SÉRIE B: Criciúma sobe e briga pelo G4 fica quente para a última rodada; Ponte empata no sul
Os resultados aumentaram ainda mais a expectativa para a última rodada.
O PLACAR FI acompanhou todos os jogos da Série B. Veja como ficou a classificação antes da última rodada, que será disputada no outro sábado
Campinas, SP, 18 (AFI) – A 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro da Série B foi quente neste sábado. Com cinco jogos, com times que lutam diretamente pelo acesso. Os resultados aumentaram ainda mais a expectativa para a última rodada.
Quem comemorou mesmo foi o Criciúma que conquistou a acesso após vencer o Botafogo-SP, por 3 a 0 e retornou à Série A após nove anos.
Com direito a entrega da taça para o Vitória, que venceu o Sport no Barradão por 1 a 0, e o Rubro Negro pernambucano se complicou na briga pelo acesso.
Já o G4 embolou de vez. O Vila Nova venceu o Ceará por 3 a 1 e vai a campo na última rodada dentro do G4, dependendo só de si, para subir, onde encara o já rebaixado ABC.
O Tigre está empatado com o rival Atlético-GO, que foi goleado no confronto direto contra o Mirassol, por 4 a 1. Abaixou deles, vem o pelotão com 60 pontos: Novorizontino, Mirassol, Sport e, caso vença o ABC no domingo, o Guarani. Eles terão a dupla missão na última rodada: vencer e secar.
Quem desperdiçou a chance do acesso foi o Juventude. O Papo ficou no empate sem gols contra a Ponte Preta, em Caxias do Sul, mas ainda depende só de si para subir. O resultado foi excelente para a Macaca, mas que ainda inspira cuidados em relação ao rebaixamento.
COBERTURA COMPLETA
TABELA, RESULTADOS, JOGOS, CLASSIFICAÇÃO E NOTÍCIAS
Leia os comentários e veja as Fichas Técnicas de todos os jogos!
VEJA OS JOGOS
CRICIÚMA 3 X 0 BOTAFOGO-SP
O Criciúma carimbou a sua volta à elite nacional ao vencer por 3 a 0 o Botafogo-SP, no estádio Heriberto Hulse. Com 64 pontos e 19 vitórias, assumiu a vice-liderança, e acabou favorecido pela derrota do Atlético-GO por 4 a 1 para o Mirassol. O time paulista, só cumprindo tabela, segue com 47 pontos, em 12.º lugar.
O time catarinense garantiu a vaga, justamente, pelo número de vitórias, primeiro critério de desempate. Ele tem 19 contra 16 do Atlético-GO, quinto colocado e com 61 pontos. Na última rodada, o Criciúma cumpre tabela no interior de São Paulo contra o Novorizontino, com 60 pontos, em sexto lugar, e ainda na briga pelo acesso.
A última participação do Criciúma na elite aconteceu em 2014. Em 2019 foi rebaixado para a Série C, mas retornou à Série B em 2021, com um quarto lugar. Antes disso, ainda em 2021, caiu no Estadual pela primeira vez na historia à Série B, mas voltou em 2023 e nesta atual temporada sagrou-se campeão ao quebrar um jejum de dez anos. Conquistou o seu 11.º título no Estado.
A torcida Carvoeira vai fazer a festa na minha disputa em 2024! Seja bem-vindo de volta, @CriciumaEC! 🐯 pic.twitter.com/B7GXXjdPmd
— Brasileirão Assaí (@Brasileirao) November 18, 2023
VITÓRIA 1 X 0 SPORT
A campanha impecável do Vitória na Série B do Campeonato Brasileiro foi coroada com um golaço de Osvaldo e espetáculo da torcida. No jogo da taça e na despedida do Barradão, o time baiano superou o Sport por 1 a 0. O resultado complicou os pernambucanos, que não dependem só de si para conquistar o acesso à Série A de 2024, na última rodada.
Além da festa, Vitória quebrou dois recordes. Foi a maior pontuação do clube em pontos corridos, superando a marca de 2012, quando subiu em quarto lugar, com 71 pontos. O time chegou a 72 e pode terminar a Série B com 75, caso vença a Chapecoense na última rodada, em Chapecó. E também foi o jogo de maior público na temporada, com 29.168 torcedores.
Já o Sport se complicou de vez na luta pelo acesso. Com 60 pontos, o time está a um ponto do G4 – grupo do acesso, porém é apenas o oitavo colocado e não depende mais de si para subir. Agora os pernambucanos terão que vencer o Sampaio Corrêa, na Ilha do Retiro, e ainda torcer por tropeços de: Mirassol, Novorizontino, Atlético-GO, Vila Nova e Juventude.
MIRASSOL 4 X 1 ATLÉTICO-GO
O Mirassol chegará a última rodada da Série B do Campeonato Brasileiro com chance de acesso. Isso é possível graças à vitória por 4 a 1 diante do Atlético-GO, no estádio José Maria de Campos Maia, em Mirassol (SP). Em jogo bem movimentado, o time paulista venceu com gols de Chico Kim, Thalisson Kelven, Zé Roberto e Cristian, enquanto Dodô descontou.
A vitória foi fundamental para o Mirassol, que chegará a última rodada com chance de acesso. O time aparece em sétimo lugar com 60 pontos. Apesar da distância na posição, está apenas a um ponto do quarto colocado Vila Nova, com 61. Atlético-GO, com 61, e Novorizontino, com 60, também estão à frente. A derrota foi amarga para o time goiano, que confirmaria o acesso em caso de vitória.
VILA NOVA 3 X 1 CEARÁ
O Vila Nova depende apenas de si para conquistar o acesso à Série A do Campeonato Brasileiro de 2024. o time goiano recebeu o Ceará, no OBA e fez o dever de casa, batendo o time nordestino pelo placar de 3 a 1 e voltou ao G4, a uma rodada do fim da competição nacional.
Com o resultado, o Vila chegou aos 61 pontos e pulou para a quarta colocação da tabela de classificação. A vitória coloca o Vila Nova em posição mais tranquila na briga pelo acesso. O time goiano precisa apenas vencer na próxima rodada, que estará garantido na Série A de 2024.
Enquanto isso, o Ceará estacionou nos 50 pontos e segue em 11º lugar, apenas cumprindo tabela na competição nacional.
JUVENTUDE 0 X 0 PONTE PRETA
Juventude e Ponte Preta ficaram no empate sem gols, por 0 a 0, no estádio Alfredo Jaconi, em Caxias do Sul, e perderam a chance de confirmar matematicamente seus objetivos. Enquanto o time gaúcho terá que lutar pelo acesso na última rodada, os paulistas irão atrás da manutenção. Mas, ambos seguem dependendo apenas de si.
Com o resultado, o Juventude segue na terceira colocação com 62 pontos, mas viu o Criciúma se juntar ao campeão Vitória e confirmar o acesso. Agora, terá que lutar por uma das duas vagas de acesso que estarão em aberto na última rodada, quando enfrentará o Ceará, fora de casa, em Fortaleza, no próximo sábado (25).
Já a Ponte Preta também não se mexeu na classificação e continua na 15ª posição com 39 pontos, mas ainda poderá torcer por tropeços de Tombense e Sampaio Corrêa que ainda entram em campo pela 37ª rodada e são concorrentes diretos. Na última rodada, o time campineiro recebe o CRB no estádio Moisés Lucarelli e precisará vencer, caso não queira depender de ninguém.
RESULTADOS DA 37ª RODADA
Confira também:
Noticias Relacionadas
-
Sérgio Carvalho: Flamengo favorito contra Atlético-MG no Rio
03/11/2024 -
Xô Satanás derruba a Ligga Arena com o '666 da Besta'
02/11/2024 -
Classificação do Brasileirão tem Z4 embolado e Fortaleza na "caça ao líder"
02/11/2024 -
Juventude 0 x 3 Fortaleza - Atrás das líderes do Brasileirão
02/11/2024