ESPECIAL SEGUNDONA: O incrível Grêmio Prudente de Campangnollo
O time comandado pelo professor Campangnollo fez história ao vencer a competição de forma invicta
Ribeirão Preto, SP, 25 (AFI) – Antes de ter seu início a Segundona parecia que rumava ao mesmo caminho de todos os anos. Times fortes e recheados de jovens que brigam pelo título e pelo acesso até o último jogo.
Porém, esse ano tivemos uma feliz surpresa. Um time que não perdia, que sempre que podia enchia o adversário de gols, e trouxe o sentimento de “jeito brasileiro” de jogar. E não teve outra, o Grêmio Prudente do técnico Marcos Campangnollo começou e terminou a competição jogando bem e se sagrou campeão da Segundona.
PRIMEIRA FASE
O Grêmio Prudente estreou na Segundona mostrando que seria um ano especial para o torcedor. O clube recebeu o Vocem e sem tomar conhecimento do adversário fez 3 a 0 e já mostrou que o time estava totalmente entrosado e com um objetivo a bater.
Mas, como todo bom filme, o personagem principal tem altos e baixos. No caso da Laranja Mecânica, o baixo veio logo na segunda rodada, quando todos esperavam mais uma vitória e o time só conseguiu um empate contra o Itararé, fora de casa.
A partir daí, o time se fechou e garantiu o primeiro lugar do grupo 2, com incríveis 24 pontos conquistados com sete vitórias e três empates, o que garantiu um aproveitamento absurdo de 80% para o clube de Presidente Prudente. A ótima campanha também garantiu a primeira colocação geral na primeira fase.
SEGUNDA FASE
Após as boas atuações e o incrível aproveitamento na primeira fase, o Grêmio Prudente estava totalmente confiante para iniciar a segunda fase da Segundona. Nesta fase, mais quatro grupos foram divididos com os 16 clubes que se classificaram na fase anterior.
O tiro agora seria mais curto, apenas seis jogos e os dois primeiros colocados iriam avançar para a fase de mata-mata. E o time comandado por Campangnollo mostrou que o elenco estava preparado para tudo, que não foi apenas uma “sorte” na primeira fase.
Na segunda fase, a Laranja Mecânica venceu quatro e empatou dois dos seus jogos. Com destaque para o sonoro 4 a 1 aplicado no Rio Branco na segunda rodada. O jogo mostrou a força do Prudente, com três gols no segundo tempo o clube abriu 4 a 0 e só tomou um gol após um pênalti ser marcado para o adversário no apagar das luzes.
QUARTAS DE FINAL
Na primeira fase do mata-mata, o time comandado por Campangnollo enfrentaria o Itararé, o mesmo time que havia arrancado um empate do Prudente na fase de grupos. Mas no mata-mata a história foi diferente.
O Grêmio Prudente conseguiu um 3 a 0 no primeiro jogo que foi fora de casa, e dentro de casa apenas jogou com o regulamento debaixo de braço e venceu por 2 a 1. Fazendo assim um sonoro 5 a 1 no placar agregado.
SEMIFINAL
Agora na semifinal faltava apenas um passo para chegar na tão sonhada final da Segundona, mas a tarefa não seria fácil. O Grêmio Prudente iria enfrentar o Flamengo, time que teve a melhor campanha da segunda fase, com cinco vitórias e um empate nos seis jogos, um aproveitamento de 89%!
Porém mostrando uma obediência tática incrível, o time de Prudente conseguiu segurar um empate fora de casa e levar a decisão para o Prudentão, onde poderia jogar frente a sua apaixonada torcida.
🎶🎵 #trprudentao pic.twitter.com/FhmlvJpcKt
— João Paulo Tilio (@jptilio) September 3, 2022
E não teve outra, em casa, no Prudentão, o time de Campangnollo venceu e conseguiu se classificar para a final e garantiu o tão sonhado acesso à Série A3 do Campeonato Paulista. O Grêmio Prudente iniciou o jogo muito ofensivo, e logo aos sete minutos, Rafinha mandou de cabeça para dentro do gol, fazendo a torcida comemorar bastante.
Porém, logo aos nove minutos, Matheus João também de cabeça empatou o jogo para o Flamengo. Mas ninguém iria derramar água fria no time de Prudente. Os jogadores voltaram ainda melhores após sofrer o gol.
A festa no 2° gol do Grêmio Prudente. #trprudentao pic.twitter.com/vLKEQXD3PG
— João Paulo Tilio (@jptilio) September 3, 2022
Até que aos 37 minutos, Di Maria, xará do craque argentino, fez o gol que daria a vitória e o acesso ao Grêmio Prudente. A partir daí o time de Campagnollo continuou jogando bem e sendo muito obediente taticamente para anular o adversário e garantir a vitória.
FINAL
A final seria o que os grandes estudiosos falariam que seria o mais provável. Um embate entre Grêmio Prudente, melhor campanha da primeira fase, contra o Itapirense, segunda melhor campanha da primeira fase.
Mas realmente o time de Campangnollo sabia tudo que era pra fazer e estava em outro patamar. Os jogadores não sentiram nem um pouco o peso de jogar uma final, e fora de casa venceram de 2 a 0, levando uma incrível vantagem para o segundo jogo no Prudentão.
No Prudentão, foi um jogo muito mais equilibrado, com o Grêmio Prudente mostrando novamente o motivo de ser o grande time a ser batido. E o torcedor acabou recebendo o presente somente aos 34 minutos do segundo tempo, quando após uma bela cobrança de escanteio de Rafinha, a defesa do Itapirense bateu cabeça e Biazus marcou o gol que tirou o grito de “CAMPEÃO” da garganta da torcida.
Momento do gol com a comemoração da torcida. #trprudentao pic.twitter.com/yH0DnwI0UC
— João Paulo Tilio (@jptilio) September 17, 2022
E assim, o incrível Grêmio Prudente de Marcos Campangnollo dominou e venceu a Segundona do Campeonato Paulista, trazendo muita alegria ao torcedor e levando o time de Presidente Prudente novamente à Série A3 do Campeonato Paulista.