Serie B: Novorizontino defendeu arbitragem mais justa e profissional

No primeiro momento, uma intertemporada será feita com 95 árbitros de todo o Brasil, entre 1º e 5 de agosto, no Rio de Janeiro.

No evento, a CBF apresentou e discutiu melhorias para o futebol brasileiro,

Novorizontino Arbitros
Dirigentes da CBF e presidentes de clubes discutiram melhorias na arbitragem. Foto: Reprodução CBF.

Campinas, SP, 27, (AFI) – O presidente Genilson da Rocha Santos, do Novorizintino apoiou medidas propostas pela Confederação Brasileira de Futebol (CBF) na reunião de terça-feira (26). O dirigente esteve presente e defendeu a construção de um futebol mais justo e profissional, com envolvimento de todas as partes.

Produtiva

A reunião realizada entre dirigentes da maior entidade do futebol nacional e os presidentes dos clubes das Séries A e B do Campeonato Brasileiro, segundo Genilson, foi produtiva. No evento, a CBF apresentou e discutiu melhorias para o futebol brasileiro, entre elas a melhor preparação das equipes de arbitragem, alvos de inúmeras reclamações no primeiro turno do Campeonato Brasileiro.

“O Grêmio Novorizontino pensa igual a CBF com este senso comum de profissionalização, da construção conjunta de algo melhor. Acreditamos no futuro do futebol, de fazê-lo mais justo, profissional e melhor, com todos se sentindo envolvidos. Agradecemos à CBF pela oportunidade e acreditamos que está se vivendo um novo tempo dentro desta casa”, disse Genilson, presidente do Tigre.

Medidas

O presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues, e o presidente da Comissão de Arbitragem, Wilson Seneme, apresentaram medidas que contribuirão nesse processo. No primeiro momento, uma intertemporada será feita com 95 árbitros de todo o Brasil, entre 1º e 5 de agosto, no Rio de Janeiro. Os árbitros terão à disposição 840 perfis em plataforma de vídeo e estatísticas para assistirem aos lances dos jogos em que atuam, analisando acertos, revisando erros e recebendo online, com mais agilidade, a avaliação dos instrutores.

A Comissão de Arbitragem criará o quadro VAR-CBF com 128 árbitros homologados e realizará sessões de treinamentos práticos presenciais mensais, a partir de agosto. Grupos serão levados ao Centro de Excelência da Arbitragem Brasileira, no Rio de Janeiro, para aperfeiçoamento constante.

Outras medidas anunciadas são: a realização da pré-temporada anual para a arbitragem da CBF; o estabelecimento do Programa de Assistência ao Desempenho da Arbitragem (PADA), com assistência multidisciplinar integrada; a publicação de áudio e vídeo das principais checagens e revisões em até 24h após a partida na Série A e 48h na Série B; a disponibilização da linha virtual de impedimento ao vivo para as transmissões da TV, que já tem sido realizada nas últimas rodadas; e o fornecimento de simuladores do VAR para treinamento online à distância e presencial semanal.

Confira também: