Segundona: "Para o bem do futebol, o União São João precisa voltar à elite", diz técnico
Treinador João Batista destacou a importância da semifinal da Bezinha na ascensão do clube
União pode retornar à Série A3 após 11 anos neste sábado (16), quando defende vantagem de dois gols contra o Grêmio São-Carlense
São João de Araras, SP, 15 – O União São João de Araras derrotou o Grêmio São-Carlense no último sábado (9), por 3 a 1, e abriu vantagem em duelo direto na semifinal do Paulista Sub-23 Segunda Divisão. Em caso de acesso, o clube que já esteve inclusive na elite nacional, estará de volta à Série A3 estadual depois de 11 anos e o técnico João Batista destaca essa tradição da equipe que vê como ‘fundamental’ para o futebol brasileiro.
“O União São João de Araras é grande. Fico feliz de ter essa oportunidade. É um clube super tradicional, vencedor, uma equipe que sempre revelou grandes talentos e é uma cidade que respira futebol, temos uma estrutura invejável. Para o bem do futebol, o União precisa sim retornar às suas atividades, retornar para as divisões maiores do futebol paulista e nacional, pois sempre participou delas. Fico feliz, mas é um longo e árduo caminho, estamos só no início. Todos estão envolvidos, é muito bonito de se se ver”, enfatizou João Batista.
Com experiência na divisão, João Batista explicou um pouco sobre as dificuldades ao longo do campeonato. “Já é a quinta vez que estou trabalhando na Bezinha e sempre falo que o mais importante é o tempo e estrutura. Se você tem tempo e estrutura as coisas caminham. Infelizmente foi pouco no início, não tivemos um processo de pré-temporada, da estrutura já pronta. Chegamos aqui e começamos praticamente do zero. Então levou um tempo para que a gente pudesse se estruturar, pois além disso, precisávamos do resultado”, disse.
ESTILO DO TIME
João Batista ainda comentou sobre o estilo de jogo do time ao longo do torneio. “Sempre falo: em qualquer parte do mundo, em qualquer divisão, o futebol é igual, porque são as mesmas regras. Sempre bato que dá para jogar futebol, que não precisa ser aquele time de imposição física, aquele time de confronto. Pode sim ser um time que propõe, que tem transição, saída de jogo, variações ofensivas e defensivas e a gente tem feito isso dentro das nossas limitações. Nossa equipe propõe, joga, sempre empenhou um futebol que foge um pouquinho até dos padrões da divisão”, avaliou.
CLIMA BOM
Com vantagem obtida no jogo de ida, João Batista valorizou a relação com a cidade para a atual campanha dentro do certame. “A cidade, os gestores, a parte pública, os torcedores, jogadores… Todos estão envolvidos. É muito bonito de se se ver. Isso realmente nos deixa feliz. A projeção é tentar voltar, subir agora pra A3. O torcedor está vindo, o torcedor está acreditando, as coisas estão sendo feitas com seriedade, esperamos que a gente consiga o objetivo”, finalizou o técnico.
O JOGO
Grêmio São-Carlense e União São João disputam o acesso à Série A3 no sábado (16), às 15h, no estádio Professor Luiz Augusto de Oliveira, em São Carlos. No primeiro confronto, o clube de Araras venceu por 3 a 1 e tem a vantagem de poder perder por um gol de diferença. Em caso de igualdade na soma dos placares, a definição do finalista acontece nos pênaltis.