Série D: Após dois acessos, técnico Paulo Roberto tem futuro indefinido no Pouso Alegre-MG
O "Luxa do Interior", como é conhecido, vive grande fase na carreira e está muito valorizado no mercado

Pouso Alegre, MG, 30 (AFI) – O treinador Paulo Roberto Santos não tem futuro definido para 2023. O técnico falou nesta segunda-feira à noite ao Futebol Interior, com exclusividade. O “Luxa do Interior”, como é conhecido, vive grande fase na carreira e muito valorizado no mercado, com dois acessos em um único ano.
DOIS ACESSOS EM UM ANO
Primeiro, conseguiu a vaga para o Paulistão de 2023 com o São Bento, superando inúmeras dificuldades (o clube de Sorocaba enfrenta dificil momento financeiro) e o vice-campeonato da Série A2.
Depois, no último final de semana, levou o torcedor da pacata Pouso Alegre a uma alegria incontida, com o histórico e inédito acesso para o Brasileiro Série C de 2023, superando com duas vitórias, 2 a 0 e 1 a 0, o ASA de Arapiraca.
Sob seu comando, o time do Sul de Minas vai jogar as semifinais com o Amazonas, primeira em Manaus e a segunda no Manduzão, valendo vaga para a grande final.
E essa é justamente a maior preocupação do treinador no momento. Segundo Paulo Roberto, antes de falar de futuro, sua concentração, passada a festa do acesso do Pousão no último domingo, está no jogo com a Onça do Amazonas. Entretanto, questionado pelo FI, Paulo Roberto disse que oficialmente que não foi ainda procurado pelo Pouso Alegre sobre renovação para 2023.
“Para mim, oficialmente até agora não chegou nada e não conversaram nada comigo. O que tenho visto, são rumores, da imprensa, do torcedor. E já fui procurado inclusive por outro clube, mas o Pouso Alegre não falou nada oficial comigo”, explicou o treinador.

VOLTA AO SÃO BENTO?
Em Sorocaba, a volta do treinador para o Paulistão é dada como certa. E ambas partes estariam apalavradas. Porém, com o acesso, na cidade do Sul de Minas, também se comenta que o Pouso Alegre tentará de todas as formas manter o treinador para 2023, quando o clube terá o Campeonato Mineiro, atrativo com Atlético, Cruzeiro e América, três clubes da Série A do Brasileirão, a sempre rentável e atraente Copa do Brasil e o Campeonato Brasileiro Série C, que garantirá ao Pousão calendário para todo o ano.
O treinador disse que quanto ao seu futuro, teve sim uma conversa com o São Bento, não oficializada, mas que pretende conversar com o comando do Pouso Alegre.
Segundo Paulo Roberto, quem trata desse assunto (renovação de contrato) no clube mineiro é o presidente Paulo da Pinta, que foi quem lhe contratou e foi seu atleta inclusive.
“Eu trato tudo diretamente com ele. E ele não me comunicou nada. Inclusive tivemos juntos no último domingo, na comemoração do acesso, mas até agora não me comunicou nada”, detalhou.

PAULO ROBERTO EXPLICA CAMPANHA
Paulo Roberto disse ao FI que o acesso foi a vitória de uma filosofia de trabalho no Pouso Alegre.
“O fundamental foi o entendimento do grupo de atletas a uma filosofia de trabalho dentro e fora de campo, bem diferente da anterior a nossa chegada. Por isso, sempre destaquei o protagonismo dos atletas em toda nossa campanha”, conta o treinador.
DIFERENÇA NOS ACESSOS
O treinador falou ainda do perfil dos dois acessos que teve em 2022: no São Bento para a Paulistão, e no Pouso Alegre para a Série C do Brasileiro.
“Acessos são sempre muito difíceis, pois existem momentos de adversidades ao longo da competição, em clubes do porte do São Bento e do Pouso Alegre. Acho que as dificuldades são sempre bem maiores”, ressaltou.
CALENDÁRIO ANUAL
Segundo Paulo Roberto, buscar o título é importante sim para o Pouso Alegre, que se passar Amazonas, enfrenta na final o ganhador de América de Natal-RN e Sao Bernardo-SP.
“Ao meu ver, o mais importante para um clube que nunca teve um acesso nacional e por não ter a Série D garantida pra o ano que vem, é o acesso. O acesso teria que ser a prioridade, pois seria a garantia de um calendário anual”, finalizou Paulo Roberto.

PRESIDENTE QUER A PERMANÊNCIA
O Futebol Interior buscou ainda uma posição da direção do Pouso Alegre sobre o treinador. Segundo a assessoria de imprensa, nas entrevistas para a imprensa local depois do acesso, o presidente Paulo da Pinta disse que quer que o treinador fique no clube para 2023, mas que isso dependerá também da vontade do Paulo Roberto.
“Temos que sentar e conversar. É um treinador muito valorizado, principalmente no futebol paulista, onde o investimento é muito maior que em Minas Gerais”, disse o presidente, segundo nota divulgada pela assessoria do clube mineiro.