitória, cinco empates e uma derrota, três gols pró e cinco contra e apenas 27% de aproveitamento.

Os quatro primeiros do grupo sete hoje são, Santo André e Madureira-rj, com dez pontos; Portuguesa e Boavista-RJ, com nove. Fora do G4 estão hoje, Inter de Limeira com com seis, Bangu, Cianorte e São Bento com cinco.

EM 2020

O sistema de classificação da Série D do Brasileiro com oito clubes jogando entre si em turno e returno, passando para a próxima fase os quatro primeiros, foi adotado pela CBF a partir de 2020, no ano passado.

E tomando como parâmetro a Série D do ano passado, e os grupos do eixo Sudeste-Sul, e sua classificação final após 14 rodadas, pode se ter uma ideia da pontuação mínima necessária para um clube passar para a segunda fase. E essa pontuação estaria entre 21 a 24 pontos. O levantamento foi feito pelo Esportivo Regional.

COMPARAÇÃO

No ano passado, no grupo sete da Série D, se classificaram, Ferroviária com 30 pontos, Mirassol com 26, Cabofriense-RJ, com 25 e o Cascavel passou em quarto lugar com 24 pontos e 57% de aproveitamento (ficaram de fora: Portuguesa-RJ com 23, Bangu com 17, Nacional-PR com cinco e Toledo-PR com quatro pontos.

O Grupo A8 da Série D de 2020 teve como classificados para a segunda fase: Novorizontino com 31 pontos, São Luiz-RS com 23, Caxias-RS com 21 pontos, e em quarto lugar o Marcílio Dias-SC com 21 pontos e 50% de aproveitamento (ficaram de fora: Pelotas-RS e Joinville com 20 pontos; Tubarão-SC com sete e o São Caetano com seis pontos).

PRECISA MELHORAR

Numa comparação com o Grupo A7 de 2021, no quesito percentual de aproveitamento atual, o Azulão precisa melhorar muito. Tem hoje 27% de aproveitamento, cinco pontos ganhos em 18 disputados.

Em 2020, de 42 pontos possíveis em 14 jogos, o Cascavel, quarto classificado fez 24, ou 57%, uma marca alta; no outro grupo, o Marcílio Dias fez 21 pontos de 42 possíveis, ou 50%.

PROJEÇÃO

Mas a situação do Bentão para melhorar vai depender de ganhar jogos. Para isso no fim do primeiro turno e durante todo o returno, terá quatro jogos em casa e quatro fora. Em Sorocaba joga contra o Cianorte, Portuguesa Desportos, Santo André e Boavista – jogo que encerra sua participação na fase dia 28 de agosto.

Em casa serão 12 pontos em jogo. Teoricamente, com base na campanha dos quartos classificados de 2020, o Bentão precisa fazer 100% dos pontos que resta no CIC (iria hoje para 17). Mas não é só isso.

Precisaria somar fora de casa entre quatro a sete pontos. Longe do CIC o Bentão vai encarar: Cianorte-PR (fechando o turno um), Madureira no Rio, Inter em Limeira e o Bangu no Rio.