Série C: Guarani exibe nome de vereador em placar do Brinco e fere lei eleitoral
Durante partida contra o Mogi Mirim, o candidato a reeleição Cid Ferreira foi homenageado até pela locutora do estádio
Durante partida contra o Mogi Mirim, o candidato a reeleição Cid Ferreira foi homenageado até pela locutora do estádio.
Campinas, SP, 14 (AFI) – Na vitória por 1 a 0 sobre o Mogi Mirim, em jogo válido pela penúltima rodada da Série C do Brasileiro, na última segunda-feira, o placar do Brinco de Ouro exibiu o nome do vereador Cid Fereira, candidato a reeleição em Campinas. Além disso, o político foi exaltado pela locução do estádio. A ação fere a legislação eleitoral, que proíbe a promoção de candidatos em locais de grande aglomeração como templos, escolas, cinemas, ginásios, estádios, entre outros.
No momento em que o nome estava sendo exibido no placar eletrônico, a locutora oficial do estádio repetiu algumas vezes um agradecimento ao “O Guarani Futebol Clube agradece o vereador Cid Ferreira pela implementação do Dia da Glória Bugrina”. Todas as vezes que a frase foi repetida, grande parte dos 4 mil torcedores presentes estádio vaiaram e os mais exaltados soltaram xingamentos.
O Dia da Glória em questão foi um projeto de lei articulado pelo vereador para o homenagear o título brasileiro conquistado pelo Bugre em 1978. A proposta foi feita pelo parlamentar no segundo semestre do ano passado. Cid Ferreria estava presente no Brinco de Ouro e disse que foi pego de surpresa com a ‘homenagem’.
“Eu fui ao Brinco apenas para torcer para o Guarani e não fazia ideia de que iria acontecer essa ação. Além do mais, sei que é proibido. Não faria isso porque correria o risco de ser punido, ou até caçado. Mas isso tem que ficar claro, porque não posso ser punido por alguma coisa sobre a qual não tenho responsabilidade”, disse.
Na entrada do estádio, um grupo de cabos eleitorais marcou presença para distribuir santinhos e panfleto como forma de divulgar a campanha do vereador. Diferente da ação cometida dentro do estádio, esse tipo de divulgação é permitido por lei.
Segundo a assessoria de imprensa do Guarani, a ação de divulgar o nome de Cid no placar do estádio foi uma iniciativa individual de Carlos Queiróz, membro do conselho de administração do clube, para homenagear o projeto do Dia da Glória Bugrina. O clube também afirma que não pediu votos e que não apoia a candidatura do político.