Mas em futebol, como já disse muitas vezes, surpresas acontecem. Nem sempre o favorito vence. Foi o que aconteceu no domingo, na Vila Belmiro.
Com exibição empolgante, onde seus jogadores cumpriram à risca o esquema tático de Fábio Carille, o Peixão mandou no jogo
Campinas, SP, 1 (AFI) – No texto que fiz antes do clássico entre Santos e Palmeiras fiz questão de apontar o time de Abel Ferreira como favorito, não só porque tinha melhor campanha no Paulistão, mas porque, diante dos números apresentados pelos dois clubes, os do Verdão eram bem melhores. Mas em futebol, como já disse muitas vezes, surpresas acontecem. Nem sempre o favorito vence. Foi o que aconteceu no domingo à noite, na Vila Belmiro.
Com exibição empolgante, onde seus jogadores cumpriram à risca o esquema tático de Fábio Carille, o Peixão mandou nos dois tempos do jogo, fez um gol no segundo tempo e ficou com os três pontos que estavam em jogo neste que era o primeiro confronto entre os dois finalistas do Paulistão 2024.
Com a vitória, surpreendente ou não, a verdade é que o Santos agora tem a vantagem de sagrar-se campeão paulista no jogo do próximo domingo, dia 7 de abril, em São Paulo, contra o Verdão. Pelo retrospecto em suas últimas decisões no Allianz Parque, o Palmeiras tem tudo para reverter a vantagem santista. Mas, neste momento, começo a acreditar que, de repente, o Santos tem sim competência para ser o campeão da temporada no próximo domingo à noite, no moderno e confortável estádio palmeirense.
FINAIS DOS ESTADUAIS
Aproveito o espaço para dar destaque aos outros jogos decisivos dos estaduais disputados por todo o Brasil no final de semana. No Rio de Janeiro, o Flamengo ganhou o jogo de ida contra o Nova Iguaçu por 3 a 0 e, praticamente, colocou a faixa de campeão carioca da temporada.
Na decisão da Copa Rio, o Botafogo venceu o Boa Vista, e ficou com mais esse caneco. Em Minas, no primeiro jogo da decisão, Atlético Mineiro e Cruzeiro empataram em 2 a 2. O próximo jogo será domingo, quando o time de Ronaldo Fenômeno me parece mais perto de levantar a taça, já que o Galo não atravessa boa fase.
No Rio Grande do Sul, o Grêmio só empatou no sábado com o Juventude. Domingo, o jogo será em Porto Alegre, onde o Tricolor gaúcho tem tudo para faturar mais um título estadual. Na Bahia, o Vitória virou em cima do Bahia, de Rogério Ceni, por 3 a 2. Agora, só precisa de um empate para se sagrar campeão da temporada. No Ceará, o primeiro jogo decisivo entre Ceará e Fortaleza terminou empatado em 0 a 0. Sábado, os dois times voltam a campo com a mesma chance de levantar a taça.
Em Pernambuco, o Náutico perdeu para o Sport, em seu estádio, por 2 a 0. Sábado o jogo será no estádio do Sport, que, por ter a vantagem de dois gols, está muito mais perto de ser campeão. Finalmente, no Paraná, o Athletico-PR venceu o Maringá, em Maringá, por 1 a 0. Sábado que vem, em Curitiba, a festa do título deve ser do Furacão, que é muito mais time.