Série C: Veja há quanto tempo clubes do acesso não disputavam a Série B

Desde estreantes a clubes com três décadas longe da divisão, confira há quantos anos o quarteto não a disputa

Athletic, Ferroviária, Remo e Volta Redonda subiram na Série C e vão disputar a segunda divisão em 2025

Remo
Remo retorna à segundona após quatro anos (Foto: Reprodução)

Campinas, SP, 08 (AFI) – Athletic e Volta Redonda, que disputarão o título do Campeonato Brasileiro da Série C, conquistaram o acesso na divisão ao lado de Ferroviária e Remo, e o quarteto em 2025 vai disputar a Série B.

Enquanto a vaga na segunda divisão é um degrau recuperado na história do clube, seja depois de poucos anos, ou até mesmo décadas, um deles definitivamente subiu de patamar ao alcançar uma divisão inédita para a história do clube.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

David Braga Denilson Athletic Série C
Athletic vai estrear na Série B (Foto: Divulgação / Athletic)

CONFIRA HÁ QUANTO TEMPO OS CLUBES NÃO JOGAVAM A SÉRIE B

ATHLETIC

Semifinalista da Série D no ano passado, o Athletic fez sua estreia na terceira divisão em 2024, e da mesma forma vai disputar pela primeira vez na história a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2025.

Vale ressaltar que, apesar de ser um clube centenário, o Guerreiro se profissionalizou em 2018, tendo uma curta caminhada junto às competições da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) desde então.

FERROVIÁRIA

A Ferroviária também vem de conquistas consecutivas, já que foi vice-campeão da Série D em 2023, e de quebra levou uma vaga para disputar a Série B em 2025. O retorno da equipe afeana acontece após 30 anos, depois de ter participado na edição de 1995.

No ano seguinte, ainda tinha o direito de disputar a segunda divisão, mas abdicou da vaga por questões financeiras, logo depois de ter sido rebaixado do Paulistão no mesmo ano. As outras participações na Série B aconteceram em 1980 e 1981.

Ferroviária
Locomotiva é o clube há mais tempo sem disputar a Série B (Foto: @fotoscarolinaborges)

REMO

O Remo é quem menos demorou para garantir seu retorno à Série B. Com a quarta melhor campanha da Série C nos quadrangulares, o Leão jogou a divisão pela última vez em 2021, na época rebaixado no atual formato de pontos corridos, com a quarta pior campanha.

Time mais velho do quarteto, o Remo disputou a Série B por 23 vezes em sua história, sendo a divisão nacional que mais disputou. Em 1971, quando estreou, e em 1984, terminou vice-campeão, em ambas as oportunidades garantindo vaga na elite nacional.

VOLTA REDONDA

O Volta Redonda há quase três décadas também não disputava a Série B. A última vez havia sido em 1998, quando disputou a divisão pela oitava vez na história do clube, e caiu ainda na primeira fase.

A estreia aconteceu em 1981, embalando quatro participações, até 1984, retornando à Série B apenas em 1989, para uma participação isolada. Em 1996, conquistou outra vaga e permaneceu até se despedir dois anos depois.

GRANDE FINAL DA SÉRIE C

Líderes de seus respectivos grupos, Volta Redonda e Athletic vão disputar a grande final do Campeonato Brasileiro da Série C, em duas finais, nos dois próximos finais de semana.

No dia 12, o Voltaço manda a primeira decisão no Raulino de Oliveira, a partir das 17h30. Já no dia 19, a disputa acontece na Arena Sicredi, em São João del-Rei, no mesmo horário, sob mando do Guerreiro. Em caso de empate no agregado, a dupla disputa o título nos pênaltis.

Confira também: