Série B: Futebol Paulista foi enorme decepção na temporada

Ficou claro que os clubes do interior paulista não tiveram a qualidade e o investimento necessários para subir. Quem sabe em 2023...

Futebol paulista teve quatro times: Ituano, Guarani, Ponte Preta e Novorizontino. Mas nenhum deles conseguiu atingir o objetivo maior

Guarani 1 x 0 Chapecoense
Guarani se recuperou no 2º turno. Fotos: Thomaz Marostegan - GFC

Campinas, SP, 11 (AFI) – O Campeonato Brasileiro da Série B terminou no último domingo, mas só hoje resolvi analisar o que aconteceu nesta importante competição onde Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia subiram para a Série A e CSA, Brusque, Operário e Náutico caíram para a Série C.

Neste ano o futebol paulista teve quatro representantes (Ituano, Guarani, Ponte Preta e Novorizontino), porém, nenhum deles conseguiu atingir o objetivo maior que era voltar a divisão principal do futebol brasileiro.

A participação dos quatro foi de nível médio para péssimo, porque, se o Ituano chegou até a brigar para ficar entre os quatro classificados, o Novorizontino só escapou da degola na última rodada, com campanha muito aquém do que seus torcedores esperavam.

A verdade é que, se no passado o futebol paulista sempre brigou pelos primeiros lugares nesta série, de uns tempos para cá isso não acontece mais. Falta competência diretiva, dinheiro e até vontade dos dirigentes do interior para encarar de forma mais responsável e objetiva a disputa deste campeonato, que já foi o sonho dourado dos torcedores do interior paulista.

Acho até que passou da hora dos clubes mais tradicionais de nosso Estado voltarem a pensar grande e, à partir do próximo ano, entrarem forte na luta para recuperar o tempo perdido. 


ITUANO FOI O MELHOR
Entre os clubes paulistas que disputaram a Série B, o Ituano foi o que fez melhor campanha e chegou em sexto lugar com 57 pontos  no seu ativo. O Guarani, de Campinas, foi o décimo colocado com 51. A Ponte Preta foi a décima segunda colocada e chegou aos 49 pontos ganhos e o Novorizontino foi o décimo sexto, com 44.

Ficou claro que os clubes do interior paulista não tiveram a qualidade e o investimento necessários para subir. A classificação final do Brasileirão Série B foi a seguinte. Cruzeiro  campeão  com 75 pontos ganhos. Grêmio somou 65. Vasco, 64. Bahia, 62.

Depois, vieram o Sampaio Corrêa, 58. Sport, 55. Criciúma, 56. Londrina, 53. Guarani, 51. CRB, 50. Ponte Preta, 49. Vila Nova, 47. Chapecoense e Tombense, 45. Novorizontino, 44. CSA, 42. Brusque e Operário, 34. Náutico, 30.

Ituano, melhor paulista
Com campanha histórica, Ituano chegou perto do acesso. Foto: Miguel Schincariol – IFC


CONFIRA A CLASSIFICAÇÃO COMPLETA

RAPOSA MERECIDO
O Cruzeiro que passou a ter Ronaldo Fenômeno como presidente, foi muito bem administrado e chegou ao título por antecipação. Já o Náutico, clube tradicional de Pernambuco e do futebol brasileiro, conseguiu ser o pior time da série B deste ano. Vai ser difícil voltar a ser um dia o que já foi. 

O Cruzeiro foi mesmo o melhor time desta Série B. Começa pelo número de vitórias, 23 em 38 jogos. Time mineiro também teve o melhor ataque com 57 gols marcados. As defesas menos vazadas foram as do Cruzeiro e do Grêmio, com 26 gols sofridos. E o melhor saldo ficou com o time azul de BH, 31 gols.

Com o acesso de Cruzeiro, Grêmio, Vasco e Bahia, a Série A estará super valorizada no ano que vem, porque estes quatro clubes são considerados de ponta no futebol brasileiro. Todos já foram campeões, pelo menos, uma vez.

Com a ascensão dos quatro, a divisão de elite do futebol brasileiro em 2023 contará, de fato, com os vinte melhores clubes do País, tanto no que se refere a suas histórias, mas também pelo número de torcedores que possuem.

Cruzeiro no Mineirão
Cruzeiro teve os melhores números da Série B e mereceu o título

CALENDÁRIO ESTABELECIDO
No ano que vem a Série B vai começar na segunda quinzena de abril. Será uma temporada mais leve para os clubes, já que em 2023 não haverá Copa do Mundo e o calendário estará menos pesado para todo mundo. Bom lembrar que serão seis paulistas em 2023, com os acessos de Mirassol e a volta do Botafogo, de Ribeirão Preto.

Na próxima segunda-feira os convocados pelo técnico Tite já estarão se reunindo para viajar até Turim, Itália, onde a Seleção Brasileira começará a se preparar. Primeiro jogo será contra a Sérvia, dia 24 de novembro, lá no Catar.

Será que desta vez o hexa vem? 

Confira também: