Série C: Botafogo-PB pela 3ª vez em 5 anos é eliminado no quadrangular de acesso

O Belo disputou a nova segunda fase da Série C em 2021, 2023 e 2024, mas não conquistou o acesso em nenhuma delas

O Botafogo-PB volta para 2025 com o mesmo calendário, a disputar Paraibano, Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série C

Botafogo-PB
Belo caiu em três das cinco edições do quadrangular (Foto: Divulgação)

João Pessoa, PB, 09 (AFI) – Quando a situação aperta na Série C do Campeonato Brasileiro, o Botafogo-PB não tem correspondido. Há cinco anos o torneio conta com a fase de quadrangular após a primeira fase, e em 2024, o Belo foi eliminado nesta etapa pela terceira vez.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Na última tentativa, o Alvinegro da Estrela Vermelha terminou com a melhor campanha da primeira fase desde 2022, quando a etapa foi reformulada, somando 41 pontos em 19 rodadas e 72% de aproveitamento.

No entanto, disputando o quadrangular, empatou duas vezes e foi eliminado sofrendo três derrotas. A primeira vitória só saiu na sexta e última rodada, se despedindo da temporada já sem condições de buscar o acesso.

Botafogo-PB
Belo caiu em três das cinco edições do quadrangular (Foto: Divulgação)

ESTREIA EM 2021

O atual formato de quadrangulares foi inaugurado em 2020, quando o Botafogo disputou a Série C, mas caiu ainda na primeira fase. No ano seguinte, disputou o acesso com Ituano e Criciúma, que subiram, além do Paysandu, que até hoje fez a pior campanha desta fase.

Na ocasião, o Belo concluiu o primeiro turno com dois empates e uma derrota. Em seguida, venceu duas vezes e chegou vivo na última rodada, mas uma nova derrota para o Galo de Itu derrubou o time paraibano.

2ª TENTATIVA DOIS ANOS DEPOIS

Em 2022, quando se inaugurou exatamente o formato disputado hoje, o Botafogo ficou em nono, e não se classificou. Em seguida, terminou em sexto no ano de 2023, retornando aos quadrangulares para uma segunda tentativa.

Desta vez, dividiu grupo com o estreante Amazonas, que mais tarde iria se sagrar campeão, com o Paysandu, que também subiu, e com o Volta Redonda, que pela segunda vez seguida ficou sem a vaga. Embora tenha vencido a Onça na estreia, sofreu cinco derrotas consecutivas, e adiou o sonho do acesso, com apenas três pontos conquistados e a última colocação.

BOTAFOGO-PB NOVAMENTE CAI NOS QUADRANGULARES

Em 2024, o Belo viu o Volta Redonda terminar com a melhor campanha do grupo, somando 12 pontos, e garantir vaga na final, para além do acesso. Quem também subiu foi o Remo, com nove pontos. Em terceiro, os paraibanos somaram cinco pontos, assim como o lanterna, e também eliminado pela segunda vez seguida, São Bernardo.

2025

Atual campeão Paraibano, o Botafogo terá o mesmo calendário para 2025, com o torneio estadual, além de Copa do Brasil, Copa do Nordeste e Série C do Campeonato Brasileiro.

Confira também: