Sorocaba, SP, 03 (AFI) – Terminou nesta terça-feira, o prazo para a inscrição de chapas para as eleições do próximo dia 10 de outubro, no Esporte Clube São Bento, que escolherá seu novo presidente para o triênio 2018, 2019, 2020. O próximo mandatário vai substituir o atual presidente, Fernando Martins Costa Neto, que fecha nesta semana seis anos de boa gestão frente ao clube, tirando o Bentão da Série A3 paulista e colocando o clube na segunda divisão do Brasileiro.
E o mistério foi desfeito, e uma chapa apenas se inscreveu. E com surpresas, ao contrário do que muito esperavam, sem as presenças de dois nomes de muita credibilidade, Fernando Martins e Agacir Maister, Xixo, homem forte das finanças e junto com o presidente instalou uma gestão “pés no chão” seis anos, gastando apenas o que o clube arrecadava, tirando o Bentão do “buraco financeiro” que estava há muitos anos e reestruturando todo o clube. A solicitação da não participação diretamente na diretoria, teria partido de ambos, segundo alguns pelo desgaste do trabalho nestes anos todos.
Com isso, deve assumir a presidência do clube, e ser aclamado dia 10 de outubro, o advogado Márcio Rogério Dias, que nestes anos todos, foi o homem forte do futebol do São Bento. O vice será outro diretor bastante atuante neste período, Almir Laurindo, que foi diretor do clube nesta gestão que finda.
No entanto a informação que circulou é que a nova diretoria pretende criar dois cargos especiais para Xixo, no setor financeiro, um espécie de consultor, e para Fernando, que poderia ser a pessoa responsável por representar o clube junto à Federação Paulista e CBF, de forma institucional.
Outro diretor da atual gestão que não participa da nova chapa é Denilson Monteiro, que fez um grande trabalho como diretor, nestes anos todos no clube. As novidades da nova chapa para o triênio 2018-2020 são dois sãobentistas, nomes bastantes conhecidos em Sorocaba: José Humberto Urban Filho, que será diretor de futebol profissional. E José Abrão Filho, que ocupa a função de secretário geral.
Com isso, a chapa “Avanti São Bento”, que deve ser aclamada dia 10 de outubro pelos associados do São Bento, hoje mais de 1100 (Cerca de 450 com direito a voto), foi assim composta: Diretoria Executiva – Márcio Rogério Dias (Presidente), Almir Laurindo (Vice-presidente), José Humberto Urban Filho (Diretor de futebol profissional), Marcelo Anderson “Batoré” Coelho ( Diretor de futebol amador), José Abrão Filho (Secretário), Wilson Vieira (Tesoureiro) e Sérgio Augusto Garcia (Diretor de Patrimônio).
GRANDES DESAFIOS EM 2018
E a nova diretoria já terá muito trabalho pela frente. Preparar o Bentão para o Campeonato Paulista e manter o time na elite em 2018. Para a Copa do Brasil, possivelmente, e ainda o maior desafio, a partir de maio, que é o difícil Campeonato Brasileiro da Série B. Além disso, outra missão, será manter o treinador Paulo Roberto Santos, unanimidade em Sorocaba pelo grande trabalho em quatro anos, mais de 100 jogos pelo clube. Não é segredo para ninguém que o treinador, que levou o time a dois acessos nacionais em dois anos seguidos, Série C em 2016 e Série B em 2017, tem o nome muito valorizado no mercado e vem sendo sondado por times de várias séries.
DISPUTA NO CONSELHO
Outra eleição que promete no São Bento é do Conselho Deliberativo. Duas chapas concorrem: “Voz das Arquibancadas” e Unidos pelo São Bento”, disputa que promete muito. Lembrando que Wiliam Alves deixa a presidência do Conselho neste ano
E O TIME?
Mas além da agitação fora de campo, dentro dos gramados o Bentão ainda sonha com uma vaga na final do Brasileiro da Série C, e joga sábado no Estádio Rei Pelé, em Maceió, diante do CSA. No primeiro jogo o São Bento perdeu por 1 a 0 em Sorocaba e precisa repetir o placar do adversário para provocar os penais ou fazer mais de um gol de saldo para se classificar.
O time de Paulo Roberto treinou nesta terça-feira no CIC, trabalha quarta e quinta e depois viaja a Maceíó. Para esse jogo, o técnico terá a volta do zagueiro titular João Paulo. Suspenso, o reserva Mateus não viaja. Paulo Roberto disse depois do jogo em Sorocaba que gostou do time no segundo tempo com Cassinho e Branquinho que deram mais efetividade e qualidade do meio para frente. Portanto, não será surpresa se ambos ganharem uma posição no time azul e branco paulista.
Paulo Roberto disse à imprensa que acredita na virada e que não se trata de uma situação irreversível. Lógico que se não vencêssemos, mas também não perdêssemos, estaríamos em situação melhor, mas o placar de 1 a 0 não nos tira totalmente da briga pela final. Ainda está em aberto e vamos lutar até o final e precisamos furar o bloqueio do adversário, com paciência, para entrar pelos lados”, comentou.