Série C: Ypiranga celebra 54 anos do Colosso da Lagoa
O primeiro jogo do Canarinho em seu estádio aconteceu uma semana depois, em uma vitória por 3 a 2 sobre o Esportivo
A casa do Ypiranga foi inaugurada em 1970, com o gol 1040 do Rei Pelé, durante um torneio que trouxe grandes clubes a Erechim
Erechim, RS, 02 (AFI) – O Ypiranga celebra, nesta segunda-feira (02), 54 anos do estádio Olímpico Colosso da Lagoa, inaugurado em 1970, com o gol 1040 do Rei Pelé, durante um torneio que trouxe grandes clubes a Erechim.
“Celebramos hoje 54 anos de conquistas memoráveis, eternizadas no campo e nas arquibancadas do imponente Estádio Olímpico Colosso da Lagoa, inaugurado pelo Rei do Futebol, Pelé, em 2 de setembro de 1970”, disse o clube gaúcho.
NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!
ABERTURA HISTÓRICA
No dia 2 de setembro de 1970, o Colosso da Lagoa teve sua abertura histórica com uma “seleção” em campo. Carlos Alberto, Piazza, Brito, Fontana, Everaldo, Tostão, Jairzinho e Pelé desfilaram em terras gaúchas com a camisa do Santos diante do Grêmio.
O gol inaugural foi marcado por nada mais, nada menos que Pelé, na vitória paulista por 2 a 0, recebendo uma camisa e uma placa de homenagem aos tento de número 1040. O primeiro jogo do Canarinho em seu estádio aconteceu uma semana depois, em uma vitória por 3 a 2 sobre o Esportivo.
GRANDE INVESTIMENTO
O Colosso foi aberto com uma capacidade de 30 mil torcedores, quando a cidade tinha pouco mais de 40 mil habitantes na época. Hoje, após as padronizações, sua capacidade máxima é de 22 mil espectadores.
O estádio foi orçado em Cr$ 1.250.000.000,00 (Um bilhão, duzentos e cinquenta milhões de cruzeiros), segundo documento enviado pelo presidente da Comissão Central, dr. Gladstone Osório Mársico, em dezembro de 1966 ao delegado regional do Imposto de Renda em Passo Fundo.
Além disso, o clube ostenta dois títulos do Campeonato do Interior Gaúcho, cinco títulos do Campeonato Gaúcho – 2ª Divisão, bem como oito taças de Campeão do Citadino de Erechim.
MOMENTO IMPORTANTE
Na briga pelo acesso à Série B de 2025, o Ypiranga estreou na segunda fase da Série C justamente no Colosso, diante da Ferroviária, onde empatou com o time paulista por 0 a 0, neste domingo (01). O time gaúcho jogará mais duas partidas em seu estádio na fase decisiva.