O São Paulo mostrou que já é um time super preparado para ganhar títulos e jogos importantes ou não, sem importar o nome do adversário.
Autoconfiança dos tempos de Dorival Júnior e que continua com a mesma força sob o comando do jovem, mas competente Thiago Carpini
Campinas, SP, 6 (AFI) – O São Paulo mostrou no último domingo que já é um time super preparado para ganhar títulos e jogos importantes ou não, sem importar o nome do adversário. Ninguém nega, por exemplo, que o Palmeiras ainda é um dos melhores times do Brasil, mas, nos pouco mais de noventa minutos que teve para derrubar o São Paulo, não soube como fazê-lo.
Isso só vem provar que o Tricolor paulistano já atingiu um nível de produção coletiva que lhe permite encarar de frente seus adversários que até outro dia pareciam mais fortes. Seus jogadores encaram seus adversários nestes duelos como sendo do mesmo nível, e não como de nível superior. Além disso, o time mostra uma autoconfiança que foi adquirida nos tempos de Dorival Júnior e que continua com a mesma força sob o comando do jovem, mas competente Thiago Carpini.
SUPEROU RIVAIS
E isso vem num crescendo desde o meio do segundo semestre de 2024, quando o time desclassificou Palmeiras, Corinthians e Flamengo na fase decisiva da Copa do Brasil e foi o merecido campeão deste torneio. E continua no mesmo ritmo neste início de ano, como mostra sua invencibilidade no Paulistão e ficou ainda mais forte depois da partida de domingo contra o Palmeiras. Mas há quem vá dizer:
“É, mas o São Paulo não venceu o Palmeiras no tempo normal do clássico de domingo?” É verdade. Mas o São Paulo encarou o velho rival com tamanha determinação, que não o deixou fazer gols e até criou situações para fazê-los. Na disputa dos pênaltis, então, foi aula de como se deve bater os pênaltis. Em seguida, veio a festa maravilhosa no gramado do Mineirão, com a entrega das medalhas e da taça de campeão feita pelo presidente da CBF.
Com mais esta conquista, o São Paulo credencia-se a outros títulos na atual temporada e fecha a questão em matéria de conquistas. Como dizem, ele é mesmo o verdadeiro Super Campeão do futebol brasileiro porque foi o clube que conseguiu vencer pelo menos uma vez um dos torneios e campeonatos disputados anualmente pelos clubes brasileiros.
OS DESTAQUES DA FINAL
E como em toda decisão tem alguns jogadores que se destacam na equipe campeã, vamos aos nomes do time que levantou a taça.. O maior destaque foi, sem dúvida, o goleiro Rafael. Além de algumas importantes defesas durante os dois tempos do jogo, ele defendeu dois pênaltis cobrados pelos jogadores Murilo e Piquerez, do Palmeiras.
Depois dele, é importante destacar a liderança de Rafinha; a competência de Arboleda (prá mim o melhor zagueiro de área do futebol sul-americano); de Pablo Maia (um volante de alto nível apesar da pouca idade); Wellington Rato (que marca, cria e arremata com eficiência) e Calleri (que cobrou bem o primeiro pênalti da decisão e teve uma participação tática excepcional durante os noventa minutos de jogo).
Uma citação especial para Thiago Carpini, técnico jovem, competente e um líder nato. Ele me parece, terá um brilhante futuro no futebol brasileiro. Aproveito para cumprimentar o comentarista PVC pela análise perfeita que fez em seu site, do São Paulo campeão. Aliás, como é próprio deste excelente profissional da imprensa paulista e brasileira.