Série B: Ituano teme que Vasco conquiste o acesso no ‘tapetão’. Entenda!

Julgamento no STJD acontecerá na tarde da próxima quinta-feira, no Rio.

Ituano é o campeão do returno e quer o acesso na última rodada da Série B.

Paulo Silvestri Ituano 2022
Gestor do Ituano, Paulo Silvestri acredita no acesso do Galo dentro de campo.

Itu, SP, 30 (AFI) – O Ituano está há uma vitória do acesso na Série B do Campeonato Brasileiro. Contudo, os dirigentes do time paulista terão dias apreensivos pela frente, já que o Vasco pode conquistar o acesso antecipado na próxima quinta-feira em julgamento no Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD).

O julgamento envolve o Sport, denunciado nos artigos 205, 211 e 213 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva (CBJD), além dos artigos 19 e 20 do Regulamento Geral de Competições da CBF, curiosamente após grande confusão em partida contra o Vasco, no Recife, pela 35ª rodada.

O time pernambucano está sujeito há muitas penas, inclusive com a perda dos pontos em disputa a favor do adversário (no caso o Vasco). Ou seja, ao invés de ficar com o ponto conquistado no empate por 1 a 1, a condenação daria a vitória ao time carioca, ou seja, lhe dando mais dois pontos antes da última rodada do campeonato.

A perda de pontos está disposta no artigo 205, § 1º, do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, que além da perda dos pontos ainda traz como condenação uma multa de R$ 100 a R$ 100 mil.

Caso o Vasco some mais dois pontos em virtude do julgamento e consequentemente fique com a terceira vaga na Série A de 2023, a briga do Ituano pelo acesso passará a ser diretamente contra o Bahia.

Atualmente, o Ituano é quinto colocado, com 57 pontos. Dois pontos atrás do Bahia, terceiro, com 59. Neste caso, para o time paulista conquistar o acesso, os baianos teriam que perder para o CRB, em Maceió, além, claro, do Galo de Itu bater o Vasco no interior de São Paulo.

Confira também: