Série C: Em busca da 1ª vitória, São Bento tenta quebrar tabus para vencer o dérbi
O Alviceleste, que vinha jogando a terceira divisão nacional com time alternativo, ainda não venceu (quatro empates e quatro derrotas)
O Alviceleste, que vinha jogando a terceira divisão nacional com time alternativo, ainda não venceu (quatro empates e quatro derrotas)
Sorocaba, SP, 02 (AFI) – Fora de casa, o São Bento faz dérbi regional com o rival Ituano na noite desta quarta-feira (02), às 20 horas, no Estádio Municipal Novelli Júnior, o Majestoso da Vila Nova, em Itu, jogo este válido pela nona e última rodada do primeiro turno da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C.
Depois de conquistar o acesso à primeira divisão paulista de 2021, o Bentão deixa um pouco de lado o pensamento quanto a final da Série A2 contra o São Caetano e volta suas atenções para o certame nacional, onde se encontra em situação delicada.
O Alviceleste, que vinha jogando a terceira divisão nacional com time alternativo, ainda não venceu (quatro empates e quatro derrotas). A equipe sorocabana, que vem de tres empates seguidos, respectivamente, Tombense-MG, Volta Redonda-RJ e Boa Esporte-MG (todos por 1 a 1), aparece na penúltima posição do Grupo B, com quatro pontos, mesma pontuação do lanterna Boa Esporte-MG. Mesmo vencendo o dérbi, o Bentão ainda não deixará a zona de rebaixamento, já que o São José-RS é o primeiro fora do Z2, com oito pontos ganhos.
Mas, vencer o rival e conquistar a primeira vitória na Série C, não será missão fácil para os comandados do técnico Edson Vieira, pois o Galo de Itu também briga para se distanciar da zona da degola e se aproximar da zona de classificação à próxima fase da competição.
Os ituanos, dirigidos pelo técnico Vinícius Bergantin, aparecem na sétima posição da chave, com nove pontos, cinco de vantagem sobre o rival sorocabano. Por outro lado, o Rubro-negro de Itu tambem quer os tres pontos do derbi para se reabilitar da derrota sofrida na rodada passada, fora de casa, para o Ypiranga-RS por 2 a 1 e chegar a quinta posição da tabela.
Porém, se vencer o São Bento por quatro ou mais gols de diferença, o Ituano dormirá dentro do G4, que no momento é fechado pelo Criciúma, que soma 12 pontos e 3 gols de saldo.
Retrospecto do dérbi
Rivais desde 1985, São Bento e Ituano se enfrentaram 25 vezes por competições oficiais, com retrospecto do dérbi regional amplamente favorável ao time de Itu. São 16 triunfos para os rubro-negros, contra apenas três vitórias dos sorocabanos, alem de seis empates. O Galo de Itu marcou 39 gols, contra 16 do Alviceleste.
Bentão tenta quebrar 2 tabus ao mesmo tempo
Além do retrospecto negativo, o Bentão jamais venceu o Ituano como visitante e também não vence o dérbi há 7 anos. A última vitória beneditina sobre o Ituano foi por 2 a 0, gols de Rodrigo e Elton Morelato, no Walter Ribeiro, em Sorocaba, pela 13ª rodada do Grupo 3 da primeira fase da Copa Paulista de 2013. De lá pra cá, foram dois empates e seis derrotas em mais oito dérbis.
Último dérbi
No encontro mais recente, com gols de Claudinho e Martinelli, na segunda etapa da partida, o Ituano venceu o Bentão por 2 a 0, no Estádio Novelli Júnior, em Itu, pela terceira rodada da primeira fase do Paulistão do ano passado.