Série B: 35.ª rodada tem duelo de campeões e 'jogo da morte'

Dois duelos de campeões brasileiros nesta rodada. Grêmio recebe o Bahia e o Sport pode se igualar com o Vasco, se vencer na Ilha do Retiro

Operário e Brusque fazem um jogo de futebol limitado e bem equilibrado. Não há favorito. Quem perder vai fincar um pé na Série C

Sport vence o Cruzeiro diante de quase 20 mil torcedores
Sport venceu o Cruzeiro e agora pega o Vasco

Campinas, SP, 11 (AFI) – O Campeonato Brasileiro da Série B chega neste meio de semana a sua 35ª rodada. Dois jogos já foram realizados na terça-feira à noite. O Guarani praticamente selou sua permanência na Série B em 2023 ao vencer o CRB, por 1 a 0, em Campinas.


PIOR DOS PAULISTAS

O Guarani, por sinal, não é mais o pior time entre os clubes paulistas. Esse “privilégio” ficou com o Novorizontino, que é o décimo sexto colocado com apenas 37 pontos, um a mais que o CSA, de Alagoas, que abre a Zona do Rebaixamento com 36, tendo a seguir o Operário com 33, o Brusque com 31 e o Náutico com 30.

E mais um detalhe. A Ponte Preta, maior rival do Guarani, joga nesta rodada contra a Tombense, fora de casa. Se perder, o Bugre poderá igualar o número de pontos da Macaca que decaiu de produção nas últimas rodadas, mesmo quando jogou no Moisés Lucarelli.


Guarani 1 x 0 CRB - Série B
Richard Ríos comemora gol. Foto: Thomaz Marostegan- GFC

JOGO DE MORTE

Na quinta-feira, dia 13, às 21h30, Operário e Brusque fazem um jogo de futebol limitado e bem equilibrado. Não há favorito.

Na sexta, dia 14, serão disputados mais três jogos. Às 19 horas, CSA x Londrina, em Maceió. Time paranaense é favorito. Às 20h30, o Vila Nova enfrenta o líder Cruzeiro, que vem de derrota e vai tentar sua reabilitação. Aposto no time mineiro.

Em Novo Horizonte, o Novorizontino terá a chance de deixar as últimas colocações contra o Náutico, do Recife. Em tese, o time mandante tem tudo para ganhar este jogo e saltar de 37 para 40 pontos ganhos.

No sábado, dia 15, às 16h30, Tombense e Ponte Preta disputam um jogo equilibrado onde tudo pode acontecer. Às 19 horas o Criciúma recebe o indigesto Ituano que ainda briga para chegar ao G4. Jogo sem um favorito destacado com boa chance do time de Itu faturar mais três pontos.


vasco vence novorizontino e1665530251874
Vasco tem confronto direto com o Sport. Foto: Daniel Ramalho


DUELOS DE CAMPEÕES

Para encerrar a rodada, mais dois jogos de boa qualidade no domingo à tarde. Ambos às 16 horas. O Grêmio recebe o Bahia, num verdadeiro clássico do futebol brasileiro que deve levar muita gente a Arena do Tricolor gaúcho. É jogo igual mas, por jogar em casa, o time de Renato Gaúcho leva alguma vantagem.

No Recife, o Sport faz outro jogão, contra o Vasco da Gama, que é o quarto colocado do campeonato. Será outro clássico da série B onde tudo pode acontecer. O Sport tentará aproveitar-se de jogar em casa para derrubar o aplicado time do Vasco.

Não será jogo fácil para nenhum dos dois. Vai depender da inspiração de momento de um dos times. Se vencer, o time carioca estará com a vaga nas mãos. Assim que esta rodada terminar vão faltar mais três jogos para cada time. Serão 9 pontos em jogo.

Neste momento os favoritos a subir para a Série A de 2023 são Cruzeiro (já campeão), Grêmio, Bahia e Vasco. CSA, Operário, Brusque e Náutico os clubes com maiores possibilidades de serem rebaixados.

Grêmio CSA Série B
Grêmio recebe o campeão Bahia (Foto: Lucas Uebel)

OS NÚMEROS
Clube com maior número de vitórias – Cruzeiro com 21.
Clube que mais empatou – CSA, 15.
Que mais perdeu – Náutico, 20 vezes.
O melhor ataque é o do Cruzeiro com 50 gols marcados.
A defesa menos vazada também é do Cruzeiro, que sofreu apenas 21 gols.
E o melhor saldo é do clube mineiro com 29 gols.

OS PAULISTAS
Entre os clubes paulistas a melhor campanha é a do Ituano que venceu 13 jogos, marcou 38 gols e sofreu 30. Saldo positivo de 30 gols. Em seguida vem a Ponte Preta com 11 vitórias, 32 gols pró e 33 contra. Saldo negativo de menos 1.

O Guarani ganhou 11, marcou 30 gols e sofreu 35. Saldo negativo de menos 5. O Novorizontino venceu 9 jogos, marcou 32 gols e sofreu 43. Saldo negativo de menos 11.

Confira também: