Série D: Confira o desempenho dos três times do Paulistão no estadual

Apesar de se tratar da quarta divisão, os times paulistas não terão vida fácil, e vão brigar entre os 64 times pelas quatro melhores colocações

A Campeonato Brasileiro Série D começará no início de maio, e terá a participação da Inter de Limeira, Santo André e Ferroviária

Paulistão - Bruno José Daniel Série D
Santo André é um dos paulistas na quarta divisão (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 31 (AFI) – Com o final do primeiro trimestre de 2023, a maioria dos campeonatos estaduais já se encaminha para o final, enquanto as competições mais importantes para os principais times do Brasil estão na reta final de preparação.

Para a disputa do Campeonato Brasileiro Série D, vários times vão tentar aproveitar a oportunidade de lutar por uma vaga para subir rumo a terceira divisão nacional, como no caso dos paulistas Santo André, Inter de Limeira e Ferroviária, que neste ano disputaram a elite do Campeonato Paulista.

Paulistão - Bruno José Daniel Série D
Santo André é um dos paulistas na quarta divisão (Foto: Divulgação)

COMO CHEGAM OS TIMES DA ELITE PAULISTA?

SANTO ANDRÉ

Localizado no Grupo 6 da Série D, o Santo André ficou separado dos outros dois times desta lista, e está em um grupo com apenas times do Sudeste. Seu grupo é composto por Athletic-MG, Democrata-GV, Nova Iguaçu-RJ, Portuguesa-RJ, Real Noroeste-ES, Resende-RJ e Vitória-ES.

O time do ABC paulista fez uma campanha de manutenção na elite do estadual, e terminou em 10º colocado na classificação geral. Em um grupo difícil com Palmeiras e São Bernardo, o Ramalhão não avançou para as quartas, e terminou com quatro vitórias, dois empates e seis derrotas.

Com um desempenho mediano, o Santo André chegou a disputar a Taça Independência, muito importante no quesito financeiro para os times do interior paulista, mas o time acabou eliminado nas penalidades ainda na primeira partida, diante da Inter de Limeira, jogando em casa.

INTER DE LIMEIRA

O clube que representa a cidade de Limeira chega no Grupo 8 para brigar com Crac-GO, Cascavel-PR, Maringá-PR, Operário-MS, Patrocinense-MG, XV de Piracicaba e o também adversário no Paulistão, a Ferroviária.

A Inter não fez uma boa campanha na elite do estadual, e correu sérios riscos de queda. O Leão da Paulista venceu três partidas, com apenas quatro gols marcados, além de empatar duas vezes e perder sete, tendo o pior desempenho do Grupo A, além de ficar a apenas um ponto do rebaixamento.

inter de limeira
Leão da Paulista precisa ter atenção na disputa da Série D (Foto: @jotaprodutor / Inter de Limeira)

O Gigante de Limeira até chegou a avançar na Taça Independência após eliminar o Santo André no ABC, mas acabou caindo na competição para o campeão São Bernardo em derrota por 1 a 0.

FERROVIÁRIA

A Ferroviária disputará vaga no Grupo 8 diretamente com dois concorrentes paulistas, além de um finalista e um semifinalista paranaenses – Cascavel e Maringá, respectivamente -, e três times que estão tentando se recuperar após inícios ruins na temporada.

Apesar de no papel ser um dos times mais fortes do grupo, a Locomotiva amargou a última colocação no Paulistão, e precisará abrir o olho na disputa da Série D. Dos 11 tentos marcados pelo time de Araraquara no estadual, oito foram de John Kennedy, Heitor e Ytalo, atletas que estavam emprestados e retornaram aos seus times.

SÉRIE D

A Série D terá início no primeiro final de semana de maio, nos dias 6 e 7, onde todos os 64 clubes iniciam a corrida em busca das quatro melhores vagas, que darão acesso para a terceira divisão do Campeonato Brasileiro de 2023.

Confira também: