Sérgio Carvalho: São Paulo se reabilita e Santos dá vexame no Paulistão
Depois do massacre levado pelo Santos e da vitória do Corinthians no Allianz Arena, tudo ficou embolado no Paulistão
Depois do massacre levado pelo Santos e da vitória do Corinthians no Allianz Arena, tudo ficou embolado no Paulistão
Nos jogos disputados nesse domingo pelo Campeonato Paulista a maior surpresa foi a derrota do Santos diante do Ituano, em Itu, por 5 gols a 1. Ninguém, em sã consciência, poderia esperar que o Peixe sofresse uma goleada como essas.
Mas quem está acostumado com as oscilações no futebol, que é um esporte cheio de surpresas, sabia que o Santos não era tudo aquilo que pintava nas quatro primeiras rodadas do campeonato e o técnico argentino Sampaoli também não era um treinador tão bom que poderia dar aulas à qualquer técnico brasileiro.
TIMÃO FOI SURPRESA
E já que falamos de surpresas, também era improvável que o Corinthians vencesse o clássico do último sábado. Mas ele venceu e mostrou que no futebol não dá mesmo para fazer previsão. Pode até analisar quem está melhor no momento, mas não pode dizer antes do jogo terminar que um certo time já ganhou.
Não, ninguém ganha antes da bola parar de rolar. De qualquer forma, a derrota santista foi até um alento para o campeonato, já que, Palmeiras e Santos começavam a deslanchar e pareciam ser mesmo os grandes favoritos ao título da competição.
TUDO EMBOLADO
Hoje, depois dos jogos de final de semana, ninguém mais pode ter essa certeza. Na verdade, com a vitória do Corinthians no sábado, a derrota feia do Santos e a vitória apertada mas merecida do São Paulo no domingo, embolou tudo. A diferença entre os quatro grandes é pequena e pode ser alterada já que a primeira fase do campeonato terá doze rodadas e apenas cinco foram realizadas.
Pior vai ficar nesse mês de fevereiro que estamos começando. As agendas dos quatro grandes estão bem carregadas, em especial para o Palmeiras, Santos e São Paulo. Esses times vão se desgastar muito na disputa de várias competições, entre elas Libertadores de América, Copa do Brasil e Paulistão. Não vai ser fácil.
COPAS & COPAS
Depois ainda vem a Copa Sul Americana e a disputa de outras pequenas Copas organizadas pela Conmebol. Numa dessas os clubes com menor peso de camisa podem até crescer no Estadual e surpreender no rush final do campeonato.
Lembramos ainda que a Copa Libertadores ainda está em sua fase preliminar. São Paulo e Atlético Mineiro terão jogos já nesse meio de semana e vão precisar contar com seus principais valores. Numa dessas, vão ter que poupar titulares no final de semana, já que os jogos de volta da Libertadores serão no meio da próxima semana.
Para quem gosta de futebol, um prato cheio. O que não vai faltar serão jogos dos nossos principais clubes. Tomara que eles passem pelo menos pelas fases iniciais e cheguem longe nos torneios que vão disputar. O que seria bom prá eles, para seus torcedores e para o próprio futebol brasileiro. Vamos ver no que dá!!!
C * U * R * T * A * S
* INACREDITÁVEL. O Ituano, que até nesse final de semana fazia campanha bastante irregular, conseguiu golear o Santos, que até então era o único clube cem por cento do campeonato, por 5 gols a 1.
Antes do jogo, até o torcedor do Ituano duvidava do potencial de seu time. Esperava quando muito um honroso empate diante da grande surpresa do campeonato. Mas em 19 minutos de jogo o placar já apontava 3 a 0 para o time da casa. Um show de bola..Os jogadores santistas e o argentino Sampaoli não acreditavam no que viam. Foi um massacre.
* OS GOLS foram marcados na seguinte ordem. Morato, aos 7 minutos, Marcos Serrato aos 9, Jean aos 19 minutos. Jean Mota descontou para o Santos aos 41, mas, aos 46, Marcos Serrato, o melhor do jogo, fez mais 1. Ituano 4 x Santos 1. Ainda assim, havia uma expectativa de que o Santos ainda reagisse no segundo tempo e diminuísse o tamanho do vexame.
Não foi o que aconteceu. O Ituano fez mais um através Leo Santos aos 18 minutos do segundo tempo e fechou o placar. No final do jogo torcida do Ituano passou a gritar olé. Peixão foi humilhado.
* O QUE aconteceu de verdade é difícil dizer. A verdade é que o Santos entrou em campo totalmente desligado como se fosse ganhar mais um jogo do Paulistão sem fazer nenhum esforço.
O Ituano, ao contrário, parecia ligado na tomada de 220 volts. Começou o jogo à todo vapor e já aos 7 minutos fez seu gol. Depois fez mais dois e mostrou que seu objetivo era mesmo derrubar o grande Santos e subir na tabela de pontos ganhos do campeonato. Conseguiu. Com a vitória time de Itu tem agora boa chance de classificação para a próxima fase do Paulista..
* PELO lado do Ituano os jogadores que mais apareceram foram Morato, Marcos Serrato, Jonas e Leo Santos. Os demais colaboraram também com a goleada e jogaram ótimo futebol. Já no Santos, a defesa foi um autêntico desastre.
Ninguém jogou nada. Nem o goleiro Vanderlei que vinha com ótimo aproveitamento nos quatro primeiros jogos do campeonato e, de repente, levou cinco gols numa partida só. No meio campo só Jean Mota jogou alguma coisa. Os demais foram bastante discretos. E Sampaoli mostrou que não é tudo o que se dizia dele.
TRICOLOR NO SUFOCO
* NO JOGO do São Paulo contra o São Bento, de Sorocaba disputado na tarde de domingo, no Pacaembu, o time de André Jardine conseguiu sua reabilitação depois de duas derrotas seguidas diante de Santos e Guarani.
Dessa vez o Tricolor paulistano jogou melhor, foi mais eficiente na defesa e conseguiu fazer o gol que lhe deu a vitória depois de várias tentativas frustradas. O gol foi de Hernandes, de fora da área, aos 14 minutos do segundo tempo. Goleiro Henal, do São Bento, foi um dos destaques do jogo. Ele pegou até pênalti no final do jogo.
* O PENALTI não existiu mas o árbitro confirmou. Gomes, que voltou ao time nessa partida, tomou distância e cobrou forte, no canto direito baixo. Henal atirou-se para a bola e defendeu o chute com muita competência. Ele se emocionou e ao sair de campo até chorou depois de uma bela exibição.
No time do São Paulo destaque para Hernanes, que fez o gol, Igor Vinicius, lateral direito que jogou um partidaço, Rodrigo, zagueiro de área que mostrou muita competência no miolo de zaga, Willian Faria, volante que veio do Vitória e já está bem adaptado.
* AINDA vale ressaltar o empenho do atacante uruguaio Gonzalo Carneiro. Ele que se atrasou na reapresentação e parecia disposto a voltar a seu pais, correu muito durante os dois tempos de jogo.Marcou, criou e agrediu com muita qualidade.
É um jogador que ainda pode crescer muito de produção já que é bastante jovem, tem bom domínio de bola e ótima estatura para centro avante. Além disso, não tem preguiça. Volta muito para ajudar na marcação e tem visão de jogo. Pior jogador do time foi Everton Felipe. Esse pode ser devolvido ao Sport Recife.
AINDA FALTAM TRÊS JOGOS
* TODOS os resultados do Paulistão no último final de semana. Palmeiras 0 x Corinthians 1, Mirassol 2 x Guarani, de Campinas 2, São Paulo 1 x São Bento 0, Ituano 5 x Santos 1 e Bragantino 2 x Ponte Preta 1.
Para que a quinta rodada do campeonato chegue ao seu final devemos lembrar que ainda faltam três jogos a serem disputados. Nesta segunda feira, as 17h30 jogam Oeste e Novorizontino, em Barueri. Em Araraquara, Ferroviária x Red Bull, as 20 horas. E nesta terça, a partir das 20 horas, jogam Botafogo x São Caetano, em Ribeirão Preto.
* NÚMEROS do Paulistão. Clube com maior número de vitórias – Santos, 4. Com maior número de gols – Santos, 12. Melhores defesas – Palmeiras e Oeste – 2 gols contra. Piores times do campeonato – Botafogo com apenas 1 ponto ganho e São Bento com 2.
Entre os chamados grandes clubes, o Santos ainda é o melhor pois tem 12 pontos ganhos em cinco jogos. O Palmeiras tem 10. O São Paulo, 9. O Corinthians, 7. Entre os quatro, o Timão é o único que não lidera seu grupo. O Ituano agora é o segundo do grupo D, cujo líder é o São Paulo.