Série C: Athletic vai do amador à Série B em sete anos

O Esquadrão de Aço conquistou dois troféus e dois Títulos do Interior, além de quatro acessos e diversas estreias

Além de disputar a final do Campeonato Brasileiro da Série C, o Athletic em 2025 tem vaga para estrear na Série B

Athletic
Guerreiro voltou ao profissional há sete anos (Foto: Divulgação / AC)

São João del-Rei, MG, 09 (AFI) – Foram necessários apenas sete anos para o Athletic construir história mais grandiosa do que o período de seu centenário, que completou em 2009. Isso porque em maio de 2018 confirmou seu retorno ao futebol profissional, quando iniciou de vez o trajeto rumo ao holofotes do futebol brasileiro.

Há sete anos atrás, o Guerreiro confirmou junto à Federação Mineira de Futebol que disputaria a Segunda Divisão Mineira – correspondente ao Paulista A3 -, encerrando o período de 49 anos inativo. Desde então, levantou dois títulos e conquistou quatro acessos, além das várias estreias em torneios da CBF.

SAF E CARAS CONHECIDAS

Tentando se modernizar durante o crescimento, o Athletic acertou em dezembro de 2021 a venda de 49% do clube para a V2 Participações, dos empresários Vinícius Diniz e Victor Felipe Oliveira. No ano seguinte, Vinícius, dono do Grupo Futbraz, adquiriu 90% do Esquadrão de Aço.

Durante os sete anos, diversos nomes conhecidos passaram pelo clube. Entre eles, o ex-atacante uruguaio Loco Abreu, em 2021, e o também ex-atacante Ricardo Oliveira, no ano seguinte, e Sassá, hoje no Amazonas, com passagem pelo clube em 2023.

NOVIDADE! Futebol Interior agora está nos Canais do WhatsApp. Participe agora!

Athletic Ricardo Oliveira
Ricardo Oliveira defendeu o Guerreiro em 2022 (Foto: Pedro Vilela)

ATHLETIC CELEBRA CONQUISTAS EM SETE ANOS

2018-2020

Em 2018, o Athletic ressurgiu na disputa da terceirona mineira, e foi vice-campeão ao ser derrotado pelo Coimbra na grande final, mas levou o acesso para o Módulo II – correspondente ao Paulista A2. Na ocasião, o zagueiro Danilo Cardoso e o lateral-esquerdo Nathan já defendiam o Esquadrão. Desde então, Danilo só não atuou em 2019, enquanto o lateral participou de todas as temporadas.

No ano seguinte, a temporada foi curta, com apenas 11 jogos e a eliminação na primeira fase do Módulo II, terminando em sétimo lugar entre 12 clubes. Em 2020, terminou em na segunda posição, tanto na primeira fase quanto no quadrangular, garantindo o acesso à elite.

2021-2022

Estreando no Campeonato Mineiro, fez campanha tímida em 2021, terminando em oitavo, eliminado na semifinal do Troféu Inconfidência, para o URT, nos pênaltis.

Foi em 2022 que o Guerreiro começou a colocar São João del-Rei no mapa, com a segunda melhor campanha na primeira fase, atrás do Galo, indo às semifinais a frente de Cruzeiro e Caldense. Na semi, caiu para a Raposa após duas derrotas, mas foi eleito o campeão do interior pela primeira vez, título atribuído à melhor campanha entre clubes do estado, sem considerar os da capital Belo Horizonte.

A campanha também coroou a estreia do Athletic em competições da CBF para o ano seguinte. Pelo regulamento, o bom desempenho no estadual garantiu ao Esquadrão vaga na Série D do Campeonato Brasileiro e Copa do Brasil do ano seguinte.

Athletic
Esquadrão conquistou títulos em MG (Foto: Fernanda Trindade / Athletic)

2023-2024

A estreia em 2023 aconteceu com título, ao vencer o Democrata GV por 1 a 0, conquistando a Recopa Mineira. Novamente semifinalista no estadual, agora contra América, Atlético e Cruzeiro, desta vez chegou como o único fora de BH, automaticamente conquistando novamente o Troféu do Interior.

Estreando na Copa do Brasil, acabou eliminado na primeira fase, após empate em casa com o Brasiliense-DF, por 1 a 1. Já na Série D, a jornada foi longa e com final feliz, já que caiu na semifinal, para a vice-campeã Ferroviária, mas abocanhou uma das quatro vagas de acesso.

Na atual temporada, ficou em quinto lugar na primeira fase do Mineirão e não disputou o título, mas se classificou para o Troféu Inconfidência, onde eliminou o Uberlândia na semifinal e se sagrou campeão em cima do Pouso Alegre.

Pela Copa do Brasil, eliminou o Volta Redonda com vitória por 1 a 0 em casa, e só caiu na segunda fase, ao ser derrotado pelo CRB, por 2 a 0, no Rei Pelé, em Maceió.

Já na Série C, terminou com a segunda melhor campanha da história da primeira fase como é disputada desde 2022, com 40 pontos em 19 rodadas – atrás apenas do Botafogo-PB deste ano, que fez 41. No quadrangular, fez a melhor campanha do Grupo C e garantiu vaga na grande final.

Athletic
Athletic disputa o Mineirão desde 2021 (Foto: Fernando Moreno)

FINAL DA SÉRIE C E 2025

Líderes de seus respectivos grupos, Volta Redonda e Athletic vão disputar a final da Série C, em dois jogos, nos dois próximos finais de semana.

No dia 12, o Voltaço manda a primeira decisão no Raulino de Oliveira, a partir das 17h30. Já no dia 19, a disputa acontece na Arena Sicredi, em São João del-Rei, no mesmo horário, sob mando do Guerreiro. Em caso de empate no agregado, a dupla disputa o título nos pênaltis.

O 2025 do Athletic terá mais novidades. Além de disputar novamente Campeonato Mineiro e Copa do Brasil, vai estrear na Série B do Campeonato Brasileiro, em seu oitavo ano desde o retorno e a ascensão meteórica no futebol profissional.

Confira também: