TOQUE DE BOLA

SÉRGIO CARVALHO

Sérgio Carvalho - O que se pode esperar do Corinthians de Mano?

Segundo a atual diretoria corintiana, até o início do Paulistão Mano terá em mãos os atletas que precisa, para montar um novo time. Será ?

O time de 2023 era bisonho e integrado por uma mescla de jogadores já em fim de carreira, por alguns jovens que não estavam preparados

Corinthians - Paulistão
Mano Menezes segue comandando o Timão para 2024 (Foto: @rodrigo_coca)

Por SÉRGIO CARVALHO

Campinas, SP, 13 (AFI) – Dias atrás fiz aqui uma análise sobre o que o torcedor são paulino poderia esperar de seu time em 2024. Falei do Palmeiras, também. Hoje, vou abordar o Corinthians, outro gigante do futebol paulista, que foi um dos times mais ameaçados pelo rebaixamento no Brasileirão 2023. E que, por isso mesmo, precisou  passar por uma profunda reformulação de elenco nas últimas semanas, com a dispensa de vários jogadores e a contratação de outros que vão chegar para dar uma nova cara ao Timão nos compromissos que terá pela frente nesta nova temporada que se inicia neste mês de janeiro de 2024.

O time de 2023 do Corinthians era bisonho e integrado por uma mescla de jogadores já em fim de carreira, por alguns jovens que não estavam preparados para ser titulares e por alguns reforços que, em sua maioria, também não davam nenhum resultado durante os jogos que o alvinegro paulista disputou no segundo semestre do ano passado. 

MANO AJEITOU A CASA
A sorte foi que, diante do vexame dado por Vanderlei Luxemburgo durante sua curta estadia no comando do time, a diretoria alvinegra contratou Mano Menezes, um técnico de extrema competência e que já conhecia o Corinthians por dentro e por fora. Ele soube aproveitar os poucos jogadores confiáveis que tinha em mãos, para montar uma equipe minimamente confiável cujo maior objetivo era não cair mais uma vez para a Série B do Brasileiro.

Isso já havia acontecido anteriormente, sob o comando do mesmo grupo que acabou de deixar o comando do clube neste mês de janeiro. Foram dias preocupantes para a Fiel, que temia um novo rebaixamento que, só não aconteceu, porque Mano soube segurar o rojão e como enorme competência, soube salvar o Corinthians deste possível vexame.

LIMPEZA NO TIMÃO
Assim que o Brasileirão terminou, no entanto, as primeiras listas de dispensados foram divulgadas e a limpeza do elenco começou. Jogadores como Fábio Santos, Gil e Renato Augusto, entre outros, foram liberados de imediato e novos atletas começaram a ser contratados para ocupar seus lugares. Jogadores de qualidade, de baixa média idade e com as características técnicas exigidas por Mano, passaram a chegar para uma completa reforma do elenco que até o final deste mês de janeiro já estará concretizada.

Segundo a atual diretoria corintiana, até o início do Paulistão Mano terá em mãos os atletas que precisa, para montar um novo time e, quem sabe, até tentar brigar pelo título do campeonato paulista (primeira competição oficial que o Timão irá disputar esse ano). A missão não é nada fácil, já que, montar um time confiável em tão pouco tempo, é missão muito difícil para qualquer técnico, mesmo que ele tenha a experiência e a bagagem de um Mano Menezes.

NOVO CARTOLA, NOVO PROJETO
Mas como a nova administração corintiana (Augusto Melo foi eleito recentemente para ocupar a presidência) tem um projeto que aos poucos será implantado no futebol do clube, acredita-se que, ainda no primeiro semestre deste ano, o Corinthians já terá uma equipe bem mais confiável que, se não ganhar o Paulistão, pelo menos já poderá encarar com maior chance de sucesso as disputas não só do Brasileirão 2024, como também a Copa Sul-Americana e da própria Copa do Brasil, que serão disputadas do meio para o final da atual temporada.

Único problema da nova diretoria será conseguir dinheiro para não só pagar as inúmeras dívidas que o clube possui (quase um bilhão de reais), mas também, para manter em atividade um time que pelo menos consiga dar boas alegrias a fiel torcida, o que não foi possível na temporada recém terminada.

Particularmente, eu acredito no trabalho da nova diretoria e fico feliz por ver sair da administração do clube, pessoas tão incompetentes como Andrés Sanchez e seu grupo. Tomara Augusto Melo não decepcione a Fiel e consiga fazer uma administração digna do clube mais popular de São Paulo. A Fiel merece.