Segundona: Confira quem são os "novos desafiantes" em 2023

A quarta divisão do Campeonato Paulista de 2023 terá cinco times diferentes da disputa da temporada passada, além do clube rebaixado

A Segundona terá seis times que não estavam em 2022: União Barbarense, Tupã, Barcelona, Mori Mirim, Tanabi e Nacional

Segundona
Segundona começa no próximo mês com seis novos times (Foto: Divulgação)

Campinas, SP, 25 (AFI) – A Segundona em 2023 começará no dia 21 de abril de uma maneira bem diferente, já que a quarta divisão do futebol paulista terá seis times diferentes dos que disputaram a edição do ano anterior.

Além do Nacional, time rebaixado do Campeonato Paulista A3 em 2022, outros cinco times terão a oportunidade de disputar a Segundona nesta temporada, que está de regulamento atualizado para a criação de uma nova divisão no ano que vem.

Segundona
Segundona começa no próximo mês com seis novos times (Foto: Divulgação)

Na disputa da quarta divisão do futebol de São Paulo do ano passado, Grêmio Prudente e Itapirense garantiram o acesso para a terceira divisão e foram promovidos. Enquanto isso, Assisense, Itararé, Osvaldo Cruz e Andradina também estavam no último torneio mas não jogarão em 2023.

Enquanto estes seis times deram adeus para a Segundona, chegaram para a disputa: Tanabi, Tupã, Mogi Mirim, União Barbarense, Barcelona e Nacional – este último rebaixado da terceira divisão, enquanto o Olímpia, lanterna da competição não disputará a quarta divisão da FPF neste ano.

NOVOS PARTICIPANTES DA SEGUNDONA EM 2023

O Tanabi, campeão da terceira divisão em 1956, disputará a Bezinha pela primeira vez desde 2020, assim como o Tupã, que volta à competição neste ano. O Mogi Mirim tem uma história um pouco mais recente, já que disputou também em 2021, quando terminou com a 27ª pior campanha dos 30 times inscritos.

O União Barbarense é um time de maior repertório, criado em 1914 e sediado em Santa Bárbara d’Oeste, o time coleciona uma conquista do Paulista A3, em 1967, uma do Paulista A2, em 1998, e também um título de Campeonato Brasileiro Série C, em 2004. Outro desafiante desta temporada é o Barcelona, fundado em 2004 e que já disputou a competição outras vezes.

Por fim, o Nacional também volta à disputa do bicampeonato da Segundona de 2023. O clube com mais de um século de existência – fundado em 1919 – coleciona três títulos paulistas da Série A3, em 1994, 2000 e 2017, além do título da quarta divisão de 2014.

NOVO REGULAMENTO

A quarta divisão paulista nesta temporada tradicionalmente elevará os dois melhores colocados entre as 36 equipes para a terceira divisão de 2024. Diferente dos anos anteriores, todos os demais 14 times classificados para a terceira fase da competição terão a chance de se manter na competição, enquanto os 20 restantes disputarão a nova quinta divisão que será criada na próxima temporada.

Confira também: