Série B: Diretoria do Novorizontino aposta na integração com a base para fortalecer e consolidar o time profissional

Já destaque nas categorias de base, Tigre quer demarcar seu espaço entre as principais equipes do país e aposta no trabalho conjunto entre as divisões para demonstrar força na Segunda Divisão

jogadores do novorizontino treinando
Profissional e sub-20 realizam jogo-treino de preparação e integração entre as equipes. (Foto: Ozzair Jr/Novorizontino)

Novo Horizonte, SP, 06 (AFI) – Cada vez mais consolidado como celeiro de revelações, o Grêmio Novorizontino tenta ganhar holofotes também na equipe profissional. Em 2022 o time vive uma grande página de sua história, ao participar pela primeira vez de um Campeonato Brasileiro Série B. Apesar de ser o caçulinha, o Tigre iniciou muito bem a competição e figura hoje em 6º lugar na tabela, com os mesmos 14 pontos do gigante Grêmio, multicampeão brasileiro que também disputa essa edição da Segundona.

INTEGRAÇÃO

Apesar de serem categorias bastante distintas, o trabalho da diretoria do Novorizontino para fortalecer e evoluir a equipe principal não passa longe do trabalho que já é realizado em suas categorias de base. Pelo contrário, a filosofia do Tigre é fazer divisões de base e profissional andarem lado a lado, mesclando talento e experiência durante toda a temporada. No atual elenco que disputa a Série B, 7 jogadores são revelados pela base. Vinícius Almeida, Guilherme Matos, Reverson, Barba, Rômulo, Léo Tocantins e Nando são os atletas que ascenderam da base para o profissional.

Fora esses citados, outros atletas que passaram pela base do Novorizontino estão hoje em diversos clubes ao redor do mundo, caso do zagueiro Robert Renan, que hoje está no Corinthians e dos atacantes Cauê e Rodrigo, que atualmente atuam no futebol belga e espanhol, respectivamente.

TRABALHO COMPLETO

Sobre o trabalho realizado nas categorias de base do clube, Genilson Santos, presidente, revela que a filosofia é formar, além de um atleta, um bom ser humano.

“O Novorizontino trabalha os seus atletas como um todo, dando toda a importância educacional, bem como psicológica, clínica e social para fazer com que eles possam ser melhorados como seres humanos, porque entendemos que se o homem for bom, tiver caráter e for boa pessoa, a chance dele ter sucesso naquilo que ele vem a fazer será muito maior”, disse.

jogadores do novorizontino treinando
Profissional e sub-20 realizam jogo-treino de preparação e integração entre as equipes. (Foto: Ozzair Jr/Novorizontino)

PENSANDO NO FUTURO

Genilson ainda ressalta que a função das categorias de base do Novorizontino vai muito além de formar jogadores para o mercado. Ele detalha que a negociação dos jovens é importante sim para a saúde financeira do clube, mas, de acordo com ele, outra vertente das divisões inferiores é criar atletas que possam agregar ganho esportivo ao elenco profissional, além de gerar um ambiente de maior identidade com o clube.

“Claro que as categorias de base funcionam como uma importante sustentação financeira, porém, vamos além disso. Uma de nossas vertentes é formar o atleta para que ele possa chegar ao elenco profissional do Novorizontino, agregar valor técnico que nos permita suprir a necessidade de trazer reforços de fora. Esses jovens, além do valor técnico, podem entregar ao elenco também uma identidade com o clube, com a nossa cidade, visto que já viviam o nosso dia a dia e chegam ao profissional identificados com nossa cultura e nossos valores. É uma excelente receita para formar um elenco forte”, conta Genilson.

SINTONIA ENTRE CATEGORIAS

Coordenador das categorias de base, Marildo Ferreira corrobora com essa visão do presidente e ressalta a importância de trabalhar sempre em sintonia com a comissão técnica do time principal.

“A função da nossa base é formar atletas para abastecer o time de cima. Assim, trabalhamos sempre em conexão com a comissão técnica profissional, eles se tornam importantes no momento da transição da base para o profissional porque, quando o jogador subir, são eles que vão moldar o estilo daquele atleta para o que precisam no elenco”, disse.

NOVORIZONTINO EM DESTAQUE

Essa visão de formar o jogador já pensando na categoria profissional não impede que o Novorizontino tenha sucesso também nas competições de base. Pelo contrário, o sucesso do Tigre tem sido notório nas competições estaduais. Noi Sub-15 e 17 as equipes já estão classificadas para a segunda fase com 75% de aproveitamento. No Sub-20 o time se mantém em quarto lugar de seu grupo. Com isso Marildo Ferreira, coordenador de base do Tigre, está otimista para o resto do ano do clube, e acredita que os resultados serão positivos.

“Acredito no elenco e no potencial das comissões. Acho que teremos um ano com boas colocações nas competições”, prospecta o dirigente.

Nesta rodada do Brasileirão Série B o Novorizontino terá uma grande chance de provar o seu valor na competição. A equipe faz um dos duelos mais esperados da temporada, contra o Grêmio, em Porto Alegre. Com as duas equipes empatadas na tabela com 14 pontos, o confronto se torna uma briga direta pelo G-4 do campeonato.

Confira também: