Sérgio Carvalho: Só Verdão estreia bem na Libertadores
Palmeiras foi o único time brasileiro a vencer na primeira rodada da Fase de Grupos
Palmeiras foi o único time brasileiro a vencer na primeira rodada da Fase de Grupos
Dos seis clubes brasileiros que estrearam na Copa Libertadores de América neste meio de semana, só o Palmeiras conseguiu vencer. E venceu bem. Fez 3 a 0 no Junior de Barranquilla, do Equador, e voltou a jogar um futebol de qualidade depois de tres jogos sem vencer no Paulistão. Tudo começou na terça feira quando o Grêmio Porto Alegrense só empatou com o Defensor, fora de casa. Uma exibição pífia do time de Renato gaucho.
Pior foi a exibição do Cruzeiro, que antes da Copa começar era apontado como um dos favoritos ao título mas que diante do Racing, em Buenos Aires, levou um passeio de bola e voltou prá casa com derrota por 4 a 2, uma surpresa até para os argentinos. O Flamengo jogou em casa contra o River Plate e só empatou. O placar foi 2 a 2 numa partida em que o rubro negro carioca deixou a desejar.
O Corinthians, no seu velho estilo de privilegiar a defesa , só empatou sem gols com o Millionários, de Bogotá. Se tivesse um pouco mais de ousadia, possivelmente o Timão voltaria com os três pontos na bagagem, já que o seu adversário mostrou uma fragilidade técnica inesperada durante os dois tempos de jogo.
Finalmente, na quinta feira, o Santos perdeu para o Real Garcilaso (nunca tinha ouvido falar desse time), em Cuzco, Peru, por 2 a 0. Uma exibição para ser esquecida pela torcida santista que sofreu o jogo todo e viu seu time cometer falhas primárias que poderiam ter levado o Santos a sofrer uma goleada. Para sorte do Peixe, o goleiro Vanderlei estava inspirado e não permitiu que o placar fosse mais elástico.
Já o Palmeiras teve sorte ao ver o adversário ficar desfalcado de um jogador logo aos nove minutos de partida, por jogada violenta (Gutierrez, o jogador expulso, deu uma entrada criminosa sobre o atacante Bruno Henrique, d o Verdão). Com um jogador a mais, logo o Palmeiras fez seu gol de abertura através Bruno Henrique e depois fez mais dois, um de Borja e outro do próprio Bruno.
Foi uma exibição convincente do time dirigido por Roger Machado que teve participação direta neste resultado porque de surpresa escalou Bruno Henrique, que foi o melhor do time e o jogador que desequilibrou o jogo contra o time de Barranquilla. Em resumo: mal começo dos brasileiros e vexame maior do Cruzeiro que podia até perder, pois o jogo foi fora de casa, mas nunca da maneira desastrosa como o fez. Mano Menezes que se cuide!
CURTAS
*A ESCALAÇÃO de Bruno Henrique no ataque, foi a chave da boa exibição do Palmeiras diante do Junior de Barranquilla na noite desta quinta feira. Inspirado, Bruno participou de quase todas as boas jogadas de ataque do Verdão, fez dois gols e ainda sofreu a falta que levou o árbitro a expulsar o jogador Gutierrez, do Junior. Além de Bruno Henrique, Borja também jogou um futebol de primeira linha. Fez seu gol e deu muito trabalho a zaga equatoriana. No mais, ótima atuação de todo o time verde. De Jailson até seu atacante mais avançado. Valeu!
*NUMA análise individual, destacaríanos além de Bruno Henrique e Borja, a dupla de zagueiros internos formada por Antonio Carlos e Thiago Martins. Eles formaram um verdadeiro paredão à frente de Jailson, que, por sinal, voltou a jogar bem. No meio campo, boa presença de Felipe Melo, em especial, na marcação. Dudu fez bem sua função de ajudar o meio campo e o ataque. Participou de quase todas as bolas jogadas do Palmeiras. O mais apagado foi Willian, que, neste ano ainda,não mostrou a mesma competência ofensiva do ano passado.
*A VITÓRIA foi um alivio para o elenco e o treinador do Palmeiras que já vinham sendo muito cobrados pelos últimos resultados negativos no Campeonato Paulista. Roger Machado, principalmente, já vinha sendo cobrado por alguns torcedores e precisava reagir para não deixar que o ambiente ficasse ruim para ele e para seus comandados. A resposta veio forte na noite de quinta, com ótima exibição e uma demonstração de que o Palmeiras tem mesmo um ótimo elenco que, se bem dirigido, poderá dar a ele até mais de um título na atual temporada.
*O SANTOS estreou mal na Copa Libertadores de 2018. Seu time jogou mal e perdeu para o Real Garcilaso, de Cuzco, Peru, por 2 a 0. Um resultado mais do que justo porque o time da casa foi sempre melhor do que o brasileiro nos dois tempos de jogo. Os gols foram marcados por Vidalez, logo aos 8 minutos de partida e Ramua, em chute de fora da área que bateu no travessão e entrou aos 44 minutos do segundo tempo, Mas não só o mal futebol justifica essa derrota santista. Também a altitude (3.400 mts) onde fica a cidade do jogo influiu demais.
*A VERDADE é que quando o Real marcou seu gol logo no começo da partida, o Santos ainda tentou reagir. Mas aos poucos, devido a altitude, seus jogadores já não chegavam na bola e o futebol do time ficou mais lento. Como consequência, a defesa do Real teve mais tempo para matar as jogadas e não deu chance a pelo menos um gol do Peixe. E tem mais. O time de Jair Ventura tem muitas limitações de elenco. Ele vai disputar esse torneio mas, como já disse outro dia, não tem nenhuma chance de brigar pelo título. É só mesmo para participar.
*ENTRE os jogadores que defenderam o Santos, mais uma vez o goleiro Vanderlei foi um dos destaques em campo. Ele fez algumas defesas maravilhosas. Mas no segundo gol do Real não teve como defender. A bola bateu no travessão e entrou. Com muita força. Na linha de zaga atuação apenas regular dos quatro zagueiros. Renato manteve seu nivel mas faltou um bom armador para o time. Copete foi até recuado para o meio campo mas não deu certo. Na frente Sasha e Gabigol estiveram apagados. Nem com mudanças de Jair o time melhorou.
*DE CERTA forma o técnico Fábio Carille conseguiu o que queria quarta feira à noite, em Bogotá, contra o Millionários. Jogou na defesa a espera de um gol surpresa no ataque e priorizando a defesa já que o jogo do Corinthians era fora de casa. E deu certo. Como o Millionários é um time limitado tecnicamente, não foi dificil segurar o 0 a 0 e sair de Bogótá com um empate fora de casa, o que, em Libertadores, é um bom resultado. Na verdade, se o Corinthians fosse um pouco mais ousado, poderia até ter vencido o jogo tal a fragilidade de seu adversário.
*DE QUALQUER maneira ficou mais do que certo que o Corinthians contra esse adversário vai ganhar quatro pontos (já que, no Itaquerão, o Millionários não terá nenhuma chance). Assim, podemos dizer que o início da campanha do Corinthians na Copa Libertadores de 2018 foi boa e a chance de classificação para a fase mais dificil, já começou muito bem. Neste jogo destaque na defesa para Balbuena, sempre muito seguro. No meio campo Jadson jogou bem Clayson o ajudou muito. Ruins mesmo foram Romero (tropeçou na bola) e Martins Vital.
*BOM lembrar que Emerson Skeik entrou no final do segundo tempo e até deu algum trabalho e que Cássio esteve seguro como sempre e não deu chances aos poucos ataques do Millionários. O Corinthians produziu mais no segundo tempo. No primeiro, só se defendeu e o jogo ficou feio porque o Millionários também foi pouco criativo do meio campo para frente. No segundo, o Corinthians jogou como gosta. No toque de bola, nas deslocações e nas enfiadas de bola para o ataque. De qualquer maneira, Rodriguinho fez muita falta. Ele estava suspenso.
*SÃO PAULO começou bem a terceira fase da Copa do Brasil. Na quarta feita venceu o CRB, de Alagoas, por 2 a 0 e agora pode até perder pela diferença mínima no jogo de volta que a vaga na quarta fase será sua. Os gols do Tricolor paulistano foram marcados por Valdivia, aos 33 minutos do primeiro tempo, em cruzamento de Militão. O próprio Militão ampliou o placar aos 41 em boa tabela com Cueva em rápido contra ataque são paulino. No segundo tempo o São Paulo tentou manter o ritmo mas não foi feliz nas conclusões. O CRB não soube reagir.
*MELHOR jogador do São Paulo certamente foi Militão que participou dos dois gols. Ele marcou bem, apoiou com desenvoltura e foi frio e objetivo no momento do segundo gol. Valdívia também começa a se soltar e já jogou melhor nesta partida diante do CRB. Bom lembrar que Nene e Diego Souza não começaram o jogo e só entraram nos minutos finais sem acrescentar quase nada ao poderio de ataque do Tricolor. No gol, presença de Jean, pela primeira vez. Ele não teve muito trabalho mas quando precisou agir foi seguro e mostrou qualidades..
*NUMA análise fria dos jogadores que defenderam o São Paulo nesta partida, diríamos que Militão e Valdivia foram os destaques. Cueva também produziu um futebol de boa qualidade mas cometeu um erro grave ao chutar para fora um penalti que Hudson sofreu e poderia dar mais tranquilidade ao time de Dorival Junior logo aos seis minutos de jogo. Na defesa, bom trabalho de todos os zagueiros. Petros foi bem no meio campo. Hudson correu muito. Brenner e Marcos Guilherme também se esforçaram bastante. Jogo de volta será dia 14 em Maceió.
*MAIS DOIS clubes paulistas jogaram pela Copa do Brasil na quarta feira. O Bragantino recebeu o Vitória, da Bahia e venceu por 1 a 0. Agora só precisa de um empate em Salvador no próximo dia 15, quinta feira, para garantir vaga na próxima fase. Já a Ponte Preta se complicou. Ela empatou sem gols com o Sampaio Correia e agora vai ter que decidir a vaga no campo do adversário, lá no Maranhão. Não será fácil. O jogo de volta da Ponte será como o do Bragantino, na quinta feira, dia 15. Serão duas semanas de espera. Vamos ver como ela reage…
*SANTOS e Corinthians será o clássico de final de semana pelo Paulistão 2018. Mando é santista o que dá ao Peixe alguma vantagem extra. De qualquer forma, esse tende a ser um clássico disputado em cada centímetro do gramado, com muita aplicação dos dois lados e com maior preocupação com o setor defensivo. Talvez não seja um jogo de alto nível e muita emoção mas certamente será uma partida em que não faltará aplicação dos dois lados. Nesse momento o Santos é lider do grupo com 17 pontos. O Corinthians lidera o seu grupo com 16.
*SE FIZERMOS uma análise fria da campanha dos dois times no Paulistão desse ano chegaremos à conclusão de que elas se equivalem. Um tem melhor aproveitamento ofensivo, o outro melhor potencial defensivo. No frigir dos ovos, há equiíbrio e chance para qualquer dos dois chegar a vitória. No time corintiano destaque para Cassio, Balbuena e Fagner na defesa. Jadson e Rodriguinho no meio campo. No Santos elogios a dupla de zaga Luiz Verissimo e David Braz e para o centro avante Gabigol que desde sua estréia fez gols em todos os seus jogos.
*A RODADA que já é a décima da primeira fase começa nesta sexta feira com Ferroviária e Mirassol, em Araraquara. No sábado jogam Red Bull e São Bento, Santo André e Botafogo e Novorizontino e Ituano. No domingo, além do clássico citado acima entre Santos e Corinthians, ainda jogam Linense x São Paulo em Lins (em tese, favoritismo tricolor). Na segunda feira mais dois jogos. A Ponte Preta recebe o Bragantino, em Campinas onde tudo pode acontecer e as 20 horas, o Palmeiras recebe o frágil São Caetano, na sua Allianz Arena, em São Paulo.
*ANTES dessa rodada a classificação está assim. Grupo A – Corinthians, 16 pontos ganhos. Ituano, 14. Bragantino, 12 e Linense 6. Grupo B – São Paulo, 11 pontos. São Caetano e Ponte Preta, 10 (Azulão tem uma vitória a mais). Santo André, 8. Grupo C – Palmeiras, 20. São Bento, 13. Novorizontino 11. Ferroviária, 10. Grupo D – Santos tem 17. Botafogo, 12. Red Bull, 11 e Mirassol, 10. Os dois times que menos pontos fizeram até agora foram Linense (6) e Santo André (8). Por consequência, os dois são os favoritos ao rebaixamento neste ano.
*CLUBE com maior número de vitórias – Palmeiras, 6. Com menos vitórias, Linense e Santo André, 1. Mais gols – Santos e Palmeiras, 14. Menos gols, Mirassol, São Caetano e Ponte Preta, 6. Empates – Ituano, Santo André e Red Bull empataram 5 vezes cada. Times que menos perderam até agora – Palmeiras e Ituano, apenas uma vez. Pior time do campeonato como disse acima, é o Mirassol que só fez 6 pontos em nove rodadas. Entre os chamados grandes, a pior campanha é a do São Paulo (11 pontos). A melhor é a do Palmeiras (tem 20 pontos).