Sergipano: Cancelar rebaixamento gera protestos da Imprensa contra a Federação
Cronista Adailson Cruz expressa sua opinião contrária à medida da FSF que beneficiou Lagarto e América
Cronista Adailson Cruz expressa sua opinião contrária à medida da FSF que beneficiou Lagarto e América
Aracaju, SE, 28 (AFI) – A decisão da Federação Sergipana de Futebol (FSF) , tomada dia 23 de julho, de alterar o regulamento e perdoar o rebaixamento gerou muitos protestos na Imprensa do Estado. Como num passe de mágica, Lagarto e América, se mantêm na elite e garantem suas presenças no Estadual de 2021. Abaixo está um comentário do jornalista ADAILSON CRUZ, que traduz o pensamento de grande parte dos cronistas esportivos de Sergipe.
DECISÃO PARA MANCHAR A FSF
Não basta a pandemia do novo coronavírus que se instalou no mundo inteiro, sendo o pivô de uma série de problemas em todos os segmentos sociais, eis que surge um pandemônio criado
pela FSF (Federação Sergipana de Futebol), quando a mesma informa que os clubes rebaixados no Campeonato Sergipano 2020 (Lagarto e América), serão beneficiados, se mantendo na Série A1 em 2021.
Com essa decisão, a FSF contraria seu próprio regulamento e causa surpresa entre todos. Os citados clubes foram rebaixados nas quatro linhas antes mesmo da suspensão da competição, sendo que interrupção do campeonato ocorreu após a primeira rodada do quadrangular final, por conta do surgimento da pandemia do Covid-19.
Não sabendo exatamente quando seria o retorno do campeonato, e tendo que dar uma resposta sobre a continuidade ou não do mesmo, o presidente Milton Dantas (Miltinho), sempre foi contundente quando o assunto era: o retorno da competição, afirmando que não iria abrir mão dessa continuidade.
O que não se esperava da parte da entidade é que o dirigente maior do nosso futebol iria sugerir uma virada de mesa para salvar a pele do Lagarto Futebol Clube, em especial, para agradar a políticos e dirigentes que viram seu time sucumbir na primeira fase do campeonato.
Logo após a decisão da FSF sobre o não rebaixamento do Lagarto Futebol Clube e do América Futebol Clube, dois políticos da cidade de Lagarto – SE, se manifestaram através de um vídeo, festejando o que podemos considerar como uma vergonha para o futebol sergipano.
Diante de tal feito, já que há muito tempo não se utilizava o Paulo Barreto de Menezes, deixá-lo ocioso, sem jogos do time durante um bom tempo, e diante do investimento que foi feito para a sua reabertura, isso seria um caos para a agremiação e para a cidade.
Sendo assim, os clubes do Lagarto e América continuam firmes e fortes na primeira divisão 2021, graças à Federação e a complacência dos clubes que apoiaram tal decisão.
Por que os clubes acataram o pedido da FSF?
Todos os clubes são gentilmente beneficiados pela FSF, e as benevolências da entidade máxima do futebol sergipano aos clubes, certamente os credenciaram na votação à favor desse desserviço ao nosso futebol.
Ninguém pode afirmar que o Miltinho e sua equipe não têm feito um excelente trabalho na FSF, no entanto, não podemos negar também, que manobras como essa, sujam a imagem do futebol sergipano e diminuem a credibilidade dessa gestão, deixando um rastro de negror em numa administração que já foi questionada quando antecipou as eleições para o mandato seguinte, sem nenhuma necessidade para tal deliberação, uma vez que a gestão não vinha sendo contestada.
Os reflexos da falta de planejamento dos clubes, da falta de uma boa gestão, da falta de transparência, são os reais motivos para que o nosso futebol esteja abaixo da crítica, com exceção, é claro, do Confiança, que ano após ano vem percebendo a necessidade de mudança de mentalidade.
Adailson Cruz