SÉRIE C: 6 times brigam por duas vagas na 2ª fase; outros 4 lutam contra rebaixamento
Botafogo-PB, Vitória, Aparecidense, Remo, Ypiranga e São José chegam com chances de classificação e brigam pelas duas últimas vagas
Do outro lado da tabela, Brasil-RS, Atlético-CE, Floresta e Confiança jogam a vida na Série C
Campinas, SP, 12 (AFI) – Chegou a hora da verdade. Neste sábado (13) será disputado de forma completa a 19ª e última rodada da primeira fase do Campeonato Brasileiro da Série C, com todos os dez jogos marcados para às 17h. Botafogo-PB, Vitória, Aparecidense, Remo, Ypiranga e São José chegam com chances de classificação e brigam pelas duas últimas vagas. Outros quatro times lutam contra o rebaixamento.
Dentre os times que buscam a classificação, a situação do Botafogo-PB é a mais tranquila. Invicto há oito jogos e dependendo da sua própria força, já que está na sétima colocação com 29 pontos, o time paraibano faz um duelo direto com o Aparecidense, que é nono com 26, e se empatar, estará garantido na segunda fase. Já os goianos precisam vencer e ainda contar com uma combinação de resultados.
Logo atrás vem o Remo, em oitavo, com 26, mas tem um duelo complicado fora de casa contra o já classificado Botafogo-SP, no Estádio Santa Cruz, em Ribeirão Preto. Para não correr riscos e não ter que depender de ninguém, os paraenses precisam vencer.
De olho em tropeços dos adversários diretos, estão Vitória, Ypiranga-RS e São José-RS. Em décimo com 26 pontos, o time baiano encara o desesperado Brasil de Pelotas, que luta contra a zona de rebaixamento, no Estádio Barradão, em Salvador. Para avançar, o time baiano terá que vencer ou empatar seu jogo, desde que Botafogo-PB ou Remo percam. Os gaúchos, por sua vez, que estão em 18º com 17, só se salvam da degola em caso de combinação de resultados.
Já os times do Rio Grande do Sul correm por fora na briga pela classificação. O Ypiranga está na 11ª colocação, com 25 pontos e enfrenta o já rebaixado Ferroviário. O São José, por sua vez, é o 12° colocado com 23 pontos e joga contra o Altos.
Por fim, Atlético-CE, Floresta e Confiança também lutam contra o rebaixanto. Em um duelo direto, Confiança e Atlético-CE jogam no Estádio Batistão no Sergipe. Caso não vença, o time cearense estará rebaixado, sem depender dos outros resultados. Já o Floresta, que tem 20 pontos, joga contra o Paysandu, fora de casa, e só seria rebaixado em caso de derrota e vitória do rival cearense.
Outro destaque fica para a liderança final da primeira fase, no qual Mirassol e Paysandu lutam por esse objetivo. As duas equipes vem empatadas com 33 pontos, mas o time paulista vem de duas derrotas seguidas e os paraenses embalados por três jogos sem derrota. O Mirassol irá encarar o Manaus, na Arena da Amazônia.
MODO DE DISPUTA
Os oito melhores avançam à segunda fase, enquanto os quatro últimos são rebaixados à Série D. Na segunda etapa, as oito equipes serão divididas em duas chaves de quatro equipes, jogando em turno e returno. Os dois primeiros de cada chave garantem acesso à Série B de 2023, enquanto os primeiros colocados se classificam para a final da Série C.
Confira também:
- LUTO! Morre Wellington Elias, o Diabinho, da imprensa de Aracaju
- Figueirense x ABC - Briga direta pelo 3º lugar da Série C
- Ferroviário x Ypiranga - Com fé e chance, Canarinho busca classificação
- Campinense x Volta Redonda - Pela honra do já rebaixado
- Aparecidense-GO x Botafogo-PB - Camaleão quer a torcida em peso para decisão