Série D: Brasiliense-DF parte para sua sexta tentativa de retorno à série C

Brasiliense encara o Nova Venécia-ES na segunda fase do Brasileiro da Série D

O jogo de ida será no dia 24, no Espírito Santos e decide em casa, no dia 31

Brasiliense se prepara para duelos decisivos na Série D
Brasiliense se prepara para duelos decisivos na Série D(Foto: Luã Tomasson/Brasiliense FC)

Taguatinga, DF, 19 (AFI) – Depois de encerrada a primeira fase da série D do brasileiro, o Distrito Federal ficou com um representante somente na quarta divisão nacional. Trata-se do Brasiliense Futebol Clube, pois o Ceilândia Esporte Clube não conseguiu sua classificação para a segunda fase da série D.  

Com isso, o Brasiliense do técnico Celso Teixeira, está pela sexta vez em busca de voltar para a terceira divisão nacional. Depois de conquistar o título de série C de 2002, o Brasiliense levantou a taça da série B de 2004. Sua permanência na série A foi muita rápida, pois no final de 2005 foi rebaixado para a série B do brasileiro. Permaneceu na segunda divisão nacional até 2010, quando foi rebaixado para série C. Permaneceu na terceira divisão nacional até 2013 quando foi rebaixado para a série D do brasileiro. 

Em 2014 teve a chance de buscar o retorno para a série C, mas depois de uma invasão da torcida do Brasil de Pelotas em pleno estádio Serejão, em Brasília, o Brasiliense foi eliminado pelo time gaúcho. O jacaré brasiliense voltou somente a disputar a série D em 2018. 

Nesse 2018 foi eliminado na terceira fase da competição pelo Campinense, após cobranças de penalidades máximas. Em 2019 saiu da série D na segunda fase quando foi surpreendido pelo Vitória/ES em uma derrota por 2 a 1, em pleno estádio Serejão, no Distrito Federal.  

Nos anos de 2020 e 2021 o que atormentou o torcedor do Brasiliense foi o encontro com equipes paulistas. Em 2020 foi eliminado pelo Mirassol/SP (derrota de 4 a 0 em São Paulo e vitória de 2 a 1 no Serejão). Em 2021, ainda na segunda fase, o Brasiliense saiu da competição nacional, após empatar em casa em 0 a 0 com a Ferroviária/SP e perder no interior paulista, por 1 a 0, num pênalti até hoje contestado, pois a falta teria ocorrido fora da área.  

E AGORA, JACARÉ BRASILIENSE? 

Os comandados do técnico Celso Teixeira tem o confronto com Nova Venécia/ES. O primeiro jogo será no próximo domingo em terras capixabas. O jogo da volta será no dia 31 de julho, no Distrito Federal. Quem se classificar, enfrentará o vencedor do confronto entre Aimoré/RS e Portuguesa/RJ. 

O BID (Boletim Informativo Diário) da CBF aponta a rescisão de contrato do atacante Jéferson Maranhão com o Brasiliense. O técnico do jacaré brasiliense pode contar com o zagueiro Keynan e o volante Tarta, ambos que não atuaram frente ao Anápolis. Já o atacante Hernane Brocador depende da liberação do departamento médico do clube.

Confira também: