Série D: Azuriz-PR aposta na intensidade contra São Bernardo para obter vaga
Presidente Robson Ramos disse que o jogo será muito difícil, mas aposta no potencial de sua equipe. "O Azuriz vai entrar em campo com a mente focado no Esporte de alto desempenho".
O Azuriz foi fundado há apenas quatro anos e surpreende pelo seu desempenho e pela ascensão meteórica no futebol.
Campinas, SP, 26, (AFI) – O Azuriz, de Pato Branco (PR) aposta na intensidade e competitividade de seu elenco para surpreender e garantir uma vaga para as oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D no próximo sábado (30). Esta é a expectativa do presidente do clube, Robson Ramos, revelada em entrevista exclusiva à Agencia Futebol Interior (AFI) nesta tarde de terça-feira.
O Azuriz foi fundado há apenas quatro anos e surpreende pelo seu desempenho e pela ascensão meteórica no futebol. O clube paranaense tem dentre os seus fundadores o ex-jogador Marcelo (Fluminense, Seleção do Brasil e Real Madrid) e já coleciona um título na segunda divisão do futebol paranaense, obtido em 2020. Além disso, o Azuriz fez bonito na Copa do Brasil deste ano.
Ramos disse que o jogo contra o São Bernardo será muito difícil, mas aposta no potencial de sua equipe. “O São Bernardo é um dos mais fortes da Série D e tem uma defesa difícil de ser vazada. O Azuriz vai entrar em campo com a mente focada na competitividade e na intensidade. Esporte de alto desempenho exige estas duas qualidades, não só no campo, mas também na vida”, destacou.
Segundo Ramos, a meta é passar de fase e chegar ao objetivo de subir à Série C. “Só quatro times vão conseguir e o plano atual é estar entre estes classificados e mudar de patamar. É a competição mais difícil do País, mas vamos com as nossas ações de competitividade e intensidade”, finalizou.
Origens
O clube foi fundado em fevereiro de 2018 pelo empresário Nelson Ramos, por seu irmão Robson Ramos e por um fundo de investidores que incluem o ex-jogador Marcelo. Um dos investidores tem uma rede de churrascarias em Orlando, na Florida, Estados Unidos.
Sua sede foi escolhida na cidade de Pato Branco, região sudoeste do Paraná, por concentrar alguns dos principais clubes do futsal do estado, principal objetivo do clube-empresa, que é a formação de atletas na modalidade.
Por imposição da Federação Paranaense de Futebol (FPF), que obriga os clubes a disputarem ao menos uma competição profissional por ano, o Azuriz criou um time para disputar a principal competição do Estado. Criou uma “filial” e fechou parceria com a administração municipal de Pato Branco para a utilização do estádio da cidade.
Meteórico
Sua estreia no futebol profissional aconteceu no dia 18 de agosto de 2019, na Terceira Divisão do Campeonato Paranaense de Futebol, quando empatou em 1 a 1 com o Colorado.
Em 2020, devido a desistência do Foz do Iguaçu Futebol Clube e o impedimento por pendências com a FPF do Arapongas Esporte Clube, ganhou o direito de disputar a Segunda Divisão do Campeonato Paranaense. Nesta competição, o clube atuou com a sua filial, o Azuriz Futebol Clube Pato Branco.
Em 2 de dezembro de 2020, sagrou-se campeão da segunda divisão, quando o Azuriz ganhou de 3 a 0 do Maringá.
Fez sua estreia na primeira divisão do Paranaense em 2021 e ficou em quinto lugar. Neste ano de 2022, a equipe terminou a competição em décimo lugar, ficando apenas na primeira fase.
Apesar disso, em 2022, o clube fez história na Copa do Brasil, após chegar na terceira fase, derrotando dois paulistas: o Botafogo de Ribeirão Preto e o Mirassol. Perdeu a terceira fase para a equipe do Bahia.
Para os times de base, o clube utiliza o Complexo Esportivo Wilson Henrique como mando de jogos das competições, no município de Marmeleiro, vizinho de Pato Branco.
Série D
Azuriz e São Bernardo se enfrentaram na noite de sábado passado (23) pela segunda fase do Campeonato Brasileiro da Série D, no Paraná e terminou empatada pelo placar de 1 a 1.
Com o resultado, tudo ficou indefinido no duelo mata-mata contra o São Bernardo. As equipes voltam a se enfrentar no próximo sábado (30), às 19h, no Estádio Municipal Primeiro de Maio, em São Bernardo. Quem vencer, garante uma vaga nas oitavas de final do Campeonato Brasileiro da Série D.