Seleção Brasileira: Brasil comemora 20 anos da conquista do penta

No dia 30 de junho de 2002, o Brasil vencia na final, a Alemanha por 2 a 0.

A seleção brasileira contou com 13 jogadores atuando em clubes brasileiros e 10 no exterior

caf

Campinas, SP, 30 (AFI) – Hoje, 30 de junho de 2022, comemora-se, 20 anos, da conquista do penta do Brasil, ao vencer na final, a Alemanha por 2 a 0, com dois gols de Ronaldo Fenômeno. A 17ª edição da Copa do Mundo FIFA, pela primeira vez realizada no Japão e Coréia do Sul, contou a participação de 32 seleções. A seleção brasileira contou com 13 jogadores atuando em clubes brasileiros e dez no exterior.

CAMPANHA E JOGOS
Para conquistar a façanha, a seleção canarinha comanda por Luiz Felipe Scolari, o Felipão, disputou sete jogos com sete vitórias. O ataque brasileiro marcou 18 vezes, enquanto a defesa sofreu quatro gols. Na primeira fase, o Brasil, venceu a Turquia 2 a 1, 4 a 0, pra cima da China, e outra goleada imposta em cima da Costa Rica, 5 a 2. Nas oitavas de final, bateu por 2 a 0, a Bélgica. Nas quartas, venceu a Inglaterra, 2 a 1. Já na semifinal, cruzou de novo contra a Turquia e venceu pela contagem mínima.

FICHA TÉCNICA
Brasil 2×0 Alemanha

Data: 30\06\2002
Estádio: Yokohama (Japão)
Público: 69.029 pagantes
Árbitro: Pierluigi Colina(Itália)
Assistentes: Leif Lindberg (Suécia) e Philip Richard Anthony Sharp (Inglaterra).
Gols: Ronaldo Fenômeno, aos 22, aos 34´\2T(Brasil)
Cartões Amarelos: Roque Júnior(Brasil); Klose(Alemanha)

Brasil

Marcos;
Lúcio, Edmílson e Roque Júnior; Cafu; Gilberto Silva, Kléberson, Rivaldo e Roberto Carlos; Ronaldo Fenômeno (Denílson) e Ronaldinho Gaucho (Juninho Paulista)
Técnico: Luiz Felipe Scolari.

Alemanha

Oliver Kahn;
Thomas Linke, Carsten Ramelow, Christoph Metzelder,Torsten Frings, Marco Bode (Christian Ziege); Dieter Hamann, Jens Jeremies (Gerald Asamoah), Bernd Schneider; Miroslav Klose (Oliver Biernhoff) e Oliver Neuville.
Técnico: Rudi Völler.

 

Confira também: