Sérgio Carvalho - Portuguesa completa 104. Mas, clube poderia estar muito melhor
Cresceu, transformou-se num dos cinco grandes clubes do futebol paulista e, depois de contar com grandes times, grandes técnicos e jogadores, e até ganhar títulos, começou a perder o espaço que havia conquistado por absoluta incompetência e desonestidade de alguns de seus últimos dirigentes
O clube acabou rebaixado (deixou a Série A do Campeonato Brasileiro), e hoje vive apenas de suas glórias do passado. Tudo porque dirigentes desonestos e mal-intencionados usaram todo o dinheiro que ela arrecadou para encher seus próprios bolsos
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 14 (AFI) – Hoje, 14 de agosto de 2024, a Portuguesa (Associação Portuguesa de Desportos), completa 104 anos. Ela foi fundada em 1920. Cresceu, transformou-se num dos cinco grandes clubes do futebol paulista e, depois de contar com grandes times, grandes técnicos e jogadores, e até ganhar títulos, começou a perder o espaço que havia conquistado por absoluta incompetência e desonestidade de alguns de seus últimos dirigentes. O clube acabou rebaixado (deixou a Série A do Campeonato Brasileiro), e hoje vive apenas de suas glórias do passado. Tudo porque dirigentes desonestos e mal-intencionados usaram todo o dinheiro que ela arrecadou para encher seus próprios bolsos.
As dívidas deixaram de ser pagas, os protestos surgiram em todos os cartórios de São Paulo e ninguém surgiu para impedir a sua total implosão. Hoje a Luzinha só é lembrada quando disputa o campeonato estadual paulista. Fora disso, no futebol e mesmo fora dele, só aparece nas manchetes quando algo negativo acontece. Lamento muito tudo isso. Sou daqueles velhos jornalistas que aprenderam a respeitar e até a gostar deste clube centenário, que nasceu dentro da enorme colônia portuguesa existente em São Paulo. Fui muito ligado a ela. Ainda hoje, muitos de meus velhos amigos ainda são seus fanáticos torcedores.
Apesar de reconhecer que a nossa Luzinha ainda passa por um momento difícil, faço questão de abrir esse texto aqui no FUTEBOL INTERIOR, para fazer-lhe uma justa homenagem. Parabéns, Luzinha! Torço de coração por sua plena recuperação. Como grande clube que ainda é, você tem currículo suficiente para voltar ao lugar que merece! Aproveito para cumprimentar também o atual presidente Antônio Carlos Castanheira e seus companheiros de diretoria, por mais um aniversário do clube que dirigem.
*CORINTHIANS venceu o jogo de ida contra o Red Bull Bragantino por 2 a 1, em Bragança Paulista, pela Copa Sul-Americana. Vitória mais do que justa. Acho até que o time da fiel, depois deste resultado no campo do adversário, já está classificado. Destaque para o goleiro Hugo Souza (que já é um dos melhores do futebol paulista) e de Talles Magno, atacante que provou sua competência neste jogo. Detalhe: o Red Bull não joga bola de verdade há muito tempo. Seu futebol é medíocre. Então por que o técnico Pedro Caixinha, badalado por muitos, continua no cargo????
*CADA VEZ mais me entusiasmo com o trabalho de Luis Zubeldia, técnico do São Paulo. Ele dá chance a todo o elenco, ganha muito mais pontos do que perde e está na briga por três títulos importantes: Brasileiro, Copa do Brasil e Copa Libertadores. Acho que, pelo menos um deles, Zubeldia vai ganhar. Mas, ainda assim, merece um belo puxão de orelhas pelo excesso de cartões que tem recebido. Precisa melhorar por esse aspecto. Já passou da hora. Em tempo: dois jogadores do atual elenco tricolor não me agradam neste momento. Rodrigo Nestor e Patryck. Acho que a diretoria deveria negociar logo seus passes. Eles não tem mais nada a oferecer ao elenco. Mesmo com a pouca idade que ambos têm. Podem contestar, mas é esta a minha opinião.
*O GRÊMIO, de Renato Gaúcho, conseguiu uma virada fantástica diante do Fluminense, do Rio de Janeiro, na noite da última terça-feira, em Curitiba. O Tricolor carioca conseguiu marcar primeiro, mas, no rush final da partida, o lateral esquerdo Reinaldo , ex São Paulo, fez dois gols de bola parada, que deram a vitória ao clube gaúcho. Meio caminho andado para a classificação. Acho até que o Flu será desclassificado da Copa Sul-Americana 2024 e que o tricolor do sul terá uma vaga nas quartas-de-final desta competição. Anotem aí.
*ATÉ agora não entendo os motivos que levam o Guarani a realizar uma campanha tão pífia na Série B do Brasileiro. Alias, nos últimos anos também foi assim, mas o que acontece com a diretoria que não resolve logo esse problema? Se ela não tem competência, peça demissão e dê espaço para outros dirigentes que tenham maior capacidade e gostem mais do clube. FIcar como último colocado da Série B e estar a um passo da Série C, não combina como o passado do glorioso do Bugre campineiro. Não conheço seus atuais dirigentes, mas, que eles são terrivelmente INCOMPETENTES, não tenho nenhuma dúvida. Se pudesse fazer alguma coisa (porque gosto do Guarani como clube), demitiria imediatamente todo o corpo diretivo do Bugre. Nunca vi pessoas mais incompetentes em todos os mais de sessenta anos que tenho como jornalista esportivo paulista.
*MAS se a diretoria do Guarani não sabe nada de futebol, a do Santos, e em especial, o presidente Marcelo Teixeira, sabem tudo. A reviravolta acontecida no clube desde que Teixeira assumiu é fantástica. Basta dizer que a dívida que ele assumiu era de 13 milhões de reais. Hoje está em 7. Salários estão em dia, time é líder da Série B e , ao que tudo indica, o Peixão não só vai voltar a elite do futebol brasileiro, como vai voltar ainda mais forte, com dívidas pagas, cofres cheios e time de primeira linha. Parabéns, presidente Marcelo. É assim que se dirige um grande clube como o Santos. Sucesso aí até o seu final de mandato. E que, para alegria da torcida, o senhor seja reeleito!!!