Sergipano: conheça os participantes da edição 2024
Portal Futebol Interior lista todos os 10 participantes do Estadual, enumerando melhores e última campanhas, títulos e participações
Sergipano terá sua 101ª edição com a presença de 10 clubes e o Portal Futebol Interior enumerou dados de todos os participantes
Aracaju, SE, 06 (AFI) – O Campeonato Sergipano 2024 tem início marcado para o próximo sábado (13), dando pontapé inicial para a 101ª edição da história. O Portal Futebol Interior lista, abaixo, todos os 10 participantes, com relação da melhor e última campanha, último — se conquistou — título e número totais de participações.
América de Propriá – Garantindo permanência no Sergipano após levar a melhor no play-off de rebaixamento, o Tricolor da Ribeirinha busca melhor momento nesta temporada. Foi campeão em 2007, quando somou sua segunda conquista, e fará agora sua 18ª presença.
Atlético Gloriense – O representante de Nossa Senhora da Glória busca ainda ter seu título inédito e, para isso, tenta esquecer a 6ª posição de 2023. Com apenas quatro participações, o Touro almeja melhor momento em 2024.
Carmópolis – Único estreante e mais novo do certame, com menos de dois anos de fundado, o clube tem como meta principal a formação de jogadores. No entanto, agora disputará a elite do Sergipano ao ser campeão da Série A-2 e tentará ao menos não ser rebaixado.
Confiança – O Proletário é o atual vice-campeão e terá em sua 73ª participação a oportunidade de voltar ao caminho das glórias. Foram 22 títulos conquistados e o último em 2020, apesar de ser o melhor posicionado do estado nacionalmente.
Dorense – Apesar de ter encerrado a 1ª fase da última temporada como lanterna, o Touro do Sertão evitou o rebaixamento ao bater o Freipaulistano no play-off. A equipe estreou na elite em 1993 e tem a 3ª colocação como melhor campanha, almejando o primeiro título.
Falcon – Mais novo do Sergipano, o representante de Barra dos Coqueiros completou recentemente três anos de fundação, mas já vai para sua terceira presença na Série A-1. Na última edição do Estadual, terminou no 5º lugar, buscando voltar ao menos a ser finalista, como em 2022.
Itabaiana – O Tremendão chegou à 11ª conquista ao sair vencedor na última temporada, mesmo tendo 71 participações. O Tricolor da Serra quebrou jejum de 10 anos sem vencer o torneio e projeta manutenção do momento positivo.
Lagarto – Desde que conquistou o acesso, em 2012, o Periquito Atômico nunca foi rebaixado, mas também jamais se sagrou e projeta voltar à final após duas temporadas. Na última, ficou na 3ª posição, quando perdeu para o Confiança nas semifinais do Sergipano.
Olímpico – Vice-campeão da Segundona, o time de Itabaianinha disputará o certame pela 19ª oportunidade em toda história. Os azulinos, que nunca foram campeões, retornam à elite depois de quatro anos à final desde 1996, quando ficaram com o vice-campeonato.
Sergipe – Capitaneado pelo experiente Marcelo Martelotte, o Gipão é o maior campeão e o único a disputar todas as edições do Estadual. Foram 37 títulos conquistados, chegando para 2024 do vice sofrido na última temporada.