Série B: Após fracasso, Fernando Diniz é demitido do Vasco junto com Alexandre Pássaro
Técnico e diretor de futebol deixam o clube imediatamente, restando três rodadas para o fim do campeonato
Rio de Janeiro, RJ, 11 (AFI) – Com outro resultado vergonhoso e chances de acesso eliminadas matematicamente no Campeonato Brasileiro Série B, as mudanças no Vasco para 2022 já começaram. Nesta quinta-feira, o presidente Jorge Salgado comunicou as saídas do diretor de futebol Alexandre Pássaro e do técnico Fernando Diniz, que sequer comanda o time nas últimas rodadas. O clube informou que o time será comandado pela comissão técnica permanense, liderada por Fábio Cortez.
As saídas dos dois profissionais já estavam decididas após o clássico diante do Botafogo, em que o Vasco foi goleado por 4 a 0. Com a pressão crescente, porém, e nova derrota vergonhosa para o Vitória, por 3 a 0, o presidente Jorge Salgado decidiu antecipar as saídas.
Fernando Diniz foi o terceiro técnico do Vasco na Série B, que ainda teve Marcelo Cabo e Lisca. Com Diniz, que chegou junto com o meia Nenê, o Vasco melhorou nos primeiros jogos, mas perdeu pontos bobos e desperdiçou inúmeras chances de colar e, consequentemente, entrar no G-4, a zona de acesso.
TRABALHOS DE DINIZ E PÁSSARO
Diniz comandou o time em 12 jogos, sendo quatro vitórias, três empates e cinco derrotas, sendo quatro nos últimos jogos. O treinador se despedirá em entrevista coletiva nesta sexta-feira.
Pássaro teve experiência no São Paulo e chegou para profissionaliar o departamento de futebol. Internamente, seu trabalho foi muito bem avaliado, dando corpo ao departamento, mas o resultados em campo pesaram. Havia a chance de ele continuar, mas sem ser o nome forte do futebol. Ele se despediu em carta aberta (confira abaixo).
FICOU FEIO
Esta é a primeira vez que o Vasco, que já caiu quatro vezes, não conquistou o acesso. O time teve suas chances liquidadas na derrota diante do Vitória, justamente adversário que cravou o primeiro rebaixamento do clube, em 2008. O clube agora irá para sua quinta participação da Série B.
COMUNICADO DO VASCO
O Club de Regatas Vasco da Gama informa que iniciou, nesta quinta-feira (11/11), as primeiras ações em vistas da reestruturação do Departamento de Futebol para a temporada 2022.
Alexandre Pássaro não exerce mais a função de Diretor Executivo de Futebol do Clube a partir desta data. Além do Executivo, o técnico Fernando Diniz também se desliga de suas funções no Cruzmaltino de forma imediata.
O Vasco da Gama atuará nos próximos três jogos do Campeonato Brasileiro com sua comissão permanente, liderada pelo assistente técnico Fábio Cortez. O Clube vai ao mercado para recompor sua equipe técnica do Departamento de Futebol.
Nos pouco mais de dez meses em que esteve à frente do Futebol, Pássaro atuou de forma profissional e reestruturou inteiramente o Departamento, estabelecendo processos fundamentais para sua modernização e contribuindo para o aumento da saúde financeira do Clube.
O Vasco da Gama agradece profundamente todo empenho e dedicação de Alexandre Pássaro e Fernando Diniz ao longo do período em que vestiram a camisa cruzmaltina, reconhecendo a importância de ambos no processo de reconstrução do Clube.
DESPEDIDA DE PÁSSARO
Se por um lado tenho a consciência tranquila de quem agiu sempre pensando no melhor para o Vasco, estou extremamente triste e machucado pelo resultado esportivo final. Por esse motivo entendo que a minha saída é melhor para o Vasco, para o Presidente Salgado e para a própria estrutura consolidada.
O presidente já sabia da minha decisão e eu gostaria de continuar até o final do campeonato, mas então, hoje, o clube entendeu que era hora de antecipar as decisões de 2022 e assim concordamos. Jorge Salgado, a quem terei gratidão, respeito e admiração intermináveis, é necessário ao Vasco e vai colher todos os frutos que tem plantado, ainda que debaixo de muita chuva e pouco sol.