Série B: Ponte Preta faz eventos para reforçar os “Mais de 122 Anos de Democracia Racial”

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, lembra a morte de Zumbi dos Palmares

Haverá Bate-Papo Cultural com transmissão ao vivo pela PonTV, no YouTube e lançamento do livro, ‘Brasil Tumbeiro’ , do ex-goleiro Aranha, dentre outros eventos

PONTE RACIAL 1

Campinas, SP, 10 (AFI) – Diversos eventos estão programados pela Ponte Preta para celebrar a Consciência Negra em Campinas, desde lançamento de livro do ex-goleiro Aranha, publicação de reportagens e debates na internet, além de palestras sobre o tema.

Com a Democracia Racial inserida em suas raízes desde seu nascimento, há mais de 122 anos, a Ponte Preta estabeleceu a Primeira Democracia Racial no Futebol Brasileiro e vai abrir, na sexta-feira (11), uma série de homenagens e debates até próximo domingo (20), data em que é lembrado o Dia Nacional da Consciência Negra.

ZAIMAN

Inicialmente, a Macaca lembrará a data nesta sexta-feira, durante a Reunião Ordinária do Conselho Deliberativo, com palavras do jornalista Zaiman de Brito Franco, que vai falar sobre o tema.

REPORTAGENS

A programação seguirá até o domingo (20). O site oficial da Macaca vai publicar reportagens contando histórias de lutas, vitórias e algumas das conquistas de atletas negros que vestiram seu manto sagrado.

PONTE Racial 01
Série B: Ponte Preta faz eventos para reforçar os “Mais de 122 Anos de Democracia Racial” 5

DEBATE CULTURAL

Na quarta-feira (16), dois eventos estão na programação. Às 16h, jornalistas negros de Campinas e região participarão de um Bate-Papo Cultural, no Salão Nobre Pedro Pinheiro, com transmissão ao vivo pela PonTV, no YouTube. O tema básico será: “A resistência da cultura negra: dos quilombos às comunidades”.

Vão participar o presidente do Conselho Deliberativo Tagino Alves dos Santos e a diretora Lucimara Ferreira, representando a Ponte Preta. Os jornalistas que confirmaram presença são Hidaiana Rosa (EPTV), Elias Aredes (Rádio Brasil), Israel Moreira (Rádio Jovem Pan News) e Maurício Camargo (Portal Esporte Multimídia e Web Rádio Macacada Reunida).

Ponte RACIAL 02
Série B: Ponte Preta faz eventos para reforçar os “Mais de 122 Anos de Democracia Racial” 6

LIVRO

Na mesma quarta-feira, às 19h, o ex-goleiro e agora escritor Aranha fará o lançamento de seu livro, ‘Brasil Tumbeiro’ (editora Mostarda), obra com o título que se contrapõe ao termo (tumba) usado na época em que os negros eram trazidos em navios da África para o Brasil. Haverá sessão de autógrafos e, para encerrar, haverá coletiva de imprensa.

O Dia Nacional da Consciência Negra, 20 de novembro, lembra a morte de Zumbi dos Palmares, último líder do quilombo dos Palmares, assassinado em 1695. Há décadas, este mês tem se tornado referência para atividades que inspiram a luta, resistência e, principalmente, a rebeldia do povo negro.

Confira também: