Seis times já conquistaram o acesso no ano do centenário: será a vez do Juventus?

Após ser derrotado por 1 a 0 no jogo de ida da semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista, o Moleque Travesso agora precisa vencer o Velo por dois ou mais gols

Para alcançar o objetivo, entretanto, a equipe da Mooca terá um duro desafio diante do Velo Clube, fora de casa

Juventus pode subir no ano de seu centenario
Foto: Divulgação / Juventus

São Paulo, SP, 05 (AFI) – No ano de seu centenário, o Juventus pode ser o sétimo clube a conquistar o feito de ser promovido de divisão no futebol paulista em seu aniversário de 100 anos. Para alcançar o objetivo, entretanto, a equipe da Mooca terá um duro desafio diante do Velo Clube, fora de casa.

Após ser derrotado por 1 a 0 no jogo de ida da semifinal da Série A2 do Campeonato Paulista, o Moleque Travesso agora precisa vencer o Velo por dois ou mais gols neste sábado (06), às 15h10, no Benitão. O duelo define o primeiro time classificado à Série A1.

CENTENÁRIOS NA ELITE

Caso concretize a virada sobre o Galo Vermelho, o Juventus se juntará a um seleto grupo de equipes que conquistaram o acesso no ano de seus centenários. Pensando nisso, o Portal Futebol Interior te mostra quem foram esses clubes e como eles conquistaram o feito.

Rio Claro (2009) – O primeiro a subir de divisão no aniversário de 100 anos foi o Rio Claro. Em 2009, a equipe terminou a Série A2 do Paulista na segunda colocação do Grupo 1 na 2ª Fase e garantiu o acesso à elite.

Noroeste (2010) – No ano seguinte, também no Paulista A2, o Noroeste garantiu a vaga na elite do estadual ao terminar a primeira fase na quarta colocação, e na ponta do Grupo 2, na fase final, sendo derrotado pelo Linense na decisão.

Velo Clube (2010) – No mesmo ano do Noroeste, o adversário do Juventus na atual edição da Série A2 conquistou a promoção em seu centenário, quando foi vice-campeão da Série A4 e subiu para a terceira divisão.

Guarani e Comercial (2011) – A dupla Bugre e Bafo conquistou, no mesmo ano e na mesma competição, o acesso à elite do Paulistão em seus centenários. Ambas as equipes subiram pelo Grupo B da segunda fase, com o Guarani na liderança, que posteriormente foi derrotado na final pelo XV de Piracicaba, e o Comercial em segundo.

São Bento (2013) – O último paulista a ser promovido em seu centenário foi o São Bento. Em 2023, o Bentão dominou a Série A3 do começo ao fim, e conquistou o acesso junto ao título. A equipe de Sorocaba foi a única a ser campeã estadual de uma divisão menor no ano de seu centenário.

Confira também: