Seis jogos abrem 17ª rodada do Brasileirão. Três paulistas jogam sábado
Coluna FI: Sérgio Carvalho analisa a rodada do Brasileirão, que tem três paulistas em campo no sábado.
Corinthians encara o Vasco com os portões fechados. O Timão vai sentir falta da Fiel diante de um Vasco que contratou bastante na semana
Por SÉRGIO CARVALHO
Campinas, SP, 28 (AFI) – A décima sétima rodada do Campeonato Brasileiro de Futebol, série A, começa neste sábado, dia 29 de julho, com seis jogos com presença de três clubes paulistas, Santos, Corinthians e Red Bull Bragantino. Dos três, só o Timão joga em casa, contra o último colocado na tabela de classificação do campeonato, o Vasco da Gama. Detalhe deste jogo. Ele será disputado na Néo Química Arena, em São Paulo, com portões fechados (punição imposta ao clube pelo STJD, porque a fiel usou termos homofóbicos durante uma partida realizada semanas atrás em Itaquera.
Essa ausência de torcida, pode favorecer o Vasco, que não terá nenhum tipo de pressão externa durante os noventa minutos de jogo. Para os dois times, no entanto, vencer esta partida é fundamental. Por que o Timão está em décimo quinto lugar na classificação geral do Brasileirão com 16 pontos ganhos apenas, e por isso, ainda está ameaçado pelo rebaixamento. Já o Vasco, está numa situação caótica e, se não ganhar pontos a partir de agora (ele tem apenas 9 pontos ganhos), certamente será um dos clubes rebaixados no final do campeonato. Este jogo em Itaquera vai começar às 18h30, segundo determina a tabela de jogos.
MAIS CINCO
Além deste jogo, ainda serão disputados neste sábado, mais cinco partidas.. Às 16 horas, Fluminense x Santos, no Maracanã. Internacional x Cuiabá, no Beira Rio, em Porto Alegre. E Athlético Paranaense x Cruzeiro, em Curitiba. Flu e Athlético são favoritos. Já a partida entre Inter e Cuiabá não tem um favorito destacado. às 18h30, no mesmo horário de Corinthians e Vasco, jogam Fortaleza x Red Bull Bragantino. Em tese, a equipe da casa está mais perto da vitória.
Finalmente, às 21 horas, o Atlético Mineiro recebe em Belo Horizonte, o Flamengo, que voltou aos seus melhores dias. Se jogar com sua equipe principal, o rubro negro carioca é franco favorito. No domingo, às 11 horas da manhã, com casa cheia, o São Paulo enfrenta o Bahia, no Morumbi. Nos últimos jogos contra o tricolor baiano, o Tricolor paulista não conseguiu bons resultados.
Neste domingo, vai precisar jogar muito mais do que o fez nas últimas semanas, ou poderá perder pontos importantes para o limitado Bahia, que é um dos quatro últimos colocados da série A. Às 16 horas, o Botafogo defende a liderança contra o Coritiba, no Rio de Janeiro. Tem boa chance de conseguir os três pontos. Em Belo Horizonte, o América encara o Palmeiras. O Verdão é favorito. Às 18h30, será a vez do Goiás tentar surpreender o Grêmio. Se jogar completo, o time de Renato Gaúcho deve vencer.
CLASSIFCAÇÃO
Antes destes jogos a classificação do campeonato é a seguinte. O Botafogo é líder com 40 pontos ganhos. O Grêmio é vice, com 29. Flamengo e Palmeiras tem 28. Athlético PR, 26. São Paulo e Fluminense, 25. Red Bull Bragantino, Fortaleza e Internacional, 23. Cruzeiro e Cuiabá, 22. Atlético Mineiro, 21. Santos, 17. Corinthians, 16. Goiás, 15. Bahila e Coritiba, 11. América MG, 10. Vasco da Gama, 9. Clube que mais venceu – Botafogo, 13 vezes. Clubes que mais empataram – Red Bull e Palmeiras, 7 vezes. Clube que mais perdeu – Vasco da Gama, 10 vezes.
Melhores ataques – Botafogo, Flamengo e Palmeiras, 28 gols cada. Defesa menos vazada, Botafogo, 9 gols contra em 16 jogos disputados.
Principais artilheiros – Tiquinho Soares, do Bo5tafogo, 11 gols. Vitór Roque, do Athlético PR, 8. Deyverson, do Cuiabá, Sasha, do Ted Bull, Hulk, do Atlético MG, Calleri, do Sâo Paulo, Marcos Leonardo, do Santos e Roger Guedes, do Corinthians, 6gols cada um. Goleiro menos vazado – Lucas Perri, do Botafogo, 9 gols contra.
Esta será a décima sétima rodada do campeonato. Assim que ela terminar, vão faltar 21 rodadas para a competição terminar. Daqui mais duas rodadas, na décima nona, o Brasileirão chegará ao final do primeiro turno.