SERGIPANO: Tradicionais fazem estreia contra "caçulas"
Sergipe duela com novato Barra, Itabaiana enfrenta o Carmópolis e Confiança inicia saga rumo ao bi contra Guarany
Sergipano terá disputa da rodada inaugural ao longo de três dias, com estreante no primeiro dia e atual campeão apenas no último
Aracaju, SE, 09 (AFI) – O Campeonato Sergipano 2025 tem sua abertura neste fim de semana, com a 1ª rodada sendo toda disputada. Serão quatro compromissos a serem disputados neste sábado (11), enquanto a conclusão ocorrerá apenas na segunda-feira (13), tendo um jogo isolado.
QUATRO ABREM…
O pontapé inicial do Sergipano ocorrerá no sábado, com o Dorense enfrentando o Falcon, no Ariston Azevedo, às 15h30 em Nossa Senhora das Dores. A dupla busca repetir a campanha da última edição, pois disputou as quartas de final e acabou a competição entre os melhores classificados.
Pouco depois, às 16h, é a vez do vice-campeão Sergipe ir a campo. O Gipão tenta esquecer a eliminação na Copa do Nordeste ao fazer o primeiro jogo frente ao estreante Barra, que possui 10 anos de fundado e apenas agora disputará a elite pela primeira vez; confronto será na Arena Batistão.
Também no mesmo dia, mas já à noite, o Lagarto — semifinalista do Sergipano 2024 — abre mais uma participação no Estadual diante da torcida. O Verdão mede forças diante do América de Propriá, que levou a melhor sobre o Atlético Gloriense nos Play-offs do Rebaixamento; bola rola às 18h, no Barretão.
O encerramento do dia de abertura terá presença do Itabaiana, que terá o apoio do seu torcedor no primeiro compromisso do certame. Embate do Tremendão, no Mendonção, será contra o Carmópolis, outra equipe a evitar o descenso na repescagem, esta sendo o algoz do Olímpico; partida tem início previsto para 20h15.
… ATUAL CAMPEÃO CONCLUI
A conclusão da rodada inaugural do Sergipano ocorrerá na capital Aracaju. Defendendo bicampeonato, o Confiança aposta no incentivo do seu torcedor para largar com o pé direito frente ao Guarany, representante de Porto de Folha que está ausente da elite desde 2019; confronto será às 19h15, na Arena Batistão.
RAIO-X DAS EQUIPES
América de Propriá: Para tentar não ficar na briga contra a queda à Segundona, o Cavalo contratou Carlinhos, ídolo do clube enquanto jogador, para a área técnica; profissional estava como auxiliar em 2024. Dentro das quatro linhas, a expectativa de destaque fica por conta do meia Biro Biro, um dos remanescentes a renovar.
Barra: Novato no Sergipano, o Tubarão Metropolitano manteve o técnico Marcelo Melo para sua terceira temporada consecutiva à frente da equipe. Atacante Anderson Barbosa, um dos que continua no elenco, figura como principal referência técnica, pois acumula passagens pelo futebol europeu, além de ter sido revelado pelo CRB.
Carmópolis: Sob comando de Jorge Jeferson, o Jorginho, os carmopolitanos mesclaram entre juventude e experiência ao firmar seus reforços. Um deles é conhecido em nível nacional, que é o atacante Nixon, formado na base do Flamengo e integrante do grupo campeão da Copa do Brasil em 2013.
Confiança: Para conquistar o segundo título do Sergipano em seguida, o Dragão optou por Waguinho Dias — após boa campanha pelo Treze na Série D — para comandar a equipe em 2025. O Proletário reformulou parte do plantel da Série C e tem o atacante Thiago Santos, revelado pelo rival Sergipe, como principal destaque.
Dorense: Com histórico no futebol de Sergipe, o pernambucano Givanildo Sales chega ao Touro para manter o momento positivo trazido de 2024. O elenco sofreu drástica reformulação e os principais nomes da última temporada não ficaram, fazendo o destaque girar em torno do zagueiro Clériston, mais experiente dos alvirrubros.
Falcon: Além do técnico Jaelson Marcelino confirmado à frente do clube desde agosto, o Carcará chega para o Sergipano também cheio de novidades no grupo para a próxima temporada. O time acertou a contratação do ponta Palominha, que tem se destacado nos últimos trabalhos e tem boas perspectivas para a nova equipe.
Guarany: Ídolo do Galo como jogador durante mais de 15 anos, sendo o que mais vestiu a camisa do clube, André Vieira foi contratado para a área técnica. Com passagens por outros times de Sergipe, o experiente meio-campista Rafael Vila aparece como principal destaque do time alviverde para disputa do Estadual.
Itabaiana: O vice-campeonato da Série D e, consequentemente, acesso à Série C fizeram a diretoria do Tremendão da Serra renovar com Roberto Cavalo para o Sergipano. Também mantido da última temporada, o atacante Leílson — que acumula bastante rodagem pelo Nordeste — figura no topo das referências técnicas do Tricolor.
Lagarto: O Verdão optou por promover uma novidade para 2025: contratou Marcinho Damasceno, que faz o seu primeiro trabalho na carreira como treinador; antes, profissional era somente auxiliar. Com bastante rodagem em nível nacional, o meia Davi Ceará — disputou Série B do Brasileiro na última década — é o referencial da equipe.
Sergipe: Sob batuta do experiente Aílton Silva, que trabalhou anteriormente pelo futebol sergipano com êxito, o Gipão visa esquecer a eliminação precoce na Copa do Nordeste para apostar as fichas no Estadual. O principal nome da equipe é o volante Tinga, revelado na Ponte Preta com passagens por Palmeiras, Figueirense, Avaí e Santa Cruz.