Série A2: São Bento contrata auxiliar para comissão técnica
O clube de Sorocaba está em fase de montagem do elenco para a Série A2 de 2025 e anunciou nesta segunda-feira (4) a contratação do auxiliar técnico Fabiano Carneiro

Sorocaba, SP, 05 (AFI) – A semana começou com novidades no São Bento. O clube de Sorocaba está em fase de montagem do elenco para a Série A2 de 2025 e anunciou nesta segunda-feira (4) a contratação do auxiliar técnico Fabiano Carneiro, que trabalhará no Campeonato Paulista ao lado do treinador Roberto Fonseca.
Fabiano esteve presente nas últimas duas temporadas na Portuguesa do Rio de Janeiro, onde também foi técnico da equipe Sub-20 e conquistou o título de campeão invicto da Copa Rio 2023. Além da Portuguesa, o profissional passou por clubes como Ibrachina, América de São José do Rio Preto, SKA Brasil e CATS. Ele assume a vaga deixada por Bruno Formigoni, que deixou o clube para assumir a URT, de Patos de Minas.
Data de Apresentação
Segundo informações da assessoria de imprensa do clube, ainda não foi oficializada a data da apresentação do Azulão para o estadual, mas a previsão é que isso aconteça no dia 2 de dezembro. Enquanto isso, o clube segue realizando acertos com jogadores para integrar o plantel, visando a disputa da Série A2, onde o São Bento buscará uma vaga na Série A1 de 2026.
Quanto ao elenco para 2025, os nomes confirmados têm sido mantidos em sigilo. De acordo com o clube, vários jogadores da equipe Sub-20 já têm contratos com o time principal, e outros, dependendo do desempenho na Copa São Paulo, comandada pelo treinador Kike Andrade, poderão ser promovidos ao elenco profissional.
Os jogadores da base com contrato até o momento são: Belmonte (goleiro), Eduardo e Igor (zagueiros), Gabriel Soares (lateral), Candeia e Murilo (meio-campistas) e Flavinho, Clebinho e Carlos Carioca (atacantes).Conselho Técnico da Série A2
A Federação Paulista de Futebol definiu para a próxima semana, no dia 11 de novembro, às 11h, o lançamento e o conselho técnico da Série A2, que será realizado no Salão Nobre do Estádio do Pacaembu. A competição tem previsão de início para a segunda quinzena de janeiro.
Além do São Bento, outras equipes devem disputar a competição: Capivariano, Ferroviária, Grêmio Prudente, Ituano, Juventus, Linense, Oeste, Portuguesa Santista, Primavera, Santo André, São José, Rio Claro, Taubaté, Votuporanguense e XV de Piracicaba.
A fórmula de disputa deste ano contou com um turno único na primeira fase, classificando as 8 melhores equipes para os playoffs. A expectativa é que essa fórmula seja mantida em 2025.
SAF do Bentão
Enquanto isso, o clube aguarda a definição de seu futuro fora de campo. O Conselho Deliberativo discutiu e aprovou a possibilidade de transformar o clube em Sociedade Anônima do Futebol (SAF). A proposta de R$ 130 milhões foi apresentada pela empresa Flash Forward, do ex-jogador Zé Roberto, ex-Palmeiras e Seleção Brasileira, que tem como parceiros o ex-jogador Fransérgio e o empresário Tiago Ribeiro.
Segundo o presidente do São Bento, Almir Laurindo, após a aprovação do Conselho Deliberativo, a efetivação da proposta depende agora de um aval do Conselho Fiscal. Em seguida, a proposta será levada à Assembleia Geral, onde cerca de 300 sócios decidirão se o São Bento se transformará ou não em uma SAF.
Números de 2024
O São Bento fechou 2024 com 27 jogos, 11 vitórias, 13 empates e três derrotas, totalizando 46 pontos, 34 gols a favor e 20 contra, com um aproveitamento de 56,7%. Além do acesso à Série A1, o Bento busca retornar ao calendário nacional em 2025. A última vez que o time de Sorocaba disputou um Campeonato Brasileiro foi em 2021.
Na Série A2 deste ano, o Bento foi eliminado nos playoffs pelo Noroeste, somando 33 pontos em 17 jogos, com nove vitórias, seis empates, duas derrotas, 29 gols marcados e 16 sofridos.
No segundo semestre, comandado por Ademir Fesan na Copa Paulista, o Azulão foi eliminado pela Portuguesa nas oitavas de final, após dois empates sem gols em 180 minutos e derrota nos pênaltis. Foram 10 jogos, com duas vitórias, sete empates e uma derrota, cinco gols marcados e quatro sofridos.