Série C: Botafogo-PB pode igualar pior campanha da história da 2ª fase

Com dois pontos conquistados em cinco jogos, os resultados do Belo nos quadrangulares contrastam o que a equipe fez na primeira fase

O Botafogo empatou duas vezes e sofreu três derrotas nas primeiras cinco rodadas. Nem mesmo uma vitória salva o Belo na Série C

Botafogo-PB
Belo tenta evitar recorde negativo nos quadrangulares (Foto: Cristiano Santos)

João Pessoa, PB, 30 (AFI) – Apesar de alcançar a melhor campanha da história da primeira fase do Campeonato Brasileiro Série C, no formato que é disputado desde 2022, o Botafogo-PB pode terminar o quadrangular com a estatística oposta.

No final de semana, o Belo foi derrotado pelo Volta Redonda por 2 a 1, no Raulino de Oliveira, pela quinta rodada, e não tem mais chances de acesso. Foram dois empates e três derrotas no Grupo B, com apenas dois pontos somados.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Botafogo-PB
Belo tenta evitar recorde negativo nos quadrangulares (Foto: Cristiano Santos)

PIOR CAMPANHA DOS QUADRANGULARES?

Os 13% de aproveitamento mantém o Botafogo na lanterna e na terceira divisão de forma antecipada. Além disso, ainda corre o risco de igualar o Paysandu, que em 2021 terminou com os mesmos dois pontos somados nas seis rodadas, o pior desempenho desta etapa, que é disputada em quadrangulares desde 2020.

Na ocasião, o Papão empatou sem gols com Criciúma e com o próprio Botafogo, sofrendo quatro derrotas em sequência: por 3 a 1 e por 4 a 1 para o Ituano, além de dois 1 a 0, contra Belo e Carvoeiro. Foram dois gols marcados e nove sofridos.

O Botafogo tenta amenizar as estatísticas se despedindo com uma vitória. O time de Evaristo Piza estreou com derrota para o Remo, por 2 a 1, e em seguida empate com o Volta Redonda, sem gols. Nos duelos contra o São Bernardo, perdeu por 1 a 0 e empatou sem gols, até que voltou a enfrentar o Esquadrão de Aço e sofreu revés por 2 a 1, no embate que foi eliminado e garantiu o acesso do Voltaço. São dois gols marcados e cinco sofridos.

INIMIGO DO ATUAL FORMATO?

Em 2020, quando se inaugurou os quadrangulares, o Botafogo quase foi rebaixado quando a primeira fase ainda era dividida em dois grupos. No ano seguinte, se despediu do formato eliminado nos quadrangulares, dividindo grupo com os classificados Ituano e Criciúma, além do Paysandu, dono da pior campanha desta fase.

Em 2022, onde a primeira fase foi definida com todos os 20 clubes batalhando em pontos corridos na mesma tabela, ficou em nono lugar, fora do G-8 que garantia o avanço. Nas duas disputas mais recentes, foi eliminado nos quadrangulares com campanhas extremamente decepcionantes.

NA 1ª FASE A HISTÓRIA FOI OUTRA

Soberano nas primeiras 19 rodadas, o Botafogo fez história na fase inicial da Série C. O atual formato, disputado em grupo único pelo terceiro ano seguido, viu o Belo alcançar 41 pontos. Em 2022, o Mirassol havia somado 33, enquanto o Operário-PR no ano passado alcançou 36 pontos.

Evaristo Piza e companhia levaram o Alvinegro da Estrela Vermelha a 72% de aproveitamento no correspondente a um turno das duas divisões superiores, com 12 vitórias, cinco empates e apenas duas derrotas.

DESPEDIDA DO BOTAFOGO

A última rodada acontece por completo no sábado (05), a partir das 17h30, simultaneamente. O Botafogo vai receber o Remo apenas cumprindo tabela e se despedindo da temporada, no Almeidão, em João Pessoa.

Confira também: