Série C: Candidato único, José Luiz Ferreira de Almeida assume presidência da Portuguesa
A eleição foi realizada nesta quinta-feira e o novo mandatário tem planos ambiciosos para reerguer a Lusa
A eleição foi realizada nesta quinta-feira e o novo mandatário tem planos ambiciosos para reerguer a Lusa

São Paulo, SP, 29 (AFI) – Exatamente um mês depois de Jorge Manuel Marques Gonçalves renunciar, a Portuguesa tem um novo presidente. Em eleição realizada na noite desta quinta-feira, no Canindé, o advogado José Luiz Ferreira de Almeida “ganhou” a chance de comandar a Lusa até dezembro de 2016. “Ganhou” é modo de dizer, porque a sua chapa foi a única registrada. Ele irá ‘tampar’ um buraco até que uma nova eleição seja realizada.
“Estou emocionado. Atingi o máximo dos sonhos da vida. Sou sócio desse clube desde setembro de 1965. Isso (Portuguesa) foi minha vida desde criança”, falou emocionado o novo mandatário rubroverde em entrevista ao repórter Paulo Sodate, da Rádio 220 Web.

A eleição foi tranquila, diferente dos dias que antecederam a votação. Isso porque, alguns conselheiros tentaram impugnar sua candidatura alegando que estava com mensalidade atrasada no momento em que inscreveu a chapa. No entanto, José Luiz Ferreira de Almeida entrou com recurso e pôde ser eleito. Agora, ele espera que todos se unam em prol da Portuguesa.
“Não existe mais divisão, não existe mais luta política. Isso não é utopia. Vou trazer todo mundo para o meu lado. Quem tiver proposta vou ouvir. Quero resgatar os grandes homens que se afastaram do clube. Vamos trazer todo o sacrifício, posso até fazer o impossível, mas a Portuguesa vai voltar a ser o que era”, afirmou José Luiz Ferreira de Almeida.
As outras pessoas que vão compor a nova diretoria da Lusa ainda não foram divulgadas, pois “faltam alguns nomes” segundo o presidente.

PROJETO
Um dos carros-chefes da nova diretoria é o Estádio do Canindé, que só não foi leiloado no começo do ano devido as dívidas trabalhistas porque o terreno pertence a Prefeitura de São Paulo. De acordo com José Luiz Ferreira de Almeida, o investidor – cujo nome não foi revelado – vai comprar o terreno e reconstruir o estádio, assim como a área em volta dele. Seria um projeto imobiliário.
“O investidor vai comprar o terreno da Prefeitura e a Portuguesa vai ser dona desse terreno, junto com o investidor, e terá um patrimônio. E pode ser que não seja só um (investidor)”, comentou o presidente.
E O FUTEBOL?
No entanto, uma das principais preocupações dos torcedores é em relação ao futebol. Por conta dos problemas financeiros, o clube não conseguiu honrar com suas obrigações nos últimos anos e hoje amarga a Série A2 do Campeonato Paulista e a Série C do Brasileiro. Neste primeiro semestre, a Lusa quase foi rebaixada à Série A3 e os jogadores ameaçaram dar W.O por conta dos salários atrasados na partida contra o Parnahyba-PI pela Copa do Brasil.
Ciente de que o elenco precisa ser reforçado urgentemente, pois a Série C começa em menos de um mês (final de semana dos dias 21 e 22), José Luiz Ferreira de Almeida revelou que já iniciou alguns contatos e a ideia é montar um time que não custa nada para a Portuguesa.

“A Portuguesa precisa montar um time até dia 10 ou 12 de maio. Vários contatos já estão sendo feitos, inclusive com gente de fora (da Europa), para que faça um time a custo zero. Aquele empresário que quiser trazer um jogador vai ter que arcar com tudo, porque hoje o clube não tem dinheiro para nada”, revelou o presidente.
Uma das saídas também é contar com a colaboração de outros clubes, principalmente os chamados “grandes” de São Paulo (Corinthians, Palmeiras, São Paulo e Santos). Para José Luiz Ferreira de Almeida, todos iriam sair ganhando com isso.
“Os clubes coirmãos já manifestaram interesse em ajudar a Portuguesa. Não só os daqui de São Paulo, mas outros também. E isso seria bom para eles, pois, na medida que a gente realiza um bom campeonato na Série C, os jogadores vão chamando a atenção”, finalizou o mandatário.
A Portuguesa está no Grupo B da Série C ao lado de Ypiranga, Tombense, Macaé, Boa Esporte, Juventude, Guaratinguetá, Botafogo-SP, Guarani e Mogi Mirim. A estreia será no dia 21 de maio, contra o Macaé, no Canindé.